Como melhorar sua qualidade de vida e saúde mental: prepare-se para viver mais!

Conheça alguns hábitos e rotinas que ajudam a ganhar qualidade de vida e a reduzir gastos com saúde, cuidando da saúde como um todo. Inclusive do bolso.

Bons hábitos para ter mais qualidade de vida e viver mais
1 de junho de 2023 4 min. leitura

Se você tivesse nascido no Brasil em 1900, teria uma expectativa de vida de 33 anos. Hoje, graças aos avanços da medicina e às melhorias das condições sanitárias, o tempo de vida médio do brasileiro é superior a 77 anos, de acordo com dados do IBGE. As pessoas vivem mais, mas estão se preparando para ter uma vida melhor?

Aparentemente, não. A pesquisa Vigitel, do Ministério Saúde, mostra que menos de 37% dos brasileiros praticam atividades físicas suficientes, 57% estão acima do peso e quase 22% são obesos. Apenas 34% comem regularmente frutas e hortaliças.

O que te impede em ter uma boa qualidade de vida?

Falta de exercícios, estresse, má alimentação, cigarro e carência de sono são fatores que influenciam o surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e outras enfermidades. Ou seja, a maneira como você se comporta pode comprometer, e muito, sua saúde – hoje e no futuro.

E, também, afetar seu bolso, gerando gastos significativos com remédios, médicos, exames e hospitais ao longo de toda a vida. Um indivíduo na faixa de 70 anos gasta, em média, seis vezes mais com remédios, seguros e despesas médicas do que um jovem de 20 anos, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE. Quanto mais medidas de prevenção, mais economia lá na frente.

A importância da saúde preventiva

A questão é tão importante que deu origem à chamada medicina do estilo de vida, uma área que ganha cada vez mais espaço nos serviços públicos e privados de saúde. Sua origem está relacionada à constatação, por meio de estudos e pesquisas científicas, de que o estilo de vida é o principal fator de risco para as doenças que mais afetam a população em todo o mundo.

medicina preventiva para ter mais qualidade de vida

Ela se concentra não apenas no tratamento de doenças já existentes, mas também na promoção da saúde preventiva, que busca mudanças no estilo de vida que podem gerar impacto positivo na saúde geral de uma pessoa - como ter uma alimentação saudável, atividade física regular, controle do estresse, sono adequado, relacionamentos saudáveis, entre outros.

O que se busca, nessa especialidade, é fazer com que o médico deixe de ser um prescritor de exames e medicamentos e tenha um papel ativo na orientação ao paciente, ajudando-o a entender as causas de suas doenças e como seus maus hábitos podem levar a problemas ainda mais graves no futuro.

O seu papel na construção de um estilo de vida saudável

Os médicos possuem um papel essencial na orientação e acompanhamento do paciente, mas você pode e deve fazer a sua parte para viver mais e melhor. Confira, abaixo, algumas dicas de hábitos que você pode mudar ou começar a adotar agora, para ter mais saúde.

8 dicas para melhorar sua saúde e qualidade de vida (comece hoje mesmo)

1. Conheça suas forças e fraquezas

Moro longe, trabalho muito, tenho filho pequeno. Essas são algumas das dificuldades listadas por quem não faz atividade física, mas tenha claro que, se praticar exercício, chegará melhor em casa, poderá conviver por mais tempo com sua família e será mais produtivo no trabalho.

Converse com um profissional de saúde com quem tenha empatia. Ele poderá ajudar a identificar os problemas reais que impedem você de se exercitar e, também, a definir um plano de atividades que consiga realizar. Estabeleça metas possíveis e se comprometa com elas. 

2. Para mudar, comece dando pequenos passos

Atividade física é sinônimo de movimento e você não precisa reservar um grande tempo nem pagar uma academia para praticar. Os profissionais de saúde recomendam, como um bom começo, fazer 30 minutos de atividade vigorosa pelo menos três vezes por semana. Vale dividir esse tempo ao longo do dia, até mesmo em atividades rotineiras. Prefira ir aos lugares que precisa à pé, quando possível, opte pela escada no lugar do elevador, e faça isso entrar em sua rotina.

3. Saia do sofá e alongue-se

Hábitos para viver mais e melhor: alongamento

Adquira o hábito de levantar depois de uma hora sentado. Estique-se e faça pequenos alongamentos. Só isso já faz uma grande diferença no controle de dores musculares e doenças articulares, por exemplo. De preferência, procure locais públicos, como parques e jardins, para se exercitar. Se a atividade for feita em grupo, melhor ainda. Pesquisas mostram que a convivência contribui para a qualidade de vida de pessoas de todas as idades. 

4. Não saia sem o café da manhã

Um erro comum, é as pessoas pularem da cama, vestirem a roupa e saírem para o trabalho sem tomar café da manhã e preparar seu corpo para o dia. Isso é um importante gatilho para o estresse. A sugestão é acordar um pouco mais cedo e se alimentar.

5. Prepare seus alimentos

Se faz refeições fora de casa, preste atenção em suas escolhas, na variedade de cores e na quantidade de alimentos no prato. Em vez de comer um lanche rápido, pode ser uma boa ideia levar uma marmita que inclua verduras e frutas. Delivery, só de vez em quando. 

6. Tenha um sono adequado

Estabeleça uma rotina de sono regular, evite o uso de eletrônicos antes de dormir e crie um ambiente propício para o descanso, com um colchão confortável e um quarto escuro e silencioso.

7. Hidrate-se sempre

Beba água suficiente ao longo do dia para manter-se hidratado. É recomendado beber cerca de 2 litros de água por dia. Para isso, deixe sempre uma garrafinha de água perto de você, e se condicione a buscá-la com frequência.

8. Cuide da saúde mental

Separe um tempo para cuidar de você mesmo ou se cercar de relacionamentos saudáveis e positivos. A saúde mental é essencial para uma vida saudável e não deve ser negligenciada.

Gostou da matéria? Compartilhe para que mais pessoas saibam como se cuidar! E não deixe de conferir outros conteúdos aqui no portal Meu Bolso em Dia.

Matéria publicada em 30 de abril de 2016 e atualizada 1 de junho de 2023.

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?

CONTEÚDO RELACIONADO