Como colocar as resoluções de Ano Novo em prática e ficar com o bolso em dia em 2024

Novos hábitos para alcançar a prosperidade financeira e se organizar para suas conquistas e realizações

resoluções financeiras para prosperar em 2024
3 de janeiro de 2024 5 min. leitura

O mês de Janeiro é perfeito para fazer um balanço do último ciclo e começar a se organizar para colocar resoluções de Ano Novo em prática. Para isso, a dica é reservar um tempinho para entender os aprendizados colhidos no ano anterior e revisitar os hábitos que devem ser mantidos, modificados ou abandonados no ano que entra. Essa reflexão é importante em todas as esferas da vida e, especialmente, nas finanças. Confira algumas ideias para transformar sua rotina em 2024 e chegar ao final do ano com o bolso em dia.

Fechou 2023 com dívidas? Prepare-se para voltar logo para o azul

O primeiro passo é fazer um orçamento pessoal: use uma de nossas planilhas gratuitas, um caderno ou o celular para anotar todas as suas fontes de renda: salário, ganhos extras, aluguel, auxílios, etc. Depois, marque os gastos do mês, incluindo as parcelas das dívidas e até mesmo os pequenos gastos do dia a dia. Essa organização facilita entender quanto dinheiro entra e para onde ele vai.

Em outra aba da planilha ou página do seu caderno, registre a sua dívida: o que é, quem é o credor, o valor total, quanto já foi pago, quantas parcelas estão pendentes e o valor de cada uma delas. Se você tem várias dívidas, liste todas. Fazendo isso, é possível definir prioridades. A recomendação é quitar, primeiro, os serviços essenciais (água, luz, gás, aluguel, condomínio) e, a seguir, as dívidas com bens dados em garantia (imóvel e veículo, por exemplo, que podem ser perdidos por falta de pagamento). Na sequência, vêm as dívidas com juros mais altos.

Tendo tudo isso organizado, fica mais fácil renegociar com bancos e financeiras. Você pode negociar a taxa de juros ou o prazo de pagamento, aumentando o número de parcelas para fazer com que o valor pago mês a mês fique mais baixo. Lembrando que, até o final de março de 2024, você pode negociar pelo Desenrolar Brasil e conseguir bons descontos para sair das dívidas. Para isso, acesse o site desenrola.gov.br e faça login com sua conta Gov.br. Assista ao vídeo abaixo e veja mais dicas para se sair bem na renegociação:

Chegar ao final do ano com algum dinheiro guardado

Uma resolução de Ano Novo muito comum é conseguir guardar dinheiro para ter tranquilidade em alguma situação inesperada, como uma doença em família ou a perda do emprego. Construir essa reserva de emergência é realmente importante e você não precisa esperar ter muito dinheiro para começar. Estabeleça uma meta factível.

Por menor que seja o valor, ele pode ser colocado em uma aplicação financeira segura, que possa ser resgatada a qualquer momento, proteja o dinheiro das perdas da inflação e traga alguma rentabilidade. Veja 3 investimentos para formar sua reserva de emergência e dê o primeiro passo para ter o fôlego financeiro necessário para encarar 2024 com confiança e otimismo.

Aprender para ganhar mais ou abrir novos caminhos profissionais

estudar e aprender é a ponte para evoluir na profissão

Toda hora é hora de aprender novas habilidades ou aprimorar conhecimentos. Fazer um curso livre, uma especialização na área em que atua ou aprender algo novo pode significar mais oportunidades para evoluir na carreira, ganhar mais ou começar uma nova profissão. Estudos mostram que, a cada ano de estudo, a renda pode aumentar em até 15 vezes no Brasil.

Hoje em dia, não é mais necessário morar em grandes centros urbanos para ter acesso a conhecimento e educação de qualidade, basta pesquisar os sites de instituições educacionais brasileiras ou internacionais para acessar cursos mais rápidos ou mais prolongados presenciais ou totalmente online. É possível encontrar conteúdo de qualidade sobre todos os assuntos, muitos deles gratuitos ou de baixo custo.

Sonhar junto para realizar

O amor e as finanças se alimentam de sonhos, metas e objetivos. Se quiser ser feliz no amor em 2024 sem estourar as contas, reserve um momento com seu companheiro ou companheira para listar o que desejam realizar juntos, e ao longo do ano procurem criar o hábito de conversar sobre dinheiro em família.

Esta prática vai ajudá-los a visualizar o caminho que estão traçando para a realização dos sonhos, as rotas que precisam ser corrigidas, as adaptações a serem feitas no orçamento, na rotina e no padrão de vida para ajustar a vida financeira do casal aos acontecimentos e imprevistos do ano. O diálogo sobre as finanças deve ser permanente, não apenas quando há problemas ou dificuldades. Só assim é possível superar os desafios em conjunto e construir uma vida mais próspera agora e sempre.

Saúde para dar e vender

praticar exercícios físicos e manter uma boa alimentação para ter mais saúde

Manter-se saudável é, também, uma forma de economizar com a compra de remédios, tratamentos e consultas. Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e dormir a quantidade de horas adequadas são práticas que ajudam a fortalecer as defesas do organismo, combater doenças e, também, fazem bem para as finanças. Que tal unir o útil ao agradável e se programar para caminhar ou pedalar mais e dirigir menos em 2024? Sua saúde, seu bolso e o planeta agradecem.

Adeus aos hábitos que não servem mais

Deixar para trás aquilo que não faz mais sentido, como hábitos de consumo que têm minado sua capacidade de poupar e de ter uma boa saúde financeira é outra boa resolução para viver melhor em 2024. Comece fazendo uma reflexão sobre o ano que passou: tem algum comportamento que você deseja mudar para conquistar um estilo de vida mais equilibrado e alinhado à sua realidade financeira?

Coloque no papel o que deseja alcançar - por exemplo, evitar comprar por impulso, eliminar desperdícios, usar o cartão de crédito apenas se souber que irá conseguir pagar a fatura no vencimento e outras medidas para fazer cumprir suas resoluções de Ano Novo. Um excelente 2024 para você!

____

Matéria publicada em 30 de dezembro de 2020 e atualizada 03 de janeiro de 2024.

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?