Saiba tudo o que mudou nas regras da aposentadoria em 2023

Entenda os principais pontos da Reforma da Previdência e como ela influencia os pedidos de aposentadoria neste ano. Veja, também, como se preparar para a aposentadoria.

novas regras para se aposentar com a reforma da previdência
29 de maio de 2023 5 min. leitura

Está chegando a hora de entrar com o pedido de aposentadoria? Então, confira as regras válidas em 2023, a partir das mudanças promovidas pela Reforma da Previdência, que entrou em vigor em 2020. A reforma estabeleceu regras de transição para quem estava próximo de se aposentar, a exemplo da idade mínima necessária para a obtenção do benefício e o tempo mínimo de contribuição.

Confira, a seguir, como ficou e aproveite as dicas de como se preparar para viver bem no futuro.

Quais são as regras atuais para entrar com o pedido de aposentadoria

As duas principais mudanças da Reforma da Previdência estão relacionadas à idade mínima para obtenção do benefício que, em 2023, é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e ao tempo mínimo de contribuição (20 anos para homens e 15 anos para mulheres). Confira os detalhes nas tabelas abaixo:

Tabela com a idade, tempo de contribuição para aposentadoria de homens e mulheres: como fica aposentadoria para trabalhadores do setor privado, servidores, trabalhadores ruais, professores, policiais.

Regras de transição

A Reforma da Previdência estabeleceu regras de transição para os trabalhadores do setor privado que já estão na ativa: o sistema de pontos, redução da idade mínima para a aposentadoria e pedágio para quem deseja parar de trabalhar mais cedo. Entenda como cada uma funciona.

#1. Sistema de pontos

Uma alternativa para entrar com o pedido da aposentadoria é o sistema de pontos, que envolve a soma da idade e da quantidade de anos de contribuição para o INSS. Em 2023 a regra exige no mínimo 90 pontos para mulheres e 100 para homens. A Reforma da Previdência prevê um aumento de 1 ponto por ano, até chegar ao teto, que é de 100 pontos para mulheres, em 2033, e 105 para homens, em 2028.

#2. Redução da idade mínima

Mulheres que tiverem contribuído por pelo menos 30 anos e homens que tenham contribuído por no mínimo 35 anos poderão se aposentar aos 58 e 63 anos, respectivamente. A idade mínima subirá em seis meses a cada ano, até chegar aos 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

#3. Pedágio de 100%

Esta é a única regra que vale também para servidores públicos. Mulheres com 57 anos e homens com 60 poderão pagar um pedágio de 100%, calculado sobre o tempo de contribuição que ainda falta para a aposentadoria. Se faltam três anos, devem cumprir mais três (seis no total), por exemplo.

Confira 4 dicas para você não depender só da previdência pública

Como vimos, as regras da aposentadoria mudaram nos últimos anos e ainda podem sofrer outras alterações significativas ao longo do tempo. Com o envelhecimento da população, fica cada vez mais desafiador manter o sistema do INSS operando nos moldes atuais. Quando a Previdência foi criada, em 1923, as pessoas com mais de 60 anos representavam 4% da população brasileira. Hoje, 15% da população tem esta faixa etária. 

outras forma para se aposentar: como se preparar para ter uma vida tranquila na aposentadoria

Conhecendo essa realidade, a dica é se fazer uma reserva para complementar a aposentadoria pública, de maneira a garantir a manutenção do padrão de vida em uma fase que as pessoas costumam gastar mais e ganhar menos. Separamos quatro dicas que podem ajudar você nisso.

Dica 1: Reveja seu estilo de vida

Quando você vê dinheiro na sua conta, corre para gastar ou pensa em guardá-lo? Ao deixar de consumir algo no presente, você tem a chance de garantir um futuro mais tranquilo. Para isso, reveja seu estilo de vida. Há algum gasto que você possa rever ou abrir mão em nome de um benefício posterior? Veja algumas dicas na matéria Faça uma caça aos gastos invisíveis e economize.

Dica 2: Guarde dinheiro todos os meses 

Criar o hábito de guardar dinheiro é um passo inteligente para formar, aos poucos, uma reserva financeira que poderá ser usada para complementar sua aposentadoria. Reserve mensalmente uma parcela fixa do seu orçamento e atribua a ela esse objetivo. Veja algumas simulações na matéria Quando começar a poupar para a aposentadoria?

Dica 3: Busque uma aplicação rentável

Não deixe o dinheiro da aposentadoria parado na conta bancária ou guardado em casa. Com o tempo e o efeito da inflação, o dinheiro perde seu poder de compra. A poupança, por sua vez, oferece segurança, mas rende menos que outras opções igualmente seguras. Fale com o gerente de sua conta para conhecer algumas delas. Uma dica é conhecer Tesouro Direto e outras aplicações de renda fixa que, em 2023, têm oferecido uma boa rentabilidade 

Dica 4: Procure investimentos de longo prazo

Dependendo da idade em que você começa a investir em sua aposentadoria, você terá diferentes alternativas de aplicações mas, em geral, o investimento deve ser pensado no longo prazo. Uma das vantagens é que, nesse cenário, você tem a possibilidade de assumir mais riscos, buscando retornos maiores.

Mas mesmo que você busque segurança, há boas opções de aplicações de longo prazo, como Tesouro RendA+, que protege seu dinheiro das perdas que a inflação e garante uma rentabilidade que pode ser significativa ao longo do tempo.

Gostou dessas dicas? Saiba mais sobre o tema aqui no portal Meu Bolso em Dia!

---

Matéria publicada em 22 de novembro de 2019 e atualizada em 29 de maio de 2023