Resoluções de virada de ano para ficar com o bolso em dia

Dicas de novos hábitos para prosperar em todas as áreas da vida e fazer de 2021 um verdadeiro ano novo

30 de dezembro de 2020

Resoluções de virada de ano para ficar com o bolso em dia

A tradição de reservar um momento para fazer um balanço do ciclo vivido ao longo do ano e refletir sobre o que desejamos para o ano seguinte ganhou outro significado em 2020. Vivemos grandes desafios e tivemos que nos adaptar a mudanças que afetaram todas as áreas da vida, sem exceção. A forma como nos relacionamos, estudamos, trabalhamos, cuidamos do dinheiro e da saúde teve que ser reavaliada e recriada para nossa sobrevivência.

Agora temos a oportunidade de fazer uma pausa para refletir sobre essas experiências, extrair seus aprendizados e escolher, com mais consciência e sabedoria do que nunca, os hábitos que queremos manter, mudar ou ampliar no ano que entra, para fazer de 2021 um verdadeiro ano novo.

Confira algumas ideias para transformar a rotina e, de quebra, manter o bolso em dia.

Saúde para dar e vender
A capacidade de se manter saudável e preparado para as ameaças invisíveis dos vírus e bactérias está intimamente ligada aos nossos hábitos diários. Alimentar-se bem, praticar exercícios, dormir o suficiente, tomar sol e evitar vícios são práticas que ajudam a fortalecer as defesas do organismo e combater doenças.

Nas grandes cidades, a fumaça dos carros é um dos fatores que mais contribui para problemas respiratórios. Além disso, ter um carro pode pesar no bolso! Que tal unir o útil ao agradável e se programar para caminhar ou pedalar mais e dirigir menos em 2021? Sua saúde, seu bolso e o planeta agradecem.

Ter algum dinheiro no bolso
Se pudermos escolher uma lição aprendida na área das finanças em 2020 é a importância de reservar uma parte da renda para emergências. Quem tinha esse hábito já estabelecido passou pelo ano com mais tranquilidade. Então, se você não quer ser pego de surpresa daqui para frente, vale a pena priorizar essa resolução. E aplicar o dinheiro que conseguir poupar. Veja 3 investimentos para formar sua reserva de emergência. Esses investimentos têm em comum a liquidez, que pode te ajudar a ter fôlego financeiro necessário para você encarar o ano novo com confiança e otimismo.

Novos caminhos para aprender
Em 2020, a forma como estudamos se transformou, trazendo muitas oportunidades para quem deseja aprender uma profissão, mudar de carreira ou até desenvolver uma nova habilidade para ter mais qualidade de vida. É possível encontrar conteúdo de qualidade sobre todos os assuntos, desde culinária, passando por jardinagem, manutenção de equipamentos, tecnologia, além de programas mais longos e outras facilidades para o estudo à distância.

A pandemia só acelerou e reforçou um fato que já vinha sendo percebido nos últimos anos: estudar faz toda a diferença para o salário. A cada ano de estudo, a renda pode aumentar até 15 vezes. Hoje em dia, não é mais necessário morar em grandes centros urbanos para ter acesso a conhecimento e educação de qualidade, basta pesquisar os sites de instituições educacionais brasileiras ou internacionais para acessar cursos mais rápidos ou mais prolongados a custos bem acessíveis. Ou até mesmo gratuitos. Que tal se desafiar com a meta de aprender algo novo em 2021 para melhorar sua vida e sua empregabilidade?

Um simples abraço
Em 2020, descobrimos o valor que um simples abraço pode ter, especialmente quando não podemos desfrutá-lo com as pessoas que amamos. Em vez de presentes, passeios caros e consumo exagerado, em 2021 que tal reforçar os laços com a família oferecendo sua presença, carinho e gratidão em forma de abraço? Seja de perto ou de longe, pessoalmente ou por telefone, um abraço não custa nada, mas vale muito. Presença é, de fato, o melhor presente. Abraçar mais e gastar menos com o que não é essencial pode ajudar tornar seu ano novo mais leve e alegre para você e o seu bolso

Sonho que se sonha junto
O amor e as finanças se alimentam de sonhos, metas e objetivos. Se quiser ser feliz no amor em 2021 sem estourar as contas, reserve um momento com seu companheiro ou companheira para listar o que desejam realizar juntos, e ao longo do ano procurem criar o hábito de conversar sobre dinheiro em família.

Esta prática vai ajudá-los a visualizar o caminho que estão traçando para a realização dos sonhos, as rotas que precisam ser corrigidas, as adaptações a serem feitas no orçamento, na rotina e no padrão de vida para ajustar a vida financeira do casal aos acontecimentos e imprevistos do ano. O diálogo sobre as finanças deve ser permanente, não apenas quando há problemas ou dificuldades. Só assim é possível superar os desafios em conjunto e construir uma vida mais próspera agora e sempre.


Matérias relacionadas

Ceias de Natal e Ano novo que cabem no bolso: https://meubolsoemdia.com.br/Materias/-ceias-de-natal-e-ano-novo-que-cabem-no-bolso

Balanço financeiro de final de ano: https://meubolsoemdia.com.br/Materias/balanco-financeiro-de-final-de-ano

Faxina de ano novo: https://meubolsoemdia.com.br/Materias/faxina-de-ano-novo

Novas prioridades pedem um novo orçamento: https://meubolsoemdia.com.br/Materias/novas-prioridades-pedem-um-novo-orcamento