Negocie suas dívidas com mais de 160 bancos e financeiras até 31 de março

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira vai até 31 de março de 2022. Aproveite para negociar suas dívidas, busque orientação financeira e tenha um ano mais leve e tranquilo.

Banner destaca o mutirão de negociação e orientação financeira da Febraban, bancos, Procons e Senacon, de 7 a 31 de março de 2022
29 de março de 2022 5 min. leitura

Muitos brasileiros sonham em sair das dívidas e colocar sua vida financeira nos eixos. Se você faz parte desse grupo, aqui está uma ótima oportunidade: até o dia 31 de março de 2022 acontece o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Neste período, você poderá negociar suas dívidas com mais 160 bancos e financeiras.

O mutirão é promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. As dívidas serão negociadas por meio do portal Consumidor.gov.br. Você também pode negociar diretamente com seu banco (veja abaixo).

Como participar do mutirão

Para negociar, você precisa se cadastrar no Consumidor.gov.br. O processo é muito simples! Veja o passo a passo: 

Quais dívidas você pode negociar

Você poderá negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.  Não serão aceitas negociações de contratos que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) ou que que estejam com as parcelas em dia. Aqui, vale uma importante recomendação:

Quando você deixa de pagar as parcelas do financiamento com bens em garantia (carro, motocicleta ou imóvel, por exemplo), pode perder o bem. Priorize a regularização dessas dívidas entrando em contato diretamente com seu banco ou financeira.

Como saber o quanto você deve e para quais instituições

Acesse a plataforma Registrato, mantida pelo Banco Central. Ali, você pode puxar o relatório dos empréstimos e financiamentos em seu nome, suas contas bancárias, investimentos e chaves PIX, além de outras informações de seu relacionamento com instituições financeiras. Os relatórios são sigilosos e só podem ser vistos por você.

BANCO BRADESCO

Cliente Correntista

Cartões de Crédito Bradesco C&A e Parceiros 

Cartões de Crédito Bradesco Casas Bahia e Parceiros

Produtos Losango

Banco Bradesco Financiamentos de Veículos

.

BANCO DO BRASIL

Telefone: 4004-0001

WhatsApp: (61) 4004-0001 - #renegocie

Clique para renegociar

.

BANCO DE BRASÍLIA

Telefone: (61) 3029-8430

Clique para renegociar

BRBCard Telefone: (61) 3048-8020 

Clique para renegociar

.

BANCO ORIGINAL

Telefone: Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-0800 | Demais Regiões: 0300 777 0800

Clique para renegociar

.

BANCO PAN

Telefone: 0800 006 8782

Clique para renegociar

.

BANCO SENFF

Telefone: (41) 3313-1847

Cartão - Clique para renegociar

.

BANCO TOPÁZIO

Telefone: Capitais e Regiões Metropolitanas: 4002-4466 | Demais Regiões: 0800 642 8282

Crédito pessoal - WhatsApp: Clique para renegociar

.

BANRISUL

WhatsApp: (51) 3215-1800

Clique para renegociar

.

CAIXA

Clique para renegociar

.

DAYCOVAL

Veículos / Financiamento de Veículos: Clique para renegociar

Cartão Consignado - Empréstimo Consignado - Crédito em conta (crédito pessoal) - Cartão de crédito: Clique para renegociar

.

INTER

Telefone: 3003-4070 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 940 0007 (demais localidades)

Clique para renegociar

.

ITAÚ

Pessoa Física (de segunda à sexta, das 07:00 às 20:00): 

Telefone: 4004-1144 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 722 5533 (demais locais)

0800 722 1144 (demais locais)

WhatsApp: 4004-1144

Clique para renegociar

.

MERCANTIL DO BRASIL

Clique para renegociar

.

PARANÁ BANCO

Telefone: 0800 645 6090, opção 05

Clique para renegociar

.

SICREDI

WhatsApp: (51) 3358-4770

.

SANTANDER

Clique para renegociar

.

SAFRA

Telefone: SAC: 0800 772 5755

Ouvidoria: 0800 770 1236

WhatsApp Ouvidoria:  (11) 2650-9909

Clique para renegociar

.

E se você tiver mais de uma dívida para negociar?

Você pode aproveitar o mutirão para negociar várias dívidas. Só que, para isso, precisará abrir uma negociação com cada empresa para a qual você deve. Entre na plataforma Consumidor.gov.br, descubra se a empresa participa da iniciativa e abra um pedido de negociação com ela.

Como saber quanto conseguirá pagar

Antes de partir para a negociação, descubra o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas, lembrando que você terá as contas normais da casa para pagar. Leve isso em conta e reserve o dinheiro que será usado exclusivamente para quitar o que for combinado na negociação.

Para apurar o valor certinho, use uma das Planilhas gratuitas aqui do Meu Bolso em Dia. Elas já estão prontas, com as fórmulas de cálculos feitas. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro. Com o orçamento organizado, é hora de conversar com sua família. É importante que todos compreendam que, para quitar as dívidas em atraso, será necessário fazer algum esforço. Isso pode significar cortar e reduzir gastos temporariamente ou, ainda, vender algum bem (automóvel, por exemplo).

Onde buscar informação para sair das dívidas

Renegociar a dívida é bom, mas fazer com que ela seja a última é ainda melhor.

Além de ajudar na quitação de dívidas, o Mutirão também tem o objetivo de orientar financeiramente o consumidor. Essa orientação será prestada pelas instituições participantes e pela Febraban, que disponibiliza mais de 500 conteúdos exclusivos e práticos aqui no portal Meu Bolso em Dia.

BAIXE AGORA O E-BOOK "COMO SAIR DAS DÍVIDAS EM 10 PASSOS"

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira: chamada para baixar e-book

Quer aprofundar seus conhecimentos e manter a saúde do seu bolso em dia?

Aproveite todo o conteúdo gratuito disponibilizado nas plataformas abaixo para aprender e reciclar seus conhecimentos sobre finanças pessoais e saber mais sobre os seus direitos como consumidor:

Meu Bolso em Dia

Plataforma Meu Bolso em Dia

Escola Nacional de Defesa do Consumidor

O que fazer se você está superendividado

Existem pessoas que não podem participar do mutirão porque não têm condições de pagar a negociação e manter seu próprio sustento ou de sua família. Essa é a chamada situação de superendividamento. Saiba que, nesse caso, é possível recorrer a serviços especializados em acolhimento a superendividados, prestados pelos Procons estaduais e municipais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, você pode recorrer ao Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) do Núcleo de Tratamento do Superendividamento, mantido em parceria pelo Procon-SP e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Febraban e bancos associados em parceria com o Banco Central do Brasil, Senacon e Procons Mutirão da Negociação e Orientação Financeira 2022 
DESTAQUES
ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?
CONTEÚDO RELACIONADO
Organizar as finanças
8 min. leitura
Sair das dívidas
7 min. leitura
Sair das dívidas
6 min. leitura