As principais tendências de consumo para antenar seus negócios em 2023

Descubra o que as pessoas vão buscar e saiba como direcionar a oferta de produtos e serviços para vender mais e crescer.

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30 de março de 2023 4 min. leitura

O sucesso de qualquer atividade lucrativa, seja ela desenvolvida por quem faz bicos, é profissional liberal ou dono do próprio negócio tem tudo a ver com o entendimento do consumidor. O segredo, pregam empreendedores bem-sucedidos, é oferecer ao consumidor aquilo que ele procura, no momento certo e da maneira como ele deseja.

Mas como antever essas necessidades? Ficar atento à evolução dos hábitos de consumo e da sociedade de modo geral é uma boa maneira de se preparar. Para apoiar você nisso, destrinchamos, aqui, os dados de algumas pesquisas que trazem as principais tendências de mercado. Esperamos que eles ajudem você a se posicionar à frente da concorrência e a fazer bons negócios em 2023. Boa leitura!

O que são tendências de consumo

As tendências de consumo trazem conceitos e hábitos que dão pistas sobre o comportamento do consumidor, levando em conta estudos e movimentos de mercado. Empresas especializadas analisam esses acontecimentos e como eles influenciam a forma como as pessoas escolhem o que compram, traduzindo-os em tópicos que ajudam empreendedores e empresas a guiarem suas estratégias de negócios.

Apenas para ficar em um exemplo: a pandemia do Covid-19 promoveu o crescimento dos e-commerces e das compras online e aumentou a procura por itens de higiene. Produtos e serviços com foco no autocuidado e bem-estar foram apontados por consultorias especializadas como duradouros e devem se manter em alta nos próximos anos.

Assim, as tendências de consumo ajudam a alinhar a oferta de produtos e serviços aos anseios das pessoas e empresas, tornando os fabricantes, prestadores de serviços e vendedores mais competitivos e bem-informados sobre como direcionar suas atividades para vender mais.

Principais tendências de consumo para ficar de olho em 2023

Para ajudar você a impulsionar e garantir a continuidade de seu negócio, reunimos aqui as principais tendências para ficar de olho em 2023 e nos próximos anos!

Idosos digitais

De acordo com a Euromonitor International, empresa de inteligência de negócios e análise de mercado, os consumidores com 60 anos ou mais se familiarizaram com os smartphones e estão mais presentes no mundo digital. É uma parcela importante da população que deve ser atendida também no mundo virtual, em plataformas, páginas e sites intuitivos e de fácil navegação.

Cuidado com o planeta

tendência de consumo 2023: consumidores mais conscientes e preocupados com o planeta

Nota-se, hoje, uma grande preocupação dos consumidores com as práticas sustentáveis das empresas, desde suas cadeias de produção até o ciclo de vida dos seus produtos. Pesquisas da Inova Consulting mostram que os consumidores se veem dispostos a descartar marcas que não se comprometam com essa temática.

Essa valorização do consumo sustentável também impulsiona a busca por produtos de segunda mão. A Euromonitor aponta que os consumidores estão migrando do desejo de posse de bens para o anseio de ter experiências, sem a necessidade de adquirir um produto. Iniciativas de economia circular, programas de reciclagem e venda reversa (recommerce) se tornarão mais presentes na sociedade.

Urbanos rurais

Nos últimos anos, vivemos uma valorização da casa, da simplicidade e da busca pela proximidade com a natureza. Com a possibilidade de trabalhar remotamente, muitas pessoas deixaram as cidades e se mudaram para os subúrbios ou para o campo, abrindo a possibilidade de expansão de negócios para além das capitais, por meio de meios digitais ou de novos pontos de vendas, inclusive, em parceria com outros tipos de comércios.

Comodidade e praticidade

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos últimos três anos surgiu um novo perfil de consumidor, mais caseiro e digital, que deseja comprar de forma fácil e rápida. A comodidade se tornou, assim, um ponto-chave, fazendo com que a busca pelo delivery, por exemplo, aumente ainda mais, em todos os setores. De acordo com pesquisa da GS&Inteligência e do Instituto Foodservice Brasil, os gastos com delivery cresceram 24% em 2021 e tendem a evoluir.

Essa busca por comodidade também impacta a maneira como os pagamentos são realizados. Segundo o Sebrae, formas autônomas como transferências via PIX, NFC ou QR Code são cada vez mais comuns e irão avançar nos próximos anos.

Ainda nessa linha, a Euromonitor aponta para um consumidor disposto a pagar mais para ter acesso aos seus produtos preferidos e que procura por maneiras criativas e alternativas para  ter os produtos e serviços que está habituado a adquirir.

Integração dos mundos físico e digital

tendência de consumo 2023: integração entre físico e digital é uma FORTE tendência de consumo para 2023

O mundo se tornou mais digital. Após a pandemia, os consumidores se acostumaram a comprar pela internet ou, ainda, acessar outros serviços online, como fazer consultas médicas via telemedicina, por exemplo. Ainda assim, segundo o Sebrae, as lojas físicas não serão abandonadas. Elas se transformarão em uma extensão das lojas virtuais, onde o consumidor pode tocar e experimentar aquilo que vê no digital.

De acordo com o Lab de Tendências da Casa Firjan, ambiente de inovação, educação e criatividade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a conexão entre o físico e o digital adquiriu ainda mais relevância, impactando desde a construção de tecnologias imersivas até espaços físicos mais autônomos e conectados.

A Opinion Box, consultoria especializada em pesquisas de mercado e experiência do consumidor, também reforça a importância do conceito de omnichannel, uma estratégia de vendas focada na integração entre os diferentes pontos de contato com o consumidor, ao permitir uma experiência integrada entre a loja física e digital. 84% dos consumidores valorizam, por exemplo, a possibilidade de comprar pela internet e retirar na loja ou, ainda, a de pesquisar preços na loja física e comprar online.

Indo além, a Euromonitor traz a tendência do Metaverso, com espaços imersivos, 3D e que usam a realidade aumentada para emular o mundo real. Nessa união entre o físico e o virtual, as redes sociais se tornam ainda mais fortes como canais de divulgação de produtos e serviços. Em 2021, mais de 30% dos consumidores compraram bens ou serviços depois de verem postagens de influenciadores ou anúncios no TikTok. Por isso, é importante que a marca se torne conhecida nas redes.

Experiência de compra e personalização

Outro ponto importante: os consumidores buscam por experiências inesquecíveis e prazerosas na hora da compra. Nesse sentido, os produtos por si só já não têm o valor de outros tempos - todo o processo de compra deve ser acompanhado por algo único, uma experiência capaz de estimular os cinco sentidos, como aponta estudos feitos pela Inova Consulting.

Ainda segundo a pesquisa da Opinion Box citada acima, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e consigam identificar seus interesses e 73% preferem comprar de marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas. Isso pode ser feito, por exemplo, ao oferecer recomendação de produtos de acordo com o perfil do consumidor ou, ainda, ao criar sistemas que permitem ao cliente criar sua própria forma de interagir com a marca.

O fato é que a experiência de compra nunca foi tão valorizada nas plataformas digitais, portanto, há ainda uma grande preocupação em tornar o acesso a sites e e-commerces cada vez mais amigável.

Bem-estar em primeiro lugar

tendência de consumo 2023: bem-estar e autocuidado das pessoas aparecem como tendência para 2023

Os cuidados com o corpo e a mente também estão em alta. A busca pela saúde, bem-estar, longevidade e felicidade se tornaram prioridade para as pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com rituais e momentos que promovem um estilo de vida mais saudável e equilibrado. A busca pelo bem-estar coloca em alta a procura por cremes e velas aromáticas, por espaços de relaxamento, prática de yoga e meditação, por exemplo.

Diversidade em alta

O consumidor espera ver diversidade e a inclusão nas empresas, por meio de ações e, também, de produtos e serviços voltados para os mais diferentes grupos da sociedade. O respeito é a palavra-chave, sem generalizações. Neste tópico, a Inova Consulting destaca a busca pela igualdade de gênero e eliminação do preconceito contra minorias, pessoas e grupos considerados "diferentes".

Como e onde se informar sobre tendências de consumo

Agora que você já conhece as principais tendências para 2023 e para os próximos anos, é importante se manter sempre atualizado e atento às mudanças que acontecem à sua volta. Para isso, existem diversos canais de consulta por tendências e relatórios com dados do mercado: Euromonitor, Google Trends, Sebrae, WGSN, e Inova Consulting são alguns exemplos.

Também é possível realizar pesquisas de satisfação com os clientes para obter feedbacks  que podem ajudar você a entender melhor o que o consumidor espera do seu produto ou serviço. Pode ser algo simples, como um pedido de avaliação, ou um formulário mais completo, o que for mais adequado ao seu público e viável para a sua atividade.


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