Prepare-se para vender mais na Black Friday 2024 e no fim de ano

Dicas para o MEI e a pequena empresa turbinarem suas atividades e concorrerem com grandes marcas nas principais datas de varejo

Com organização, pequenos empreendedores podem se destacar da concorrência
1 de novembro de 2024 5 min. leitura

Os últimos meses do ano trazem boas oportunidades de negócios para MEIs e pequenas empresas, concentrando dois importantes ingredientes: datas que geram bastante movimento nas vendas, como a Black Friday e o Natal, e entrada de dinheiro extra para a população, em função do recebimento do décimo terceiro salário, bônus e comissões.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Wake em parceria com o Opinion Box, duas em cada três pessoas planejam fazer compras na Black Friday 2024, reforçando o grande potencial dessa data para o varejo. 

O levantamento mostrou, ainda, que mais de 66% dos compradores estão economizando alguma quantia para aproveitar as ofertas. A expectativa é que sejam movimentados R$7,93 bilhões somente no comércio eletrônico, de acordo com  a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCComm). O valor é quase 10% maior do que o faturado em 2023.

Esse cenário é propício para a atração e fidelização de clientes. Mas, para pegar carona nessa onda de oportunidades e se destacar da concorrência, é preciso se preparar. Para apoiar você, trazemos algumas dicas práticas que podem ajudar a turbinar suas vendas.

1. Negocie com fornecedores

Quanto melhor for a condição da compra de suas matérias-primas ou produtos para revenda, mais seu negócio irá lucrar na venda. Por isso, é tão importante pesquisar o mercado para fazer boas negociações ao adquirir produtos e serviços de seus fornecedores. Invista tempo procurando empresas que ofereçam preços competitivos, garantia na entrega e prazos de pagamento mais longos. 

Se o seu negócio tiver um bom capital de giro, vale a pena pagar à vista para conseguir bons descontos pelos insumos. Toda economia feita com fornecedores será revertida em lucro para o caixa. 

2. Amplie a área de vendas e ganhe rapidez nas entregas

Alguns negócios fazem vendas pelo WhatsApp e entregam apenas em suas comunidades mais próximas. Mas, que tal olhar para outros mercados e, quem sabe, dar um salto nas vendas? Uma maneira de encurtar o caminho é juntar-se a marketplaces conhecidos, como Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon, Submarino e Shopee. 

Eles fornecem todo o suporte que você precisa para alcançar compradores em qualquer parte do país. Você pode usar a estrutura de marketing e a forte penetração dessas grandes empresas para divulgar seus produtos para milhões de pessoas, além de ter a possibilidade de utilizar o serviço de distribuição rastreada e a cobrança por cartões de crédito, débito e Pix que essas plataformas de e-commerce oferecem a seus parceiros.

Outro benefício de se cadastrar em marketplaces é que muitos fornecem informações importantes para a análise das vendas, como produtos mais pedidos, valor médio de pedidos, vendas por região, por rede social, entre outras. Além disso, é possível criar e aplicar cupons de desconto para seus clientes mais frequentes, ou em determinados períodos, criando campanhas promocionais para ampliar suas vendas.

O processo é muito simples: basta criar uma conta na plataforma de sua preferência, configurar o perfil da sua loja, adicionar seus produtos com fotos, descrições, preços e estoque, definir as configurações de envio, escolhendo opções de frete e embalagem, enviar seus pedidos e gerenciar sua loja, acompanhando as vendas, avaliações e mensagens dos clientes. Quer saber mais? Leia: marketplaces e plataformas de e-commerce para você começar a vender pela internet.

3. Use as redes sociais a seu favor

Uma das melhores estratégias para aumentar as vendas é permanecer na mente e na boca do consumidor. Por isso, invista em um planejamento de postagens que façam sentido para o seu negócio e conquiste seus clientes.

De acordo com o fotógrafo e professor de produção de conteúdo multiplataformas Mario Coelho, mais do que a foto perfeita do seu produto ou serviço, o importante é gerar conexão com seus clientes, por meio de uma estratégia efetiva de comunicação. 

Ele dá a dica: “em vez de fazer de sua rede social uma vitrine de seus produtos, procure criar conteúdo significativo e relevante para envolver ou engajar seu consumidor. Conte sua história como empreendedor, crie um personagem, apresente seu produto de maneiras criativas, como memes, clipes ou vídeos que mostrem os bastidores da produção, entre outras técnicas que promovam maior conexão e engajamento entre seu negócio e seus clientes. Com isso, suas postagens têm maior potencial de viralizar e multiplicar seu alcance”. 

Aproveite, também, para descobrir outras oportunidades para ganhar dinheiro com as redes sociais.

4. Organize o caixa

Organizar as contas do negócio é chave para vender mais na Black Friday

Separar as contas do negócio e da vida pessoal, entender quais são os custos diretos e indiretos do empreendimento, identificar qual é o custo de cada produto para definir uma boa precificação e formar uma reserva financeira para os imprevistos são algumas das medidas necessárias para garantir um fluxo de caixa saudável e preparado para períodos de aumento nas vendas.

Com o caixa organizado, você pode reinvestir os lucros do final do ano no crescimento do seu negócio, em vez de tapar buracos. Uma boa dica é baixar um aplicativo de gestão financeira empresarial, como o Conta Azul ou o Mobilis. Veja como calcular o preço do produto e o valor da sua hora de trabalho.  

5. Conheça os produtos mais desejados pelos consumidores

Entender as tendências de mercado e os produtos mais procurados pelo consumidor é fundamental para garantir boas vendas. Eletrônicos, eletrodomésticos, artigos de moda, acessórios e produtos de beleza estão no topo da lista de desejos dos clientes, segundo a pesquisa da Wake. 

Mas é importante que cada MEI ou pequeno empreendedor conheça o perfil do seu público-alvo e ajuste sua oferta para atender às expectativas. É possível, ainda, explorar nichos de mercado que grandes marcas não atendem tão bem, oferecendo produtos personalizados, artesanais ou sustentáveis, por exemplo.

6. Garanta o estoque na medida certa

A quantidade de matérias-primas ou produtos estocados pode fazer toda a diferença no resultado financeiro do negócio. Muitas vezes, para garantir bons preços, o empreendedor compra volumes muito elevados de insumos e pode acabar com dinheiro parado na empresa ou produtos desatualizados. 

Em outras situações, por falta de capital de giro ou para não descapitalizar o negócio, deixa de abastecer adequadamente as prateleiras e perde a chance de concretizar mais vendas. Por isso, calcular a quantidade exata de estoque necessário para atender à demanda sem excessos é uma arte.

Procure entender os itens mais procurados pelo seu cliente e planeje bem sua capacidade produtiva para evitar compras excessivas de matéria-prima, especialmente quando há produtos perecíveis envolvidos.

Estabeleça um plano de promoções para escoar os produtos que porventura não forem vendidos, monte vitrines ou faça posts nas redes sociais com os itens mais numerosos no estoque, verifique a agilidade de seu fornecedor para repor itens vendidos rapidamente e estimule a compra antecipada de produtos de fim de ano para ter tempo hábil de adquirir mais itens a tempo de aproveitar a maior alta nas vendas. Confira um checklist para você aplicar o controle financeiro do seu negócio

7. Invista na equipe

treinar os funcionários é o caminho o sucesso do negócio

Assim como a falta de estoque pode gerar perdas nas vendas, um atendimento deficiente ou despreparado pode ser desastroso para a imagem e os resultados de seu negócio. Essa é a hora de dimensionar a necessidade de pessoal para atender às vendas de final de ano.

Lembre-se de que não basta recrutar as pessoas certas, é preciso treiná-las e prepará-las para atender bem seus clientes. Outros negócios estarão realizando o mesmo movimento, o que pode gerar falta de capital humano no mercado. Por isso, não deixe essa tarefa para a última hora. 

Para saber mais, baixe gratuitamente o e-book com 10 comportamentos que todo empreendedor pode desenvolver para ser bem-sucedido.

8. Promova uma boa experiência de compra

Se por um lado as lojas físicas precisam preparar seus vendedores para oferecer um atendimento acolhedor e eficiente, os negócios online também devem estar atentos a detalhes para garantir uma boa experiência de compra. Certifique-se de que o site de sua empresa funcione perfeitamente, com navegação intuitiva e rápida, facilitando todo o processo. 

Ofereça várias opções de pagamento, como cartão de crédito, Pix e boletos, ampliando a conveniência para o consumidor. Além disso, tenha uma página específica para as políticas de troca e o atendimento pós-venda, criando segurança para quem compra seus produtos. 

Se você utiliza marketplaces para aumentar suas vendas, cuide bem da página de seu produto, mostrando diferentes ângulos, traga as medidas corretas e alertas necessários para que produto escolhido seja adequado ao consumidor, evitando trocas desnecessárias.

9. Atenção com as entregas

Garantir que o produto chegue ao cliente no prazo prometido é crucial para a satisfação e fidelização do consumidor. Algumas plataformas de e-commerce como o Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza, oferecem entregas em menos de 24 horas para determinadas regiões. Quem compra, adora a estratégia. Que tal inspirar-se nessa tendência e oferecer prazos curtos de entrega? 

Outra dica é sempre ter um sistema de entregas bem estruturado, levando em consideração a capacidade de sua equipe e possíveis contratempos. Parcerias com transportadoras confiáveis ou até a oferta de retirada no local podem ser alternativas viáveis para garantir que o produto chegue rápido às mãos do comprador.

Além disso, vale a pena prestar atenção na embalagem do produto: quando bem feita, ela não só protege o item como, também, melhora a experiência do cliente. 

10. Conheça sua margem de lucro

Oferecer descontos é sempre uma boa estratégia para vender mais. No entanto, é preciso atenção para não inviabilizar a continuidade do negócio. Muitas vezes, vender uma quantidade maior acaba compensando a perda de lucratividade por peça comercializada. Porém, quando a estratégia não é bem planejada, o empreendedor pode terminar a promoção tendo trabalhado muito sem ganhar.

Por isso, é fundamental entender o custo de cada produto e o quanto ele, de fato, gera de lucro, ou seja, o valor que sobra depois de descontar todos os custos envolvidos em sua produção e venda: matéria-prima, aluguel de espaço físico, energia elétrica, gás (caso atue na área de alimentos), funcionários (caso tenha), impostos, embalagens, frente e outras despesas operacionais.

Imagine que para produzir ou customizar uma caneca, você gastou R$10. Se você vender por R$30, sobram R$20. Inclua, nesse valor, o quanto gastará para fazer o produto chegar na casa do cliente bem protegido - digamos que esse valor também será de R$10. O seu lucro por peça será, então, de R$10. Na hora de oferecer descontos, tenha esse valor em mente (e não os R$30 da venda). A dica é estabelecer um desconto sem comprometer uma margem mínima de lucro.

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Matéria publicada em 31/10/2023 e atualizada em 01/11/2024.

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