Brasileiros terão oportunidade de negociar dívidas em atraso em novembro

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira acontece de 1 a 30 de novembro. A Iniciativa é realizada pela Febraban, em parceria com o Banco Central, a Senacon e o Senado Federal

Mutirão de negociação de dívidas: casal coloca no papel as dívidas que precisam ser pagas
21 de outubro de 2021 5 min. leitura

Três de cada quatro brasileiros possuem dívidas em atraso. Se você está entre eles, fique atento, porque vem aí uma ótima oportunidade para negociar os débitos e recuperar o controle de sua vida financeira. O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Senado Federal, acontece entre os dias 1 e 30 de novembro de 2021.

As dívidas serão negociadas por meio do portal Consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para que encontrem alternativas para resolver conflitos de consumo. A iniciativa conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.

Quem pode negociar

Qualquer pessoa que tenha dívidas em atraso contratadas com bancos ou outras instituições financeiras. É importante lembrar que as dívidas a serem negociadas não podem possuir bens em garantias. Portanto, financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não entram no Mutirão.

Como descobrir se você tem dívidas em atraso

Para descobrir quais são as suas dívidas, você pode acessar um relatório atualizado mantido pelo Banco Central, chamado Registrato. Ali, você pode consultar informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome, a lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, as suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros e as dívidas em seu nome no Cadin Federal. 

Como fazer? É simples, basta seguir o passo a passo demonstrado neste tutorial em vídeo. Depois,  é só acessar o site e dar continuidade à consulta. E pode ficar tranquilo: os relatórios são sigilosos e só podem ser consultados por você.

Posso negociar dívidas em dia?

Se suas dívidas estão em dia, você não poderá negociá-las no Mutirão. A iniciativa só atende pessoas com dívidas em atraso. Se você já percebeu que terá dificuldades para pagar parcelas que ainda vão vencer, a dica é entrar em contato direto com seu banco, explicar a situação e buscar a melhor alternativa para o seu caso.

Negociação de dívidas mutirão de negociação novembro 2021: casal celebrando a quitação das dívidas

Saiba o valor com que poderá contar para pagar

Prepare-se descobrindo quanto dinheiro você tem disponível para quitar seus débitos. Seguindo alguns passos simples, fica fácil saber quanto do seu orçamento você pode utilizar para quitar suas pendências. Primeiro, faça uma lista das contas que você tem em atraso, com o valor de cada parcela e o total devido.

Depois disso, organize seu orçamento mensal, listando receitas e despesas (inclusive as do dia a dia).  Para facilitar as coisas, você pode usar uma das Planilhas do Meu Bolso em Dia. 

Com o orçamento organizado, é hora de conversar com sua família para que todos compreendam que é preciso quitar as dívidas em atraso, e que, para isso, talvez seja necessário cortar ou reduzir gastos temporariamente, ou até mesmo vender algum bem (automóvel, por exemplo) para reduzir gastos.

Mas não se esqueça: você terá as contas normais da casa para pagar, e sempre surge algum gasto extra. Leve isso em conta e reserve o dinheiro que será usado exclusivamente para quitar as dívidas em atraso.

Como economizar para pagar dívidas

Além de ajudar na quitação de dívidas, o Mutirão também tem o objetivo de orientar financeiramente o consumidor. Quando o assunto é economizar, os conteúdos do Meu Bolso em Dia são uma ótima fonte de aprendizado. 

Seja para administrar melhor os gastos com supermercado, poupar no consumo de água e energia, ou gastar menos com medicamentos, as dicas podem ser muito úteis. Aqui, você também encontra informações que podem ajudar a fazer um retrato de sua situação financeira. Também é válido saber mais sobre seus direitos com os cursos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você tem mais de uma dívida para negociar

Você pode aproveitar o mutirão para negociar várias dívidas. Só que, para isso, precisará abrir uma negociação com cada empresa para a qual você deve. Entre na plataforma Consumidor.gov.br, descubra se a empresa participa da iniciativa e abra um pedido de negociação com ela.

Mas não se esqueça: o valor disponível no mês para o pagamento das dívidas deve caber no seu bolso. Nesta matéria, você confere dicas e ferramentas para organizar melhor suas finanças e se preparar para quitar os débitos sem dores de cabeça.

O que fazer quando não há dinheiro suficiente para negociar

Existem pessoas que simplesmente não contam com dinheiro suficiente para quitar as dívidas, devido, principalmente, ao superendividamento. Neste caso, procure o Procon da sua cidade ou o centro de acolhimento a superendividados mais próximo e busque orientações. Os Procons estaduais e municipais mediam conflitos entre consumidores superendividados e empresas, além de prestar suporte na renegociação de dívidas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, você pode recorrer ao Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) do Núcleo de Tratamento do Superendividamento, mantido em parceria pelo Procon-SP e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Como participar do Mutirão e iniciar as negociações

Agora é hora de saber como participar do mutirão e começar, de fato, a renegociar suas dívidas. É simples: primeiro,  você deve se cadastrar no site Consumidor.gov.br. Para facilitar, veja o tutorial em vídeo

Depois de realizar o cadastro,  acesse o site, faça o login,  selecione a instituição com a qual deseja negociar (confira se a mesma está cadastrada no site) e siga as orientações. Depois disso, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder sua solicitação.

Agora que você já sabe como utilizar os serviços do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, não perca tempo e faça seu cadastro. Nunca é tarde para recuperar sua saúde financeira, concretizando seus sonhos e objetivos livre das restrições provocadas pela inadimplência. E se você conhece outras pessoas que estejam endividadas ou  precisam de orientação financeira, não deixe de ajudá-las compartilhando esta matéria!

DESTAQUES
ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?
CONTEÚDO RELACIONADO
Organizar as finanças
11 min. leitura
Sair das dívidas
7 min. leitura
Organizar as finanças
6 min. leitura
Organizar as finanças
7 min. leitura
Organizar as finanças
10 min. leitura
Sair das dívidas
3 min. leitura