O Brasil é o oitavo país com maior número de pessoas empreendedoras, segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. São cerca de 42 milhões de pessoas com negócios estabelecidos e outras 51 milhões que têm a intenção de iniciar um negócio em de três anos.
Muitas dessas pessoas vivem e atuam em favelas e regiões periféricas, gerando desenvolvimento para suas famílias e comunidades. De acordo com o instituto de pesquisas Data Favela, cerca de 8 em cada 10 moradores de comunidades têm, já tiveram ou desejam ter um negócio próprio. A economia da favela movimenta aproximadamente R$ 180 bilhões por ano, mostrando que as oportunidades para o empreendedorismo estão em todo lugar.
Apesar do potencial de mercado e da veia empreendedora do brasileiro, uma em cada quatro MEIs ou microempresas fecha suas portas após cinco anos de atividades. Uma das maiores causas da mortalidade dessas empresas é a falta de planejamento, revela um estudo feito pelo Sebrae: 17% das pessoas ouvidas nas entrevistas de campo feitas para o estudo disseram não ter feito nenhum planejamento; 59% o fizeram, no máximo, para um período de seis meses.
O fato é que o empreendedor que deseja ser bem-sucedido precisa de uma boa gestão financeira e do negócio e a melhor hora para fazer isso é no começo do ano. Anote alguns passos para você entender melhor as oportunidades e se preparar para vender mais em 2024.
1. Consolide as informações financeiras
Para tomar boas decisões para os próximos meses ou anos, o primeiro passo é entender profundamente o que aconteceu no ano anterior. A dica é fazer um apanhado de informações que possam ajudar você a se planejar.
# Faturamento x custos fixos e variáveis
Anote o faturamento de 2023, ou seja, o total recebido em vendas de produtos ou prestação de serviços. Essa é a renda bruta. Desse valor, você irá abater todos os custos fixos e variáveis para descobrir qual foi o seu lucro real no ano. Os custos fixos (também chamados de custos indiretos) são aqueles que não variam com as vendas, como aluguel, água, energia, internet, salários e pró-labore. Já os variáveis (ou custos diretos) oscilam de acordo com os volumes vendidos e estão relacionados a gastos com matéria-prima, embalagem, frete e imposto pago, entre outros.
# Preço x lucro
Analise os preços de seus produtos e serviços, confira se todos os custos foram considerados e se há margem de lucro para reinvestir no negócio e formar uma reserva. Tem dúvidas de como fazer isso? Nós preparamos um passo a passo que pode ajudar você a calcular o preço do produto e o valor de sua hora de trabalho.
A seguir, veja quanto lucrou em 2023 e projete seus lucros para o ano seguinte. Descubra se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo, defina uma meta de crescimento e pense em estratégias para alcançá-las. Igualmente importante é manter uma reserva financeira para pagar as contas por alguns meses e separar uma parte do lucro para reinvestir no negócio e acelerar o crescimento do negócio.
2. Conheça seu cliente e acerte na divulgação de seus produtos e serviços
Para ser assertivo na comunicação e fazer com que a sua oferta de produtos e serviços cheguem ao seu cliente atual ou potencial na hora que ele precisa, é fundamental conhecer o seu seu mercado. Para isso:
# Mapeie seus clientes
Procure analisar as características de seus clientes, seus dados demográficos (idade, gênero, renda, profissão, região onde mora), seus hábitos, interesses e comportamentos. Para isso, vale a pena aproveitar o início do ano para fazer uma pesquisa junto aos clientes mais frequentes para entender como fidelizar os clientes de sua empresa e ainda projetar os clientes potenciais, que podem se interessar por seus produtos e serviços.
# Conheça seus concorrentes
Procure saber quem são seus concorrentes diretos (que vendem o mesmo que você) e indiretos (que vendem produtos ou serviços similares), como eles atuam na divulgação e na venda, quanto cobram pelos produtos, além dos pontos em que se destacam e suas fragilidades. Uma boa técnica para descobrir essas informações é ser um “cliente oculto”, ou seja, visitar ou comprar na concorrência e avaliar a experiência como cliente.
# Faça um plano de divulgação
Analise as ações de divulgação que deram mais certo em 2023, identificando os canais, o engajamento gerado e o total de vendas efetivamente realizado e, se necessário, repense sua comunicação para o ano seguinte. É possível ser criativo procurando espaços comunitários, como anúncios em embalagens de pão, pizza ou outros alimentos entregues em sua região, carro de som, entre outros. Além, é claro, das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Quanto melhor a sua comunicação, mais efetivas serão suas vendas.
3. Aprimore seus conhecimentos
Em 2023, quanto você investiu em cursos ou formações para melhorar seus produtos e serviços, o atendimento ou a gestão de seu negócio? Quais habilidades você conseguiu aprimorar e quais você ainda precisa desenvolver? A partir dessa reflexão, estabeleça uma meta para investir em cursos em 2024, focando nos conhecimentos que você precisa aprimorar para profissionalizar ainda mais seu negócio.
4. Profissionalize sua empresa com atenção a fraudes e golpes
Avalie os passos que ainda precisam ser dados para formalizar e/ou tornar seu negócio mais profissional. Pode ser que precise criar seu CNPJ, abrir uma conta bancária em nome do negócio, buscar crédito no mercado ou oferecer novos meios de pagamento para seus clientes.
# Formalize sua empresa
Abrir um negócio formal está cada vez mais simples, barato e benéfico para o empreendedor. Entre as vantagens de ter um CNPJ, estão o acesso a benefícios sociais, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, além de maior facilidade de obter crédito no mercado. Veja algumas dicas para abrir um negócio como microempreendedor individual.
# Separe as contas pessoais das contas do negócio
Esse passo é muito importante para conseguir organizar o fluxo de caixa, evitar que seu dinheiro pessoal acabe indo parar na empresa e analisar melhor os números do negócio. Temos um conteúdo que pode ajudar você a organizar as contas pessoais e do negócio no início do ano.
# Busque o crédito certo
O crédito pode ser uma ótima ferramenta para investir no negócio, expandir sua operação, comprar matéria-prima ou manter um capital de giro. Quando se planejar para isso, procure linhas específicas para empreendedores, como o Pronampe e o microcrédito, que costumam ter taxas mais em conta.
# Proteja-se contra golpes e fraudes comuns contra o MEI e o pequeno empreendedor
Ao seguir os passos acima, procure o apoio de profissionais e órgãos especializados e tome muito cuidado com pessoas que se aproveitam do interesse dos empreendedores por serviços de formalização e crédito para aplicar golpes financeiros contra o MEI e o pequeno empreendedor. Fique atento também a boletos de associações de classe ou outras organizações que você não tem a obrigação de pagar e que, por vezes, são fake, ou seja, não existem de verdade.
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