Fazer o orçamento nunca foi tão importante

Dicas e ferramentas para você organizar suas finanças e se preparar diante das incertezas

Mulher organizando seu orçamento com a ajuda de um notebook e uma prancheta
5 de novembro de 2021 10 min. leitura

Ter um controle financeiro é ainda mais importante nos momentos de incertezas como o que vivemos na pandemia do Covid-19. Ele permite enxergar melhor a situação, planejar medidas específicas para enfrentar as dificuldades atuais e se planejar para o futuro. Por isso, se você ainda não tem um orçamento familiar organizado em papel, planilha ou aplicativo, é hora de começar. Veja as orientações sobre como fazer e prepare-se para lidar com os desafios deste período com mais tranquilidade.

Anote tudo o que sai

O primeiro passo é listar todos os gastos minuciosamente. Se preferir fazer isso em papel, crie sua própria tabela. Ela deve ter linhas para anotar cada tipo de despesa (aluguel, condomínio, conta de água, internet, açougue, feira, supermercado, prestação, etc.) e 12 colunas, uma para cada mês, onde você irá marcar os valores efetivamente gastos. Também deve ter uma linha, no final, para pôr o total. Tipo assim:

O importante é anotar tudo, sem esquecer aqueles gastos que não costumam ser considerados quando fazemos as contas de cabeça. O remédio que custa pouco ou o cafezinho na padaria quando vamos comprar pão, por exemplo. Em tempos mais difíceis, é interessante atualizar a tabela o maior número de vezes possível (diariamente, uma vez por semana ou a cada quinze dias). 

Para facilitar esse controle, um truque é montar uma pequena lista semanal ou diária, com três colunas: data, gasto e valor. Converse com a família sobre a importância do controle financeiro no cenário atual, entregue uma lista a cada um e peça para anotar tudo o que é pago no dia a dia. Guarde essas listas e, em um determinado dia, some os valores de cada tipo de despesa e passe para a tabela mensal.

Anote o que entra

O orçamento não é só uma lista de despesas. Ele precisa incluir também os ganhos da família. Para isso, monte uma tabela como esta aí de cima, só que com o salário de cada um, aluguel (se tiver um imóvel alugado), aposentadoria, renda com a venda de produtos ou bicos, etc.

Apure o resultado

Feito isso, apure os totais das duas tabelas (gastos e receitas). Veja qual é o saldo do orçamento e fale com a família sobre o resultado. Se o valor estiver empatado, será que é possível enxugar algo? Veja algumas dicas na matéria 7 despesas que você pode enxugar hoje e não vai nem perceber. Se estiver negativo, leia: 12 perguntas e respostas sobre quitação e dívidas. Se a família tem uma sobra, veja o que fazer com o dinheiro neste momento de incertezas.

Ver de onde vem o dinheiro e para onde ele vai também ajuda a identificar os chamados gastos invisíveis, ou seja, aqueles serviços que você pode pagar sem dar muita atenção a eles, como planos de celular antigos que você não negocia faz tempo ou pacotes de TV a cabo com canais que não usa, entre outros.

Orçamento: homem utilizando uma calculadora 

Nós te ajudamos na organização

Temos aqui no Meu Bolso em Dia uma série de ferramentas, matérias e vídeos que podem ajudar você a controlar suas finanças de um jeito rápido e sem complicações. 

Índice de Saúde Financeira do Brasileiro – ISFB/FEBRABAN

A primeira dica é descobrir seu índice de saúde financeira! Basta entrar na página do I-SFB-FEBRABAN: indice.febraban.org.br e responder à pesquisa. Com ele, você terá um diagnóstico de sua situação atual, poderá comparar sua nota com a média brasileira e identificar quais áreas você pode trabalhar para melhorar seu bem-estar financeiro. 

Tabelas mês a mês

Nossas planilhas de controle orçamentário, como as tabelas mês a mês, já vêm prontinhas, em formato Excel para você inserir gastos e entradas de dinheiro. No final, o campo “Sua fotografia financeira” facilita enxergar, rapidamente, como está o seu orçamento mês a mês.

Tabelas dia a dia

Em formato de bloco para levar no bolso ou página inteira, nossas tabelas dia a dia trazem colunas para anotar a data, tipo de despesa e valor gasto.

Lista de supermercado

Fazer a lista de compras é a melhor maneira de evitar sair do supermercado com mais coisas do que queria. Além disso, com a pandemia, as idas ao mercado ainda devem ser bem planejadas, de maneira que você saia de casa o menor número de vezes e demore o mínimo possível nos ambientes que concentram um número maior de pessoas. No Meu Bolso em Dia, você encontra uma lista de supermercado prontinha pra preencher. 

Lista de feira e sacolão

A compra de alimentos frescos deve ser pensada com antecedência para evitar que eles estraguem e você perca dinheiro com itens que não serão consumidos. Para ajudar você, elaboramos uma lista de feira e sacolão.

Lista de material escolar

Anote tudo para não ter retrabalho, lembrando de avaliar a necessidade de cada material de acordo com a idade do seu filho e, também, de conferir a lista da escola. Para facilitar, baixe a lista de material escolar do Meu bolso em Dia.

Lista de revisão do carro

Programe a manutenção regular do veículo com nossa lista de revisão do carro, para reduzir sua desvalorização, evitar multas e gastos maiores com reparos no futuro.

Calculadora de álcool e gasolina

Qual combustível tem o melhor custo-benefício hoje? Nossa calculadora de álcool e gasolina faz as contas para você. Basta inserir alguns dados para conferir o resultado.

Plataforma Meu Bolso em Dia

Aprenda gratuitamente como se organizar, sair das dívidas e juntar dinheiro para viver com mais tranquilidade com a Plataforma Meu Bolso em Dia.

Cursos gratuitos em vídeo

Que tal aproveitar as horas livres para aprofundar seus conhecimentos sobre gestão das finanças? No nosso canal no Youtube  você encontra conteúdos online gratuitos, dirigidos a pessoas que querem sair do empate financeiro, turbinar suas economias e se livrar das dívidas. Assista aos vídeos e Inspire-se nas experiências de pessoas reais, conferindo as dicas que podem te apoiar em diferentes situações de vida. Vale também dar uma conferida nos nossos e-books, que trazem várias dicas para organizar as finanças.

Dicas de economia doméstica 

Também temos muitas matérias com dicas para fazer economia. Elas trazem orientações práticas para o dia a dia. Faça uma busca para descobrir as que podem ser de seu interesse. Algumas delas:

- Como economizar na compra de medicamentos

- 15 truques para economizar com produtos de limpeza

- 15 dicas práticas para reduzir os gastos no supermercado

- Antes de mudar, a proposta é negociar o aluguel

- Reaproveitando alimentos

Para o micro ou pequeno empreendedor

Separar as contas

Se você é um pequeno empreendedor, é hora de reforçar a gestão financeira. Em primeiro lugar, o básico, que é registrar entradas e saídas, sem misturar com as contas de casa. Separar os gastos pessoais das despesas dos negócios facilita a gestão financeira de ambos, ajudando a entender melhor o comportamento de sua empresa nessa época de retração do consumo. Neste vídeo, você entende melhor porque é importante fazer isso.

Fazer o fluxo de caixa

Isso porque você precisará fazer as previsões de recebimentos e pagamentos nos próximos meses, identificando os momentos de sufoco e de respiro. Essas informações poderão ajudar você na negociação com fornecedores – converse com eles sobre descontos e flexibilização de prazos de pagamento. 

Ter um controle digital

É importante fazer todos os controles, não só no registro de suas movimentações, como também na construção do seu fluxo de caixa. Na hora da organização, leia a matéria Checklist para você aplicar o controle financeiro do seu negócio.

Estude para crescer

Como qualquer outro trabalhador, o empreendedor também precisa aprender e se atualizar constantemente para continuar evoluindo. Quanto mais ferramentas souber dominar, mais estratégias conseguir desenvolver, mais histórias inspiradoras conhecer, mais chances terá de se manter no mercado. Para isso, recomendamos a leitura das matérias exclusivas disponíveis no Canal do Empreendedor.

No aperto, compare as ofertas de crédito

Vale perder um tempinho pesquisando taxas de juros e prazos de pagamentos para a contratação de empréstimos e financiamentos. Antes de contratar, é importante colocar tudo na ponta do lápis para saber quanto irá pagar no final. Veja 9 dicas para trabalhadores informais e microempreendedores que perderam renda com a quarentena. Outras dicas de leitura:

- Como ter crédito mais barato para seu pequeno negócio

- O que fazer quando o dinheiro acaba antes do previsto

- Precisando de dinheiro para seu pequeno negócio?

= = =

Matéria publicada em 10 de abril de 2020 e atualizada em 05 de novembro de 2021

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?

CONTEÚDO RELACIONADO

Organizar as finanças
8 min. leitura