Prepare o seu negócio para o Natal

Aproveite o final do ano para fazer mais negócios e ter bons lucros

Como preparar o seu negócio para o Natal: papai noel segura um cartão de crédito enquanto faz compras online
1 de dezembro de 2022 5 min. leitura

O Natal e o Ano Novo estão logo aí. Já vemos as decorações nas cidades, as luzes que inundam praças e a magia dessa época do ano, que promove alegria e esperança de dias melhores. 

Nesse período, o comércio também é animado, já que Natal é sinônimo de confraternização, fartura na mesa e troca de presentes. Por isso, se você é um vendedor, é preciso preparar o seu negócio para fazer boas vendas e fazer mais negócios. Continue a leitura e veja nossas dicas para potencializar seus resultados neste final de ano!

Cuide do estoque de produtos

De nada adianta ter uma alta procura se faltar produtos para atender ao público. Por isso, a primeira providência é cuidar do estoque, que deve ser abastecido e organizado para garantir que nada irá faltar. As compras junto aos fornecedores devem ser feitas com antecedência, garantindo que tudo chegue a tempo. Dependendo do tipo de produto, receber mercadorias depois do Natal pode significar prejuízo, por conta da perda da oportunidade de vendas e, depois, pela própria necessidade de pagá-las. 

Nesse momento, também é importante ficar atento aos produtos de maior demanda durante o Natal, adaptando seu portfólio. Busque aquilo que é tendência e tenha em maior quantidade, para agradar a todos os clientes. Se sua loja vende acessórios, por exemplo, invista em pequenas árvores de natal, luzinhas e guirlandas. No setor de vestuário, as cores vermelho e verde estão sempre em alta, assim como as roupas mais formais e festivas. Mas sem dúvidas é o mercado de alimentos que mais se beneficia, com todos os itens típicos de uma ceia natalina.

Dicas para ter lucro nas vendas de natal

Determine o volume de compras

Uma questão fundamental é determinar o volume de compras, um ponto chave que contribui para obter um bom resultado no final do ano: você não deve comprar nem mais nem menos que o necessário. 

As compras devem ser guiadas pela expectativa de vendas, calculada com base no histórico dos natais passados e nas perspectivas do cenário econômico atual. Ter um estoque insuficiente diminui a possibilidade de faturamento, mas ter muito estoque pode trazer problemas para a capacidade da empresa em honrar seus compromissos financeiros. 

Negocie com seus fornecedores

Também é importante negociar um bom prazo de pagamento com os fornecedores. O ideal é combinar o pagamento após ter recebido dos clientes. Mas, muitas vezes, isso não é possível, já que pagar com muita antecedência pode comprometer o capital de giro da empresa. Por outro lado, as empresas com boa folga financeira podem negociar para pagamento à vista e obter bons descontos. Assim, podem oferecer um preço melhor aos clientes ou até mesmo aumentar a margem recebida em cada venda, com um lucro que pode ser reinvestido no próprio negócio

Trabalhe a comunicação com os clientes

Conhecer bem o consumidor é importante para as vendas

A comunicação com os clientes deve ser criativa para se destacar entre as milhares de mensagens às quais cada um de nós é submetido nessa época do ano. Não adianta ter os melhores produtos, com preços excelentes, se o cliente não ficar sabendo disso. 

Para uma comunicação eficiente, é fundamental que você conheça o seu consumidor. Uma das formas de fazer isso é realizando pesquisas prévias. Elas podem te ajudar a entender o perfil do seu cliente e, também, o seu comportamento.

Também existem estudos que podem ajudar você nesse momento, como o Dez Tendências Globais de Consumo, lançado em janeiro de 2022 pela Euromonitor. Nele, um dos destaques é a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e busca de produtos que não agridem o planeta. A moda slow fashion, a busca por peças de segunda mão ou reutilizadas também vem como tendência. O autocuidado também está em alta, com a busca por produtos e serviços que proporcionem bem-estar. Por outro lado, o estudo aponta um mundo cada vez mais digital, com ótimas possibilidades no mundo virtual. Sobre esse tópico, o estudo de tendências da Sebrae vai além, e indica a importância de investir em e-commerce: com a pandemia, romperam-se barreiras geográficas e agora é possível trabalhar remoto e viver mais afastado das cidades.

Prepare a sua equipe para o Natal

A comunicação com o cliente precisa ser efetiva dentro e fora das lojas. Por isso, é importante ter uma equipe afiada para atender os clientes de forma qualificada. Dar toda atenção necessária a eles é fundamental e pode ser determinante para um bom retorno após as festas do fim do ano. Para isso, muitas vezes é necessário capacitar e, também, aumentar a equipe, mesmo que de forma temporária. Nada pior do que assistir um cliente interessado em comprar algo, mas sem ter alguém para atendê-lo nesse momento. Isto é mais do que um gol contra!

Organize as vendas online e o envio dos produtos

Se você possui um e-commerce, é importante atualizar o site para as vendas. Crie novas categorias pensadas para as festas de fim de ano, capriche no visual temático e garanta que tudo está funcionando. Nesse período, é possível que mais pessoas tentem acessar o site simultaneamente, então é importante garantir que a plataforma aguente esse fluxo sem travar ou ficar lenta. 

Confira que os métodos de pagamento são efetivos e garanta que o estoque está atualizado no e-commerce, diminuindo problemas no pós-venda. Também é importante analisar os métodos de entrega, em busca de melhores preços para o frete e prazos de envio.

Em resumo, o Natal oferece boas oportunidades para o seu negócio. E, para aproveitá-las, é necessário planejamento e muito esforço. Assim, os resultados da sua empresa nesta época podem ser satisfatórios e se estenderem para o próximo ano!

Boas vendas!

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Matéria publicada em 8 de dezembro de 2021 e atualizada em 30 de novembro de 2022