Negociação de dívidas com os bancos

Conheça os serviços e canais aos quais você pode recorrer para fazer acordos com instituições financeiras

como negociar dívidas com os bancos
1 de dezembro de 2022 6 min. leitura

Imprevistos ou falta de organização financeira podem levar qualquer pessoa, em algum momento da vida, a atrasar parcelas de empréstimos ou se enrolar no cartão de crédito ou cheque especial. O importante, nessa situação, é não deixar o tempo passar e procurar, logo, uma solução.

Ela começa, sempre, por entender a real situação em que nos encontramos. Por isso, o primeiro passo é pôr todas as contas e entradas de dinheiro no papel. Também é interessante descobrir qual é sua situação: você está endividado, inadimplente ou superendividado? Assim, fica mais fácil buscar caminhos para colocar a vida em ordem.

O segundo passo é procurar os credores para negociar o pagamento. No caso dos bancos, há uma série de serviços e canais aos quais você pode recorrer para fazer isso. Para não perder tempo e direcionar corretamente suas questões, é importante entender como funcionam os diferentes canais de atendimento das instituições financeiras. Confira abaixo qual é o canal certo para cada situação!

há diferentes canais de atendimento para cada necessidade

Para realizar transações

  • Internet banking e aplicativos: são utilizados para realizar praticamente todas as operações bancárias, exceto saques.
  • Agências e estabelecimentos credenciados, como os correspondentes bancários: são destinados preferencialmente a operações que não podem ser feitas pelos canais eletrônicos.
  • Caixas eletrônicos e Banco 24 Horas: autoatendimento para saques, depósitos, pagamentos e outras operações.
  • Central de Atendimento: para realizar operações bancárias como consultas a saldos e extratos, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e obter todas as informações sobre sua conta corrente.

Canais específicos para negociar dívidas

A maioria dos bancos possui plataformas online para facilitar o processo de renegociação de dívidas. Em geral, você preenche um pequeno cadastro e já é direcionado para a área de negociação. Conheça algumas das plataformas disponibilizadas pelas instituições: Santander, Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Votorantim.

Para esclarecimentos de dúvidas e reclamações

  • SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): canal exclusivo para reclamações, cancelamentos e informações gerais sobre produtos e serviços.
  • Ouvidoria: atende exclusivamente questões não solucionadas nos demais canais de atendimento. Quando necessário, ligue para a Ouvidoria do seu banco e peça uma reavaliação do caso.
Matéria MBD - Negociação de Dívidas com os Bancos - Retrato de uma mulher segurando a palma da mão perto da boca aberta chamando alguém; buraco de círculo cinza no fundo amarelo

Outros canais aos quais você pode recorrer:

# Consumidor.gov.br: Apoiado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o portal www.consumidor.gov.br é uma iniciativa do Ministério da Justiça para promover a resolução de conflitos de forma rápida e descomplicada. A plataforma aproxima consumidores e fornecedores de produtos e serviços, facilitando a negociação e o fechamento de acordos. Você pode recorrer a esse canal se o banco ou outra empresa com a qual deseja negociar fizer parte da iniciativa.

O processo é simples: basta entrar no site, que pode ser acessado usando a sua conta Gov.br), digitar o nome da empresa com a qual você quer negociar e, caso ela seja participante da iniciativa, escolher a opção “registrar reclamação”. No primeiro acesso, é necessário fazer um cadastro. Escolha a empresa e o assunto ‘negociação de dívidas’; em seguida relate seu problema e faça a sua proposta de negociação. Se for o caso, anexe documentos. O formulário é enviado à instituição, que deverá responder, em média, dentro de sete dias úteis. Você pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo próprio site.

# Conte Aqui: esse canal é mantido pela FEBRABAN e serve para comunicar casos de descumprimento de qualquer normativo da Autorregulação Bancária, um conjunto de regras criadas pelos bancos para promover boas práticas do setor no relacionamento com os consumidores (saiba mais abaixo). Sempre que alguém registra o descumprimento de uma norma, a informação passa a integrar o Plano de Monitoramento da Autorregulação. 

# Atendimento do Banco Central: órgão que regula o funcionamento das instituições financeiras no país, o Banco Central do Brasil recebe registros de reclamações sobre serviços oferecidos pelos bancos e financeiras. O Banco Central não intermedia a resolução de conflitos nem soluciona problemas entre pessoas e os bancos. Nesse caso, além dos canais oferecidos pelas instituições, o BC orienta entrar no portal www.consumidor.gov.br.

Fique atento aos mutirões de negociação

Aproveite o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. São duas edições ao ano: em março e em novembro.

Autorregulação Bancária define boas práticas na negociação

O Normativo 018/2018 – Tratamento e Negociação de Dívidas do Sistema de Autorregulação Bancária da FEBRABAN define algumas práticas que devem ser adotadas pelas instituições financeiras no processo de negociação de dívidas.

Os bancos devem oferecer, por exemplo, opções de parcelamento, descontos para pagamento antecipado e outras soluções para facilitar que o consumidor saia do endividamento, oferecendo orientação clara e respeitando suas condições financeiras. Saiba mais sobre a Autorregulação.

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Agora que você já sabe tudo sobre como negociar dívidas com bancos, não deixe de compartilhar essa matéria com seus amigos e familiares que também estão buscando uma alternativa para renegociar dívidas. Conhecimento é poder!

Matéria publicada em 28 de fevereiro de 2019 e atualizada em 01 de dezembro de 2022