Reaproveitamento de alimentos
Você fez comida pra sua família e sobrou. Qual sua atitude: preparar outra receita ou jogar no lixo?
De acordo com dados do Centro de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil desperdiça mais de 11 milhões de toneladas de alimentos todos os anos.
Mas com algumas mudanças de hábitos você pode ajudar a mudar esse cenário, evitar o desperdício e ainda dar uma mãozinha na economia doméstica.
O que posso reaproveitar?
As cascas, talos, sementes e folhas dos vegetais e frutas que costumamos desprezar podem ser reaproveitados e ainda são saudáveis. “A quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas concentradas podem aparecer até em porcentagem maior do que na parte que costumamos usar”, explica a nutricionista Ivy Aiach*.
Até as cascas podem ser utilizadas. A de banana, por exemplo, pode se transformar em um bolo, um petisco e até um patê. E com a casca e polpa de maracujá você pode preparar um creme para acompanhar carnes.
Já as cascas de tubérculos, como as batatas, podem ser assadas e consumidas como “batatinhas fritas”. Para ajudá-lo a começar a reaproveitar os alimentos Ivy preparou uma receita bem fácil de fazer:
Lasanha de pão com carne moída e talos
Ingredientes:
1 dente de alho
1 colher (sopa) cebola
1 colher (sopa) margarina
100 g carne moída
Sal à gosto
Orégano a gosto
6 tomates maduros
5 Berinjelas pequenas
2 xícaras (chá) talos de legumes variados picados (partes descartadas)
6 pães amanhecidos
2 colheres (sopa) queijo ralado
Modo de preparo:
Pique o alho e a cebola e frite-os na margarina derretida.
Acrescente a carne moída e refogue.
Bata os tomates no liquidificador, peneire e acrescente à carne moída. Deixe engrossar. Tempere com sal, orégano e acrescente os talos picados. Reserve.
Corte as berinjelas em cubos. Reserve. Descasque o pão, corte em fatias, umedeça levemente e abra com o rolo. Reserve.
Coloque, em um refratário, alternadamente, uma camada de pão, uma de molho, uma de berinjela e finalize com uma de pão e uma de molho. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno até que a berinjela fique assada completamente. Sirva quente!
E não se esqueça!
Além do reaproveitamento, uma dica importante é você cozinhar e se servir apenas com a quantidade necessária para seu consumo evitando que os restos do prato acabem indo para o lixo. E busque sempre comer no jantar ou no outro dia o que sobrou nas panelas da última refeição.
Na hora das compras também é preciso cuidado. Compre apenas a quantidade necessária para o consumo, evitando que alimentos estraguem na geladeira ou despensa.
Verifique a data de validade de cada produto para não comprar uma grande quantidade de um alimento que está próximo de vencer e na hora de jogar restos de alimentos no lixo, não misture com os materiais recicláveis.
*CRN 10- 3934
Formação Centro Universitário São Camilo - SP