Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) melhora em 2024

Indicador é o melhor dos últimos 3 anos, menor pressão sobre o orçamento eleva o Índice.

Índice de Saúde Financeira do Brasileiro 2024 Febraban
25 de outubro de 2024 5 min. leitura

A saúde financeira dos brasileiros melhorou no último ano. A quarta rodada da pesquisa que mede o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em cooperação técnica com o Banco Central (BC), mostrou que houve melhora na saúde financeira no país em 2024, com aumento da média geral para 56,7. O resultado só ficou atrás de 2020, quando o índice atingiu 57,2 pontos.

O índice foi medido em uma pesquisa de campo realizada em todo o país entre 15 de maio e 29 de julho e contou com mais de 5 mil respondentes maiores de 18 anos. Para isso, usa uma escala de 0 a 100 pontos e, de acordo com a pontuação, classifica cada pessoa em uma das sete faixas (ou níveis) de saúde financeira que compõem o I-SFB.

O resultado apontou um crescimento no índice geral, que passou de 56,2 em 2023 para 56,7 em 2024. Quanto maior o índice, melhor a saúde financeira. O avanço reflete os esforços conjuntos dos bancos, das ações setoriais desenvolvidas pela Febraban e do Banco Central para fortalecer a educação e a inclusão financeira no país

Em nosso podcast, Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, comenta mais detalhes sobre o Índice. Confira agora:

Conheça, também, os principais achados da pesquisa e saiba como descobrir o seu Índice de Saúde Financeira!

Saúde financeira melhora no Brasil

Após uma significativa queda na saúde financeira da população devido à pandemia, seguida por um período de estagnação econômica, o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro apresentou sinais de recuperação. O resultado deste ano revela que os brasileiros estão enfrentando um pouco menos dificuldades para gerenciar suas finanças e controlar o orçamento. Confira a evolução do índice nos últimos anos:

evolução do índice de saúde financeira do brasileiro

Situação financeira dos brasileiros 2024

Entre os destaques da pesquisa, está a diminuição do número de pessoas que relatam enfrentar aperto financeiro: 48,4% dos entrevistados afirmaram vivenciar algum nível de dificuldade financeira, uma queda de 1,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Também houve uma redução na parcela daqueles que sofrem para pagar contas, passando de 43,2% em 2023 para 41% este ano. A pressão sobre o orçamento também diminuiu: apenas 3 em cada 10 entrevistados afirmaram que seus gastos foram maiores do que a renda, uma queda de 0,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

resultados do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro Febraban 2024 apresentam melhoras

Outro ponto positivo foi o aumento do controle financeiro e da capacidade de poupar: 58,6% dos brasileiros afirmaram que conseguem fazer sobrar dinheiro com alguma frequência ao final do mês, um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação a 2023. Além disso, 48,6% dos entrevistados disseram que sabem como controlar seus gastos para não ultrapassar o orçamento, uma melhora de 2,2 pontos percentuais.  

 Índice de saúde financeira do brasileiro mostra avanço da educação financeira no país

A pesquisa mostrou, ainda, que quase metade dos brasileiros sabe se informar para tomar boas decisões financeiras, enquanto 37,5% entendem que precisam buscar orientação, reconhecendo a importância da educação financeira para a construção de uma boa relação com o dinheiro. 

Confira os resultados completos da pesquisa na página do I-SFB.

Desafios e oportunidades mapeadas no I-SFB

desafios mapeados pelo Índice de Saúde Financeira do Brasileiro

Este foi o primeiro ano, desde o lançamento do Índice, em 2020, que os resultados indicaram uma evolução. No entanto, apesar dos avanços, ainda há desafios e oportunidades para promover mais educação e inclusão financeira no país.

Um ponto que permaneceu inalterado foi a capacidade de lidar com despesas inesperadas: apenas 32,4% afirmaram que conseguiriam arcar com esse tipo de gasto, o mesmo percentual de 2023. Além disso, 67,2% dos entrevistados ainda não se sentem seguros em relação ao futuro financeiro. 

Esses números revelam que, embora a saúde financeira esteja melhorando, ainda há muito a ser feito, especialmente no que diz respeito à segurança financeira de longo prazo e à construção de uma reserva de emergência capaz de ajudar a não estourar o orçamento mesmo diante de situações inesperadas.

Como descobrir o seu Índice de Saúde Financeira

O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) é uma ferramenta gratuita, que ajuda você a entender melhor como anda a sua situação financeira e como ela pode ser melhorada. Para descobrir o seu índice, basta acessar a página do I-SFB e preencher um questionário rápido. 

São perguntas simples, que permitem que você reflita sobre a sua relação com o dinheiro, sua capacidade de pagamento e grau de segurança em relação ao futuro. Ao responder a essas questões, você recebe um retorno indicando os aspectos que você precisa trabalhar para que sua saúde financeira siga avançando.

O I-SFB também oferece uma visão comparativa com o resultado de pessoas que possuem um perfil semelhante ao seu, mostrando a média dos brasileiros por faixa de renda, idade, região, nível educacional e estado civil. 

Como melhorar o seu I-SFB com o Meu Bolso em Dia

Aprenda educação financeira com o Meu Bolso em Dia

A plataforma Meu Bolso em Dia é um espaço onde você pode aprender de graça sobre como organizar as contas, sair das dívidas, economizar e começar a investir. Tudo com uma trilha personalizada de acordo com o seu perfil e pensada para você aprender do seu jeito. A jornada de aprendizagem é formada por artigos, vídeos, cursos e ferramentas criadas por especialistas. Além disso, a cada curso concluído você acumula pontos que podem ser resgatados por incentivos oferecidos pelos bancos cadastrados no programa de recompensas.

Acesse agora e aprenda gratuitamente!

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?