Cursos gratuitos para dar um up no currículo e ganhar mais

Veja dicas de cursos grátis para melhorar na carreira, fazer renda ou começar uma nova profissão

3 de março de 2022 5 min. leitura

Se você pretende turbinar a sua carreira, ter um currículo mais competitivo ou simplesmente aprender algo novo para ganhar dinheiro, saiba que há uma série de portais educativos, universidades e outras instituições que oferecem cursos gratuitos que podem ser acessados por qualquer cidadão.

Com o curso certo, você pode se aprofundar no caminho que já segue, abrir novas frentes de trabalho ou até mudar de profissão. Afinal, investir em estudo é sempre um bom negócio!  

A seguir, você confere algumas dicas de locais para estudar de graça ou gastando pouco. Tem dúvidas sobre a área em que pode apostar as suas fichas? Trazemos aqui também algumas dicas de profissões promissoras para os próximos anos. Confira!

Cursos gratuitos em universidades

Você sabia que algumas das melhores universidades do país oferecem cursos online e gratuitos? A Fundação Getúlio Vargas, ou FGV, é uma delas. A instituição é referência em áreas como Administração, Economia e Negócios e oferece 150 cursos online gratuitos e com certificado. Acesse o portal portal.fgv.br e confira.

Já a Universidade de São Paulo (USP) tem uma plataforma inteiramente dedicada a aulas online, a e-Aulas. Nela, estão disponibilizadas mais de 6 mil horas de videoaulas em diversas áreas do conhecimento, entre humanas, exatas e biológicas, e diferentes níveis de ensino, como extensão, graduação ou pós-graduação. A plataforma é aberta, ou seja, pode ser acessada livremente por qualquer pessoa.

Se você fala inglês, pode até ir mais além! Algumas das melhores universidades do mundo também oferecem diversos cursos online de graça. Na plataforma de aprendizagem profissional gratuita da Harvard, uma das universidades mais renomadas do mundo, há boas opções em muitas áreas do conhecimento, como Humanidades, Negócios, Arte, Programação, entre outras.

Quem tem afinidade com a área de tecnologia pode estudar no Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerado um dos melhores centros de educação em ciência e tecnologia do mundo. O MIT oferece um cardápio de cursos gratuitos com certificado na área de tecnologia da informação. Para estudar, é preciso saber inglês.

Se você é um profissional da saúde e busca um aprimoramento nessa área, pode se interessar pelos cursos online e gratuitos oferecidos pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, a UNA-SUS. Ali estão disponíveis mais de uma centena de cursos de atualização e qualificação profissional de curta, média e longa duração. Há formações para estudantes e profissionais do setor, com foco em aprendizado prático. 

Cursos gratuitos em portais educativos

Existem, também, algumas plataformas especializadas em cursos online e que oferecem opções gratuitas. Uma delas é a Coursera, voltada para a área de tecnologia e que conta com formações em parceria com grandes empresas e universidades do setor, como Google, Meta, IBM ou Stanford. 

Já a Learn Cafe é mais eclética, com cursos que vão de contabilidade a alimentação saudável, passando por áreas como design, escrita poética ou programação.

Que tal aprender algo novo e fazer mais dinheiro? estudos sobre investimento financeiro

Cursos por até R$ 50

Há, também, opções de cursos pagos com valores acessíveis. Por menos de R$ 50, é possível fazer um curso de estratégia de marca no Instagram na Domestika. A plataforma também tem formações para aqueles que querem se aventurar no campo das artes, como desenho ou aquarela, ou buscam aprender um novo trabalho manual, como confeccionar roupas em crochê ou móveis com concreto.

Para quem pensa em investir em carreira na área de tecnologia, a Udemy oferece diversas formações. É possível aprender a programar em Python, C# ou JavaScript, virar um especialista em Excel ou conhecer os fundamentos do desenvolvimento web.

Aprenda no Senai, Sesi ou Sebrae 

Pode ser que a sua vontade seja aprender uma nova profissão do zero ou mudar radicalmente de rota. Se esse for o seu caso, não se preocupe! Caso você queira trabalhar na área industrial, o SENAI e o SESI oferecem formações em diversas áreas, com opções de aulas online ou presenciais. Mas, se o seu objetivo for empreender para ter o próprio negócio, pode contar com os cursos do SEBRAE

Para quem está com vontade de trilhar novos caminhos profissionais, mas precisa de apoio para entender qual faria mais sentido, a Fundação Estudar oferece cursos gratuitos de Autoconhecimento e de Decisão de Carreira. 

Algumas profissões promissoras

A escolha de uma carreira é algo que deve ser pensado a longo prazo, uma vez que são grandes as chances de você permanecer em uma mesma área durante um bom tempo. Nesse sentido, trazemos algumas profissões que se mostram bem promissoras para os próximos anos.

A área de tecnologia da informação é uma das que tem apresentado maior crescimento, e deve continuar assim. Portanto, se você se interessa por questões como big data, inteligência artificial, construção de aplicativos, segurança digital ou comércio online, considere investir em cursos de programação e ciência de dados! Profissionais com este tipo de formação são muito procurados pelo mercado.

A comunicação também tem se mostrado muito relevante no mundo atual, especialmente no que se refere ao marketing digital. Se este campo te interessa, invista em cursos que abordam aspectos como análise de redes sociais, construção e percepção de marca online ou comunicação corporativa. 

Além disso, a sustentabilidade deverá se tornar cada vez mais central ao longo dos próximos anos, por conta da crescente necessidade de combater as mudanças climáticas e colaborar para a preservação do meio ambiente. Assim, algumas oportunidades da economia verde podem ficar em alta, especialmente no que se refere a otimização de recursos, fontes renováveis de energia, baixas emissões de carbono, reciclagem ou agricultura sustentável. Formações relacionadas a essas questões são uma excelente ideia!

DESTAQUES
ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?
CONTEÚDO RELACIONADO
Organizar as finanças
3 min. leitura
Organizar as finanças
Poupar e Investir
8 min. leitura
Organizar as finanças
8 min. leitura
Organizar as finanças
5 min. leitura