Plataforma Meu Bolso em Dia: Aqui, você aprende a cuidar das finanças de graça!

E ainda tem acesso a outros benefícios e recompensas! A plataforma foi desenvolvida pela Febraban em parceria com o Banco Central para apoiar a jornada de saúde financeira do brasileiro.

Plataforma Meu Bolso em Dia. Ilustração de homem subindo um gráfico-escada. Texto fala que é para se organizar financeiramente é preciso foco e disciplina.
11 de maio de 2022 5 min. leitura

Imagine um lugar onde você possa aprender a cuidar de finanças, descobrir caminhos para sair das dívidas, dar seus primeiros passos como investidor e entender como construir uma vida financeira mais saudável e próspera para você e sua família. Sem pagar nada para ter acesso a tudo isso e ainda ganhar recompensas que podem ser trocadas por benefícios em bancos e lojas parceiras. A Plataforma Meu Bolso em Dia é exatamente assim!

Ela foi criada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, com o apoio dos bancos, demais instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional e especialistas em finanças pessoais e comportamentais. O objetivo é oferecer conteúdos de educação financeira com um propósito: ajudar pessoas a aprenderem a lidar melhor com o dinheiro em todas as esferas da vida. Sem complicação e cada um do seu jeito.

Assim, na Plataforma Meu Bolso Dia, você vai acessar uma jornada personalizada para o que precisa neste momento. São materiais, cursos curtos e vídeos planejados para o perfil de cada tipo de pessoa e de problema financeiro. Tudo começa com a sua radiografia financeira. É a partir dela que você vai encontrar o seu caminho de aprendizagem que mais interessa a você.

O que você vai encontrar na Plataforma Meu Bolso em Dia

Estão disponíveis na plataforma muitos artigos, planilhas para facilitar a organização financeira e diversos cursos, que abordam o controle do dinheiro, planejamento, investimentos e outros assuntos relevantes. 

E tem mais: aqui você tem muita interatividade nos conteúdos multimídia, tornando tudo ainda mais interessante. A gamificação também entra em cena, oferecendo uma experiência inovadora e uma aprendizagem atrativa e divertida. 

Os conteúdos estão organizados nas seguintes trilhas: Sair das Dívidas, Começar a Poupar e Investir Melhor. Logo que faz o cadastro, você pode escolher uma delas e, a partir dessa escolha, todo o conteúdo disponibilizado irá proporcionar as ferramentas necessárias para a conquista do objetivo ligado à trilha selecionada. Assim, você pode personalizar o que você irá aprender: 

A ferramenta está sendo ampliada para se tornar ainda mais completa. Por enquanto, os conteúdos são mais focados em organização financeira, noções de planejamento para atingir objetivos e um passo a passo para sair das dívidas. E, como explicamos a seguir, você pode confiar nas informações que irá encontrar.

Conteúdo criado por especialistas

As trilhas de aprendizagem foram criadas por educadores financeiros e receberam contribuições de especialistas e membros da Comissão de Cidadania Financeira da Febraban. Tudo para colocar à sua disposição conteúdos de qualidade, gratuitos e imparciais, ou seja, não há oferta de qualquer produto ou serviço, apenas informação e orientação prática para o seu dia a dia.

Os materiais disponíveis são apresentados em vários formatos e abordam temas como planejamento financeiro, soluções para sair das dívidas, hábitos e maneiras de poupar, formação da reserva de emergência, investimentos e relação com o dinheiro. Todos os conteúdos utilizam uma linguagem acessível a diferentes perfis e faixas etárias. 

Quem busca renegociar suas dívidas, por exemplo, encontra o suporte de que precisa para mapear sua vida financeira e desenvolver um plano sustentável e duradouro para se livrar das dívidas. Para facilitar, os assuntos são organizados por tema, como nos exemplos a seguir:

como usar a Plataforma Meu Bolso em Dia para melhorar sua disciplina financeira

Um índice que serve para comparar e melhorar sua saúde financeira

Além de conteúdo informativo, você encontra na Plataforma Meu Bolso em Dia recursos interativos, tarefas e simuladores para colocar em prática o que aprendeu. Uma novidade é o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), por meio do qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar as principais vulnerabilidades financeiras e personalizar estratégias para reequilibrar as contas.

Plataforma Meu Bolso em Dia: Aqui, você aprende a cuidar das finanças de graça!: print do processo, tela do início do Índice de Saúde Financeira

Ter acesso à educação financeira de qualidade é importante para todos os cidadãos e para o país: de acordo com Isaac Sidney, presidente da Febraban, “educação financeira é um instrumento fundamental para a economia do país e das pessoas. A plataforma Meu Bolso em Dia já trouxe novidades importantes. Agora buscamos unir conteúdo e recompensa para estimular ainda mais o interesse dos brasileiros pelo tema. Maior consciência, informação e engajamento em torno da vida financeira têm efeitos positivos para todos os setores econômicos. Só há ganhos".

Nesse sentido, a Plataforma Meu Bolso em Dia é uma excelente ferramenta, desenvolvida em parceria com um órgão regulador, o Banco Central do Brasil. Segundo Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, a plataforma é “a mais importante iniciativa de cooperação técnica entre o Banco Central e a Febraban, e tem o potencial de levar educação financeira a milhões de pessoas.”

Assista o vídeo abaixo e entenda melhor como funciona o Índice de Saúde do Brasileiro e quais benefícios ele pode trazer para a sociedade e para o sistema financeiro nacional.

Trilhas de aprendizagem sob medida

A plataforma Meu Bolso em Dia é aberta e gratuita. A jornada de navegação é simples e intuitiva, convidando você a desenvolver novos hábitos em relação às suas finanças e reforçando a importância de colocar em prática aquilo que já aprendeu.

Cada trilha de aprendizagem começa pelo preenchimento do Índice de Saúde Financeira, comparando-o com a média nacional. A partir daí, é definido seu perfil de usuário. Com base nas opções escolhidas por você no momento do cadastro na plataforma, os conteúdos das trilhas de aprendizagem são personalizados, dando acesso aos cursos e conteúdos condizentes com seus objetivos.

Quando um novo comportamento for identificado, ele será objeto de uma trilha de conhecimento específica.

cursos financeiros da Plataforma Meu Bolso em Dia: print do processo, opções de trilhas de educação financeira

Gamificação: ganhe recompensas financeiras em bancos e lojas

Um dos principais destaques da plataforma são os cursos e conteúdos oferecidos, que não apenas abordam assuntos relevantes para o seu perfil de usuário, como também recompensam você com pontos a cada missão cumprida. Essas tarefas podem ser a leitura de um artigo, um curso realizado ou a resposta a uma enquete, por exemplo.

Entre os incentivos, estão assessoria financeira, voucher de compras nas lojas e desconto ou melhores taxas em renegociação de dívidas com bancos. O objetivo é estimular o engajamento na plataforma, proporcionando saúde financeira aos usuários e ampliando o conhecimento sobre finanças pessoais e educação financeira.

Dessa maneira, você aprende ao mesmo tempo em que seu perfil evolui, melhorando seu progresso, e aumentando o seu saldo de pontos virtuais que podem ser convertidos em benefícios oferecidos pelos bancos e lojas parceiras. Enquanto acompanha seu progresso e mudança de nível, o seu Índice de Saúde Financeira pode melhorar:

Plataforma Meu Bolso em Dia: Aqui, você aprende a cuidar das finanças de graça!: print do processo, exemplo da evolução na plataforma

Como resgatar benefícios e recompensas na Plataforma Meu Bolso em Dia

Para visualizar as recompensas, basta se conectar com o banco com o qual você tem relacionamento no menu “incentivos” ou “relacionamento”, dentro de seu perfil, após concluir seu cadastro na plataforma. Você também pode ganhar benefícios nas lojas parceiras do programa.

Agora que você conhece mais sobre a Plataforma Meu Bolso em Dia, é hora de fazer seu cadastro e aproveitar todas as vantagens que ela oferece, seja para manter uma vida financeira saudável ou para aprender a resolver situações que muitas vezes causam grandes dores de cabeça.

Além disso, é importante dividir seu conhecimento! Compartilhe esta matéria com seus amigos e familiares, convidando todos a conhecerem esta iniciativa que tem transformado a vida de tantos brasileiros!

==============================

Matéria publicada em 17/03/2022 e atualizada em 11/05/2022

DESTAQUES
ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?
CONTEÚDO RELACIONADO
Organizar as finanças
5 min. leitura