Empreendedor tira férias?

Se você é dono do seu próprio negócio ou pensa em ser empresário, saiba que com planejamento é possível, sim, tirar alguns períodos para descansar sem prejuízos para o negócio

7 de julho de 2021

férias para empreendedor, dicas como tirar férias sendo dono do próprio negócio

Conteúdo produzido pelo Sebrae-MG para o Meu Bolso em Dia

O mês de julho chegou e, para alguns, acompanhado das tão sonhadas e esperadas férias! Hora de se concentrar em atividades que ajudem a relaxar, de silenciar aquele grupo nas redes sociais onde só se fala sobre trabalho e desligar o alarme, que todos os dias avisa, bem cedinho, o horário de sair da cama.

Mas esse momento nem sempre é acessível. Quem decidiu ser dono do próprio negócio, por exemplo, costuma encontrar alguns obstáculos para planejar uma folga em meio a uma rotina intensa de trabalho.

As férias do empreendedor e o desafio de se desconectar da empresa

Diferente do empregado registrado, muitos empresários passam um longo período de tempo sem tirar férias. Eric Darioli, analista do Sebrae Minas, lembra que “todo empregado registrado tem, por lei, o direito de tirar férias após o período de 12 (doze) meses subsequentes à data em que foi contratado. O empresário, porém, não tem esse direito prescrito por lei e, por isso, muitos não sabem o que é férias desde que decidiram abrir suas empresas.”

Para quem é dono do próprio negócio, separar um tempo para relaxar e curtir alguns dias de férias é algo desafiador. Principalmente nos empreendimentos de pequeno porte, onde a presença do empresário é muito importante para o bom funcionamento do negócio.

Mas, ainda assim, é essencial se planejar para tirar alguns dias de descanso e se desligar dos assuntos relacionados à empresa. Darioli, ressalta que “dar uma pausa é fundamental para a saúde física e mental de todo ser humano. É preciso descansar do trabalho e recarregar as baterias para voltar com ainda mais energia para lidar com os desafios diários.”

Os benefícios para o empresário e para a empresa ao ter o período de férias

Darioli comenta, ainda, que são muitos os benefícios para aqueles empresários que decidem e conseguem tirar férias, inclusive para o crescimento da empresa. Por exemplo:

Resolução de problemas

Sair um pouco do “meio do furacão” pode ajudar a ter uma visão diferente do problema e, dessa forma, conseguir resolvê-lo.

ao tirar férias o empreendedor toma melhores decisões

Melhora da Criatividade

Dar uma pausa, conhecer lugares novos e relaxar ajuda, e muito, o cérebro a ser mais criativo e, assim, enxergar inclusive novas possibilidades para o negócio.

ao tirar férias o dono da empresa melhora criatividade

Descanso mental

À medida em que se trabalha muito, e sem parar, é normal que isso cause um grande cansaço mental. O que pode dificultar a sua habilidade de gerenciar a empresa. Por isso, fazer uma pausa é essencial para retomar as forças para o crescimento do empreendimento.

descanso mental é um dos principais benefícios quando empreendedor tira férias

Agora que já conversamos sobre os benefícios, que tal compreender como se planejar antes de sair de férias?

As principais dicas para planejar suas férias sendo dono(a) da empresa

Eric Darioli preparou algumas dicas essenciais para que você, empreendedor, possa se planejar adequadamente e tirar as tão sonhadas férias. Caso você ainda não tenha o seu próprio negócio, mas pensa em se tornar um empresário futuramente, essas dicas valem para ficar atento e saber como se organizar, também, para que tenha esses momentos de descanso:

Dica #1: Treine alguém para ser o responsável enquanto você não estiver 

Em qualquer momento que estiver ausente é preciso que alguém responda por você, não somente nas férias. É importante que essa pessoa tenha autonomia para as tomadas de decisão, de acordo com o seu treinamento.

Dica #2: Avalie a situação financeira da empresa

Antes de tirar férias é preciso analisar como estão as finanças da sua empresa. Faça uma projeção de Fluxo de Caixa para analisar as contas a receber e a pagar da empresa nos próximos dias e, assim, evite surpresas no período que estiver ausente. Também analise como está sua reserva financeira para imprevistos - lembre-se de que é importante ter de 3 a 6 meses de despesas fixas para eventuais imprevistos.

Dica #3: Planeje suas finanças e da família

Mesmo que o caixa da empresa esteja com saldo grande, é muito importante ter em mente que o Capital de Giro é da empresa, não do empresário. Assim, você poderá planejar financeiramente suas férias, sem impactar nas finanças do negócio. Afinal, as contas do empreendedor merecem o dobro de atenção.

Dica #4: Divida suas férias ao longo do ano evitando ficar muito tempo fora 

Se for possível, divida suas férias em dois ou três períodos durante o ano. No caso dos pequenos negócios a presença do dono é muito importante, por isso, ficar 30 dias ausente pode ser muito arriscado. Divida em dois períodos de 15 dias ou três períodos de 10 dias, por exemplo.

Dica #5: Deixe tudo organizado antes de sair de férias

Resolva todas as pendências antes de tirar férias, verifique o que precisa ser feito nos dias em que estará fora e também aquilo que ainda não foi feito e que dependa apenas de você. Não deixe nada acumulado para resolver somente quando voltar.

Dica #6: Treine sua equipe

O processo de gerenciar sua equipe é diário – você precisa recrutar, capacitar e desenvolver sua equipe para ter "senso de dono". Só assim você terá tranquilidade para tirar férias. Uma equipe sem autonomia e treinamento terá muita dificuldade em ficar sem a figura do chefe, pois depende dele para todas as tarefas. Avalie os processos internos, treine bem os funcionários para saberem seus papéis dentro da empresa e desenvolva comportamentos de liderança, resolução de problemas, criatividade e comunicação entre os colaboradores.

Assim...

Independentemente do período que você escolher para tirar as suas férias, entenda que o planejamento é essencial para minimizar os riscos de algum contratempo previsível acontecer enquanto você estiver fora.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para lhe dar ainda mais confiança durante seu descanso, e, boas férias!

Leia mais sobre:

Conteúdos Relacionados