8 ideias para tirar seu pai do sufoco financeiro

Em tempos de inflação alta, descubra como surpreender o papai com um presentão que vai ajudá-lo a manter as contas em dia.

5 de agosto de 2022 5 min. leitura

O peso da inflação é sentido em todas as regiões do país, por pessoas de diferentes níveis econômicos. Mas há um público que fica especialmente vulnerável diante da alta generalizada de preços: os idosos. Com a aposentadoria contada (e muitas vezes insuficiente), fica difícil comprar alimentos e remédios, manter atividades de lazer e pagar as contas em dia.

Por isso, neste Dia dos Pais, que tal ajudar o seu paizão a sair do sufoco financeiro? O primeiro passo é entender o que está pesando mais no bolso dele. Mais do que um presente, esse gesto de empatia pode aliviar os gastos do mês, garantindo noites mais tranquilas e sem preocupações. Aqui vão algumas ideias!

1. Encha o tanque do carro de seu pai

O preço dos combustíveis está nas alturas. Nos últimos 12 meses, a gasolina subiu cerca de 20%. Isso significa que, se em julho de 2021 você gastava aproximadamente R$275 para encher um tanque médio, de 55 litros, hoje gastaria cerca de R$330. O valor pode ser ainda maior em algumas regiões do país. Por isso, encher o tanque do carro do paizão pode ser uma ótima ideia!

2. Compre os remédios do mês (ou do semestre)

Os medicamentos estão entre os itens que mais pesam no bolso dos idosos. Somente em 2022, eles aumentaram mais de 13%. Por isso, aí está um presentão para o papai: pague os remédios que ele precisa por determinado período. Assim, além da economia que ele irá fazer, você também ficará mais tranquilo sabendo que ele está mantendo a saúde em dia.

3. Pague um boleto atrasado do papai

Muitas pessoas fazem malabarismos para quitar as faturas, revezando o pagamento das contas para evitar o corte de serviços. Em outros casos, não têm como pagar os boletos atrasados. Com jeitinho, descubra se tem alguma conta ou boleto em aberto tirando o sono de seu pai. E ofereça-se para pagar, ajudando-o a ficar menos estressado.

8 ideias para tirar seu pai do sufoco financeiro: filha fazendo comida para o pai

4. Faça um almoço e deixe marmitas no freezer

Preparar uma refeição para alguém é um gesto de afeto. E, em tempos de inflação, um carinho a mais. A dica, nesse caso, é levar todos os ingredientes e preparar um almoço ou jantar caprichado para o papai. A ideia é fazer sobrar e deixar várias marmitas prontinhas no freezer. Cada vez que ele aquecer, irá se lembrar de você! Outra opção é levar as marmitas já prontas, economizando também o gás. Cozinhou na casa dele? Deixe a pia e o fogão limpos antes de ir embora.

5. Monte uma mini-horta para seu pai 

Para driblar o preço dos alimentos, a dica é montar uma horta na casa do seu pai. Compre vasos ou caixotes para plantar, terra, adubo orgânico, mudas - alface, salsinha, cebolinha, rúcula e pimentão, entre outras -, regador e um kit de ferramentas de jardinagem. Assim, você junta três benefícios em um único presente: economia com a compra desses itens no dia a dia, alimentação saudável e um novo passatempo!

6. Restaure um móvel ou ajude pintando a casa

Muitas vezes um pequeno reparo em um móvel ou equipamento quebrado pode solucionar um problema que incomoda seu pai há tempos. E evita gastos com a compra de um item novo. Se você tem talento manual, pode até mesmo encarar a tarefa sozinho! E se com os preços altos fica difícil reformar a casa, muitas vezes a simples pintura de uma parede já faz toda a diferença. Então, tinta e rolo na mão! 

8 ideias para tirar seu pai do sufoco financeiro: filho dirigindo com o pai no passageiro

7. Seja o motorista particular de seu pai neste mês

Seu pai depende muito de serviços de transporte por aplicativo? Aproveite para mimá-lo oferecendo caronas durante o mês de agosto. Além da economia, já que o preço desse tipo de serviço subiu mais de 62% em 2022, os momentos que dividirão juntos, no carro, podem render ótimas conversas!

8. Convide seu pai para uma caminhada

O contato com a natureza reduz o estresse, melhora a saúde física e mental e, olha só: ajuda a turbinar a memória. É o que mostra um estudo feito pela Universidade de Michigan. E, muitas vezes, passar um tempo juntos, ao ar livre, é tudo o que seu pai precisa para respirar mais leve e deixar a cabeça longe dos problemas. Mesmo que por um tempo curto, o passeio pode ser divertido e, quem sabe, entrar na rotina da família.

EXTRA: Mas, afinal, o que leva à alta dos preços?

A alta na inflação tem inúmeras causas: o preço das mercadorias, o impacto na produção, a oferta e a procura de produtos e serviços e outros fatores. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses ela já acumula 11,89%, o que, na prática, diminui o poder de compra dos brasileiros. Alimentos se destacam dentre os produtos que se tornaram mais caros nesse ano, assim como os combustíveis e, consequentemente, o serviço de transporte por aplicativo.

Por isso, é preciso ser criativo e encontrar formas de driblar a inflação!

Gostou dessas dicas? Compartilhe também nas suas redes sociais e ajude outras famílias a alegrarem o dia daquele pai que dedicou tudo à você!

DESTAQUES
ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?
CONTEÚDO RELACIONADO