Guia prático: vale a pena investir em uma franquia?

Desvendamos o mundo das franquias para você entender como funciona, quanto custa e os cuidados que devem ser tomados

Empreendedores: começar um negócio próprio ou contratar uma franquia. como ter uma franquia
13 de abril de 2023 6 min. leitura

Quando o assunto é abrir o próprio negócio, surge logo a dúvida: começar do zero ou comprar uma franquia? Com um modelo diferenciado de negócio, a franquia traz consigo o conhecimento e a experiência já adquiridas e testadas previamente por uma marca, o que pode reduzir os percalços ao longo do percurso. Já no negócio próprio, o empreendedor precisa, muitas vezes, começar do zero, tornando sua marca conhecida e testando novos caminhos para fazer o empreendimento alavancar. 

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o setor de franchising encerrou 2022 com faturamento de R$ 211 bilhões, o que representa um crescimento de 14,3% se comparado ao ano anterior.

Se você planeja investir nessa área, a dica é buscar informações e conhecer bem o mercado em que irá atuar. Para apoiar você, trazemos aqui um guia prático com orientações que vão da escolha do segmento até os cuidados a serem adotados na assinatura do contrato. O que você irá aprender:

  • O que é uma franquia
  • Como as franquias funcionam
  • Quais são os modelos de franquias existentes no mercado
  • Ramos de negócios que oferecem franquias
  • Como escolher uma franquia
  • Quanto custa uma franquia
  • Franquias em pequenas cidades e regiões periféricas
  • Como financiar a compra de uma franquia
  • Negócios em alta no mundo das franquias
  • Cuidados ao escolher uma franquia

O que é uma franquia

Uma franquia é um modelo de negócio, serviço ou conceito no qual o proprietário de uma marca (franqueador) concede o direito de uso a um investidor (franqueado), que pode fazer a replicação desse modelo em diferentes locais para exploração de mercado.

Como as franquias funcionam

Em uma franquia, existe uma relação de interdependência entre o detentor do modelo inicial e o investidor, isto é, o empreendedor que embarca no novo negócio. Nesse modelo, o dono do negócio paga para usar a marca e o conhecimento já adquirido e testado anteriormente pelo criador da marca que, em troca, fornece o suporte necessário para que o empreendimento vá adiante.

Conheça os modelos de franquias existentes no mercado

Empreendedores: franquia de salão de beleza e barbearia; modelos de franquias

O mundo do franchising traz diversos modelos de negócios, adaptáveis às condições financeiras e às expectativas de quem quer ingressar no segmento. A seguir, você conhece os principais deles, de acordo com dados da ABF.

Franquia unitária

Neste modelo, o franqueado abre uma unidade de negócio em um local pré-determinado pelo franqueador, como um quiosque em um shopping ou uma loja em um centro comercial. 

Franquia master

O master franqueado, ou subfranqueador, pode abrir ou terceirizar para outros empreendedores várias unidades franqueadas em uma determinada região. Aqui, o master franqueado é quem assume os contratos com o franqueador e, também, recebe parte do valor da taxa de franquia e dos royalties (quantia paga ao proprietário pelo direito de uso) cobrados dos franqueados, além de se responsabilizar pelo treinamento e suporte a esses terceiros.

Franquia de Desenvolvimento de Área (DA)

O franqueado desenvolvedor de área recebe o direito de exploração de uma região específica, na qual abrirá mais de uma unidade em um determinado período. Cada uma delas terá um contrato de franquia com o franqueador, e o DA poderá vender unidades em sua região e receber parte do valor cobrado em taxas ou royalties.

Franquia store in store

Também conhecida como business in, esse modelo de franquia permite que o empreendedor tenha uma unidade dentro do estabelecimento de um terceiro, como uma cafeteria dentro de uma livraria, ou uma loja de roupas instalada em um hotel, por exemplo. Aqui, a ideia é valorizar os dois negócios, aumentando o fluxo de clientes e potencializando o faturamento. 

Franquia de conversão

Neste formato, o empreendedor já possui um negócio operando. É o caso, por exemplo, de uma cafeteria que passa a adotar uma franquia do mesmo ramo já reconhecida no mercado. Além do aumento do poder de concorrência, o modelo agrega ao empreendedor vantagens como a padronização dos produtos e serviços, escalabilidade da operação, poder de marca e capacitação.

Franquia combinada

A franquia combinada permite ao proprietário integrar diferentes franquias em um mesmo ponto comercial, oferecendo produtos e serviços complementares. Um exemplo de franquia combinada é uma loja de sapato feminino que também conta com uma marca de roupas para mulheres em seu interior. Outro exemplo é uma franquia de lavanderia combinada a uma de costura para oferecer um serviço mais completo. É importante que cada um dos franqueadores coloque suas condições para que esse modelo seja permitido.

Franquia social

É usada para distribuir serviços sociais, isto é, sem fins lucrativos. Neste modelo, as técnicas e os procedimentos das franquias são direcionados para o crescimento e a replicação de um negócio social, com foco na sustentabilidade e crescimento do projeto franqueado. Um exemplo é o modelo adotado pela Tech Girls e pela Favela Brasil Express.

Microfranquias

Conhecidas pelo baixo custo operacional, operação simplificada e com atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado, as microfranquias costumam ter um retorno de capital rápido e compatível ao investimento feito inicialmente.

Neste modelo, o investimento exigido é de até R$ 105 mil, segundo a referência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em muitos casos, a operação da microfranquia não depende de um ponto comercial e o franqueado pode trabalhar de casa ou atender diretamente no endereço do cliente. Neste caso, ela é chamada de home-based, como venda de cosméticos, serviços de marketing digital e educação a distância.

Ramos de negócios que oferecem franquias

Franquia de limpeza; há muitos modelos de franquia e opções de segmento de atuação disponíveis para os franqueados.

Alimentação, moda, educação, entretenimento e lazer. Com opções em diferentes segmentos, as franquias permitem que o franqueado escolha um determinado segmento mesmo sem ter experiência na área, já que ele recebe todo o suporte necessário do franqueador. Listamos, abaixo, os segmentos disponíveis, de acordo com a ABF:

  • Alimentação
  • Casa e construção
  • Comunicação, informática e eletrônicos
  • Entretenimento e lazer
  • Hotelaria e turismo
  • Limpeza e conservação
  • Moda
  • Saúde, beleza e bem estar
  • Serviços automotivos
  • Serviços e outros Negócios
  • Franquias de serviços educacionais

Como escolher uma franquia

Dentre as inúmeras opções, é preciso levar em conta alguns pontos importantes na hora de fazer a sua escolha. Ao ingressar em uma rede, o franqueado deve ter a clareza de que o trabalho desenvolvido deve seguir padrões e normas previamente estabelecidos e que passará a fazer parte de um grupo que tem um objetivo em comum: alcançar o sucesso.

Para começar, procure fazer uma autoanálise, respondendo às seguintes questões:

# Quanto dinheiro eu tenho para investir? Lembre-se que é preciso ter capital suficiente para iniciar e manter o negócio até que ele comece a dar lucro.

# Quais são as habilidades exigidas para embarcar no  setor? Se você, por exemplo, não tem afinidade alguma com o segmento de alimentação ou moda, já poderá eliminar essas possibilidades logo de início.

# Quanto tempo eu disponho para me dedicar ao negócio? Novos negócios sempre demandam tempo e dedicação até que ele se torne conhecido na região e atraia consumidores. Avalie se você terá condições de atender à dedicação exigida 

# Na minha região, já existe alguma franquia nesse mesmo segmento? Antes de abrir qualquer negócio, é importante pesquisar bem o mercado em que você pretende entrar, a concorrência e o público consumidor potencial. Ficar de olho nas tendências de consumo também é um bom caminho. 

Antes de mais nada, é preciso conhecer um pouco sobre o  sistema de franquias, já que se trata de um modelo com características próprias. Com a escolha feita, busque se inteirar sobre a marca e o modelo de negócio oferecido pelo franqueador. Qual é a rentabilidade do negócio e em quanto tempo eu terei retorno? Como o franqueador dá suporte e repassa o know-how ao franqueado?

Uma excelente opção é buscar franqueados e ex-franqueados para trocar experiências sobre as expectativas e, em casos que não deram certo, conhecer as razões que levaram a isso.

Quanto custa uma franquia

Há opções de franquia para todos os bolsos: de R$ 5 mil a valores acima de R$ 750 mil. Mas, antes de escolher, é preciso entender, de fato, qual o montante a ser investido, o que inclui os custos fixos e as despesas variáveis que envolvem a operação no dia a dia do negócio, além de uma reserva financeira para manter o funcionamento do negócio, o capital de giro.

O investimento inicial pode variar bastante, já que cada marca decide o que está incluso, dependendo do segmento e da complexidade do negócio. Em geral, esse montante inclui os custos para implantação, taxa de franquia, marketing, custos de abertura e capital de giro. Entenda, a seguir, cada uma das taxas.

Taxa de franquia

Corresponde à concessão de uso da marca e é paga de forma fixa e única, logo após a assinatura do contrato de adesão. O valor da taxa vai depender do setor de atuação e da estrutura necessária para montagem do negócio. Atenção: há marcas que cobram a taxa a cada renovação de contrato.

Taxa de royalties

Cobrada mensalmente do franqueado para utilização da marca e do know-how do franqueador até o final da vigência do contrato. No segmento de alimentação, por exemplo, a taxa costuma variar de 20% a 40% das compras realizadas durante o mês, já que o franqueador é o fabricante do produto. Já as franquias de serviço costumam ter uma taxa de 4% a 10% do faturamento bruto mensal de cada franqueado.

Taxa de propaganda

Tarifa direcionada às ações para divulgação da marca, que costuma variar de 2% a 5% do faturamento. Dependendo da marca, pode ocorrer cobrança mensal.

Taxa de sistema

Não são cobradas por todas as redes e geralmente incidem pelo uso de tecnologias e sistemas com alto custo de manutenção. 

Taxa de serviço

Destinada a serviços não planejados a serem executados pela franqueadora na unidade franqueada. Em muitos casos, já está inclusa na taxa de franquia.

No Brasil, o mercado de franquias é regulamentado pela Lei de Franquias, que estabelece regras a serem cumpridas pelo franqueador e pelo franqueado. Entre as principais está a elaboração da Circular de Oferta de Oferta da Franquia (COF), documento desenvolvido pelo franqueador, no qual são apresentadas as condições gerais do negócio, os aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades, além das bases de cálculo do negócio.

No site da Associação Brasileira de Franchising (ABF) você encontra uma lista com os tipos de franquias e os investimentos para cada uma delas.

Franquias em pequenas cidades e regiões periféricas

Franquia de panificação nas periferias; como funciona a franquia de entrega de pães

Para aqueles que moram em cidades pequenas, com menos de 50 mil habitantes, a abertura de uma franquia pode gerar certa insegurança. No entanto, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que cerca de 36% dos 5,5 mil municípios brasileiros possuem menos de 50 mil habitantes. Ou seja, trata-se de um grande mercado a ser explorado.

Baixa concorrência, aluguéis com valores atrativos e, em muitos casos, incentivos fiscais das prefeituras passaram a despertar a atenção das redes de franquias, que estudam modelos específicos para as pequenas cidades.

O potencial turístico das cidades, assim como a existência de shopping centers e o PIB per capita, são algumas das características levadas em conta pelas redes, que também fazem estudos de geomarketing para verificar as carências e ou tendências de determinada região.

Os modelos mais promissores para essas regiões são as microfranquias, que oferecem baixo custo inicial, e as home-based, que podem ser operadas da casa do próprio franqueado. Negócios voltados para o cuidado com idosos, lavanderias, estética e beleza, produtos infantis, venda de semijoias e materiais para casa e construção são alguns exemplos de microfranquias.

É possível financiar a compra de uma franquia?

Se você decidiu empreender e abrir uma franquia, saiba que é possível obter financiamento para conseguir o investimento inicial necessário ou para alavancar seu negócio. Instituições financeiras públicas e privadas oferecem linhas de crédito com condições especiais para o mercado de franchising.

Alguns bancos privados oferecem crédito de até 50% do valor total do investimento, com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela e até quatro anos para a quitação, de acordo com o plano de negócios da franquia. O empréstimo pode ser usado para implantação ou abertura de uma unidade, compra de equipamentos e estoque, capital de giro ou antecipação de recebíveis.

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) também financia a compra de franquias. Junto ao franqueador, o BNDES viabiliza crédito para os franqueados, com suporte dos agentes financeiros credenciados. Basta falar com a marca de seu interesse e, depois de autorizado, se credenciar ao Cartão BNDES.

A própria marca franqueadora, em alguns casos, pode oferecer financiamento para os interessados no negócio. Mas, atenção: para não se enrolar financeiramente, é preciso saber identificar o tipo de empréstimo mais adequado às suas necessidades.

O mercado de franquias é promissor e está em alta.

Negócios em alta no mundo das franquias

Para 2023, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) estima que os setores mais impactados pela pandemia de covid-19 e que, recentemente, apresentaram recuperação com o fim das restrições impostas pela pandemia, são boas alternativas.

As áreas de hotelaria, turismo, alimentação e negócios voltados à saúde e bem-estar estão entre as mais promissoras. O segmento de serviços também é uma das apostas de crescimento, já que oferece comodidade e conveniência aos consumidores. 

Dados da Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, da ABF, mostram que o ramo de alimentação lidera o ranking das 50 maiores franquias, enquanto serviços e outros negócios é o segmento de maior representatividade entre as 10 maiores microfranquias.

Cuidados ao escolher uma franquia

Independentemente do tamanho do empreendimento escolhido, é importante ter cautela antes de assinar um contrato. Fazer pesquisas sobre a marca e a relação do franqueador com seus franqueados ajudará você a entender melhor as expectativas e a realidade do negócio, fatores essenciais para o sucesso da empreitada.

Verifique se a franqueadora é filiada à Associação Brasileira do Franchising. Mesmo sem ser obrigatória, ela garante alguns requisitos a serem cumpridos pelas marcas para fazer parte da entidade. 

Antes de assinar a Circular de Oferta de Oferta da Franquia (COF), faça uma análise minuciosa dos termos e, se possível, conte com a ajuda de um advogado para certificar-se de que todas as taxas se encontram ali discriminadas.