Marketplaces e plataformas de e-commerce para você começar a vender pela internet

Como dar um show de vendas pela internet, aproveitando a onda de transformação digital para fazer mais negócios.

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20 de outubro de 2022 5 min. leitura

A forma de comprar e vender produtos vem mudando de maneira acelerada no Brasil. A pandemia representou um divisor de águas nesse movimento. O fechamento de parte do varejo e o isolamento social levaram muitas pessoas a começarem a fazer compras pela internet. 

Como consequência, a quantidade de vendas online não para de crescer. Em janeiro de 2022, esse mercado cresceu 20,52% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o índice MCC-ENET, criado pelo Neotrust e Movimento Compre & Confie, em parceria com a Câmara Brasileira da Economia Digital. 

O que se viu foi que, diante do inesperado, muitos empreendedores reinventaram seus negócios para atender seus clientes e continuarem vendendo. E, mesmo após a reabertura do comércio, essa tendência se mantém em aceleração. Se você ainda não se adaptou, é hora de começar! 

Veja as dicas que preparamos para você que quer dar os primeiros passos ou ampliar as vendas online, aproveitando a onda de transformação digital para consolidar e expandir seus negócios. 

Destaques:

  • Conheça seu público
  • Descubra as melhores plataformas para vender pela internet
  • Marketplaces ou e-commerce: qual é a diferença e qual é o melhor?
  • Principais marketplaces para vendas online
  • Outros marketplaces que você precisa conhecer
  • Como se conectar a um marketplace
  • Plataformas para montar sua própria loja virtual
  • As melhores redes sociais para divulgar e vender produtos e serviços
  • Como explorar a comunicação e o marketing digital
  • Divulgue o que você faz em sua região

Conheça seu público

Não importa se você é um prestador de serviços que vai vender horas pela internet – dando aulas, por exemplo –, o dono de uma borracharia ou faz marmitas para vender. É fundamental descobrir quem é o seu público para direcionar seus esforços de divulgação e escolher os melhores canais de vendas.

A pesquisa TIC Domicílios de 2021 mostra que mais de 81% dos brasileiros estão conectados à internet e, desse total, 99% acessam a internet pelo celular. Boa parte para buscar produtos ou lojas. O estudo apontou que 46% dos usuários de internet no Brasil compraram produtos e serviços pela internet em 2021. Em 2019, o índice havia sido de 39%.

Ou seja, a população está conectada e, para chegar a ela, você precisa estar bem posicionado no mundo virtual. Mas, afinal, onde vender e de que maneira? A seguir você confere alguns caminhos para fazer isso.

mulher embalando pedidos em casa

Melhores plataformas para vender produtos na internet

Há basicamente três maneiras de vender online. Você pode escolher um marketplace, montar sua própria loja de e-commerce ou fazer vendas pelas redes sociais. Se você está começando a entrar nesse universo, o marketplace, um tipo de shopping center digital que cede espaço para diversas marcas e lojas, pode ser uma boa opção.

Os marketplaces exigem menos investimentos iniciais e esforços para desenvolver e gerenciar um site próprio, montar um sistema de entregas e preparar os meios que você irá usar para receber pelo seu produto ou serviço. Eles estão lá prontos para você expor o que vende, oferecem aplicativos para a criação de anúncios e possuem sistemas próprios de entregas. Em troca, cobram uma comissão sobre as vendas.

Marketplaces ou e-commerce: qual é a diferença e qual é o melhor?

Segundo definição do Sebrae, o marketplace é um espaço virtual que facilita o encontro de vendedores com compradores, com o objetivo de efetuar a negociação e converter as vendas. Ali existem diversas lojas oferecendo seus serviços e produtos. O e-commerce, por sua vez, é uma loja virtual exclusiva para o seu negócio - ou seja, um site de vendas próprio de sua marca.

As duas formas de vender online apresentam suas vantagens e cresceram durante os últimos tempos. Para escolher o melhor, é necessário avaliar o perfil de seu negócio, entendendo qual ferramenta oferece as melhores soluções.

Para e-commerce, o investimento inicial é maior. Porém, você cria um espaço exclusivo, com chance maior de conversão de vendas.  O marketplace, por outro lado, conta com a visibilidade oferecida por um grande fluxo de visitantes, mas pode perder por ter vários concorrentes em um mesmo local.

Principais marketplaces para vendas online

Há um grande número de markeplaces, alguns focados em determinados produtos e outros que vendem de tudo. O desafio é descobrir aquele que pode ajudar você a chegar mais facilmente ao seu cliente. Confira alguns deles:

1. B2W

Congrega o marketplace de três grandes lojas: Americanas, Shoptime e Submarino. Juntas, elas recebem mais de 635 milhões de visualizações e 155 milhões de visitas únicas de consumidores a cada mês. Veja mais.

2. Mercado Livre

Possui mais de 320 milhões de usuários cadastrados e soma quase 840 mil transações ao ano. Para atender aos empreendedores, oferece soluções de pagamentos (Mercado Pago), de entregas (Mercado Envios). Você pode anunciar seu produto no varejo ou criar uma loja própria dentro do marketplace para facilitar a divulgação de sua marca. Veja mais.

3. Magazine Luiza

Mantém uma plataforma chamada Parceiro Magalu, que oferece um processo de gestão simplificada para que pequenos empreendedores levem sua loja física para o mundo digital. Também facilita o marketing, com um app para criar anúncios e vender para os 24 milhões de clientes do Magalu. Veja mais.

4. Via Varejo

Administra os sites de e-commerce Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Um diferencial é a diversidade de ofertas, que inclui listas de casamento, para atender as 80 milhões de pessoas que visitam suas páginas todos os meses. Além de entregar em casa, possui mais de 9 mil pontos para retirada de produtos, caso o consumidor prefira esta opção. Veja mais.

homem administrando seu site

Como se conectar a um marketplace

Como vimos, existem diversos marketplaces disponíveis - alguns mais abrangentes, outros de um nicho específico. Definido o melhor marketplace para seu negócio, é hora de criar uma conta na plataforma e começar a explorar as ferramentas que ela oferece. De modo geral, é importante ter boas fotos e descrições dos produtos que irá vender. Tenha tudo listado, pois assim fica mais fácil de organizar os itens no marketplace.

Cada marketplace possui suas próprias diretrizes e pode pedir documentos específicos antes de liberar seu perfil de vendedor. Alguns exigem apenas o CNPJ, mas outros podem solicitar diversos documentos, que costumam ser emitidos pela internet, de forma gratuita e segura. Envie tudo o que for necessário e confirme que sua loja atende aos requisitos da plataforma. Com isso feito, você terá acesso a todas as ferramentas para cadastrar os seus produtos e começar a vender.

Plataformas para montar sua própria loja virtual

Se você já tem experiência em vendas pela internet e tem um portfólio de produtos bem consolidado, esta pode ser uma opção para você. É importante, primeiro, entender que uma loja virtual, também chamada de e-commerce, não é um simples site para mostrar o que você faz. Ela possui uma série de processos conectados: o cliente vê o produto, escolhe, põe no carrinho de compras, fornece o local de entrega, fecha o pagamento e recebe o produto em casa na data prometida.

Por trás desses processos, há toda uma gestão que precisa ser bem organizada: produção, controle de estoques, entrega (quanto menor o tempo, maior a satisfação do consumidor e maior a chance dele voltar a comprar em sua loja), diferentes opções de meios de pagamentos (boleto e cartões de crédito) e atendimento ao cliente prestado 24 horas por dia 365 dias por ano.

Adicionalmente, o empreendedor precisa planejar o marketing, cuidar da segurança dos dados dos clientes, ter sistemas contábeis e financeiros eficazes e uma boa gestão de pessoas.

Hoje, existem muitas plataformas que ajudam o pequeno negócio a montar toda a estrutura de vendas online de forma rápida e eficiente. Algumas delas têm um pacote básico que é gratuito, como WixGoogle Meu NegócioLoja IntegradaEbanx BeepVhsys e Olist Shops. Elas oferecem templates prontos para criar o site (incluindo imagens), sistemas de otimização de buscas para facilitar que o consumidor encontre o seu produto no Google e demais ferramentas necessárias para o bom funcionamento do e-commerce.

plataformas que ajudam pequenos negócios

As melhores redes sociais para divulgar e vender produtos e serviços

A primeira dica é conhecer as diferentes redes sociais e o público que elas alcançam. Feito isso, defina com qual (ou quais) você irá trabalhar, pensando nas pessoas que você pretende atender. Elas estão em qual cidade ou região? Têm quantos anos? Quanto elas têm de renda? Essas são algumas das perguntas que ajudarão você a direcionar seus esforços para a rede social que melhor chegue ao seu público.

Facebook

É uma das maiores redes sociais do mundo. No Brasil, são mais de 116 milhões de usuários, a metade com idade entre 18 e 34 anos, sendo que 95% acessam o Facebook pelo celular. Possui um marketplace com produtos segmentados por tema, além de grupos de vendas. Você pode usar o sistema de mensagens (Messenger) para se comunicar rapidamente com os compradores. Também pode criar grupos de discussões, fazer lives e enquetes com os usuários. Veja mais.

Instagram

Vem registrando um crescimento exponencial e já chega a quase 122 milhões de usuários no Brasil. Apresenta um alto nível de engajamento, ou seja, além de likes, o que você publica pode gerar envolvimento e relacionamento com seus clientes. De acordo com estudo realizado pela Emplifi, em 2021 o Instagram registrou um volume de engajamento 22.7 vezes maior do que o do Facebook. É ideal para mostrar produtos, o cotidiano do negócio, oferecer conteúdo e fazer posts que mostrem o jeito de sua marca. Veja mais.

YouTube

Ideal para quem quer ganhar popularidade por meio de vídeos. Você não precisa de equipamentos profissionais para gravar, mas é importante cuidar da qualidade da imagem e do som. Veja mais.

Linkedin

Rede voltada ao mercado de trabalho. É um canal interessante para divulgar serviços e consultoria para empresas. É adequada, também, para falar sobre a cultura de sua empresa, projetos, mostrar realizações de seu time e marcos da história de seu negócio. Veja mais.

Twitter

É um tipo de microblog, onde você publica textos curtos, imagens e vídeos com informações sobre o que está acontecendo no momento com você, com seu entorno e com o mundo. É uma rede interessante para acessar pessoas mais ligadas à tecnologia. Veja mais.

Pinterest

É uma espécie de vitrine de ideias sobre diferentes assuntos, de decoração a moda, saúde, bem-estar e artesanato. Além de ser um provedor de referências e ideias, pode ajudar a posicionar o seu produto com destaque nos sites de buscas. Veja mais.

Como explorar a comunicação e o marketing digital

As redes sociais são ótimas aliadas para fortalecer a sua marca e divulgar produtos e serviços. Conte histórias (de clientes, do uso de seus produtos, da maneira como eles são feitos e assim por diante) e publique conteúdos úteis para as pessoas.

Se você vende pijamas, por exemplo, pode fazer um post sobre a importância do sono para a memória e a produtividade. Se vende doces, pode compartilhar receitas. Se vende plantas, oferecer dicas de cultivo para as diferentes estações do ano.

Capriche também na criação dos anúncios que fará no marketplace ou em seu site de e-commerce. Dê atenção especial aos textos e às imagens. Nem pensar em usar fotos com luz estourada, escura ou sem boa resolução. Afinal, a imagem é o principal atrativo na internet.

Além de cuidar do visual, apresente o produto de forma bem clara no título e coloque uma descrição bem detalhada e precisa do que irá entregar: o que é, para que serve, matéria-prima, acabamento, medidas, prazos de validade (se for o caso) e de entrega. Seja franco em relação à entrega e procure fazer o produto chegar ao comprador antes do prazo. Se puder, mande junto um bilhetinho de agradecimento e se coloque à disposição para esclarecer dúvidas.

Divulgue o que você faz em sua região

Durante o período de isolamento social, consumidores conscientes aderiram à compra do comércio local. A ideia desse movimento é fortalecer pequenos empreendimentos do bairro onde as pessoas moram, evitando deslocamentos e facilitando a entrega em domicílio. A tendência é que essa disposição se mantenha após a pandemia.

Um bom jeito de participar desse esforço é divulgando o que você faz com o uso de hashtags com o nome de seu bairro ou região. Se for investir em uma publicação patrocinada, capriche na segmentação. 

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Matéria publicada em  05/02/2021 e atualizada em 31/08/2022

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