De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de um quarto dos empregos (23%) deverá mudar nos próximos cinco anos. O documento consolida dados de uma pesquisa feita com as 803 maiores empresas do mundo. Junto, elas empregam mais de 11 milhões de pessoas em 45 países. Os executivos dessas organizações estimam que 69 milhões de novos empregos sejam criados e 83 milhões sejam eliminados ainda nesta década, ou seja, 14 milhões de postos de trabalho devem deixar de existir ao redor do globo.
Outra pesquisa, divulgada pela edX, plataforma de educação das universidades Harvard e MIT, revela que 800 altos executivos e 800 funcionários de empresas acreditam que, graças à inteligência artificial, quase metade (49%) das competências da força de trabalho atual não serão relevantes daqui a dois anos.
Mas quais serão as competências necessárias em uma nova economia, predominantemente digital e de baixo carbono? Há oportunidades em vários setores. A dica é buscar conhecimento e formação em áreas em ascensão para se manter competitivo no mercado de trabalho. Trazemos, aqui, uma curadoria de 25 profissões em quatro áreas que, de acordo com estudos garimpados na internet, vão ditar o futuro do emprego nos próximos anos.
Empregos verdes
A crise climática já provoca efeitos devastadores para as pessoas e para a economia, como vimos recentemente na situação dramática provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Nesse cenário, cresce a pressão para que as empresas e governos impulsionem a transição para a chamada economia verde, baseada em baixa emissão de gases de efeito estufa, preservação ambiental e inclusão social.
Nesse novo modelo econômico, ganham destaque a utilização de energias renováveis, a eficiência energética, o uso consciente de recursos naturais, o transporte sustentável, o uso adequado da terra, a agricultura regenerativa, a reciclagem e a economia circular.
O fato é que a inovação e o avanço das tecnologias limpas estão transformando o mercado e criando novas oportunidades de emprego. Confira algumas funções que estão se destacando a partir dessa tendência.
Instaladores de energia solar e eólica
Com o aumento da demanda por energia renovável, há uma crescente necessidade de profissionais para instalar e manter sistemas de energia solar e eólica. Há oportunidades para profissionais com qualquer nível de escolaridade trabalhar como instalador, confeccionador de componentes, reparador e outras especializações. Para isso, o profissional precisa buscar uma formação técnica em instituições como o Senai.
Engenheiros e técnicos em eficiência energética
Profissionais qualificados são necessários para projetar, implementar e fazer a manutenção de soluções de eficiência energética em edifícios, indústrias e infraestruturas. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria de São Paulo (CNI), a previsão é que o número de empregos nessa área vai saltar de 136 mil (2018) para 452 mil em 2030. A formação é técnica e está disponível no Senai e em outras instituições.
Técnicos em reciclagem e gerenciamento de resíduos
Com o aumento da conscientização sobre a importância da reciclagem e da economia circular, há demanda por profissionais preparados para gerenciar e operar instalações de reciclagem e tratamento de resíduos. Há diversos cursos no mercado voltados à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que ajudam a capacitar para essa função, como este oferecido pelo SENAC.
Especialistas em transporte sustentável
Com a transição para veículos elétricos e sistemas de transporte público mais eficientes, há oportunidades para engenheiros de transporte, planejadores urbanos e técnicos em sistemas de transporte. A Enap - Escola Nacional de Administração Pública oferece gratuitamente, por meio da Escola Virtual do Governo, o curso Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável, para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nessa área.
Desenvolvedores de tecnologias verdes
Com o avanço da tecnologia verde, há uma demanda crescente por desenvolvedores de software, engenheiros de hardware e cientistas de dados para criar e aprimorar tecnologias como armazenamento de energia, captura de carbono e materiais sustentáveis. O programa INCO Academy Green Digital Skills, criado pela Microsoft em parceria com o LinkedIn, capacita os participantes a desenvolver soluções digitais sustentáveis. As inscrições para a próxima turma vão até 22/maio.
Empregos tecnológicos
Mito ou verdade: a tecnologia vai acabar com o emprego? No que diz respeito à adoção de tecnologia, big data, computação em nuvem e inteligência artificial estão entre as principais apostas. Mais de 75% das empresas pretendem adotar essas tecnologias nos próximos cinco anos. Além disso, os dados revelam o impacto da digitalização do comércio e do mercado.
Plataformas digitais e aplicativos são as tecnologias mais cogitadas para adoção pelas organizações pesquisadas, com 86% delas esperando incorporá-las às suas operações nos próximos cinco anos. Para atender à crescente demanda por habilidades técnicas e especializadas, uma variedade de empregos está sendo criada ou ampliada.
Cientista de dados
Profissional responsável por coletar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados para extrair insights valiosos e apoiar a tomada de decisões estratégicas. A Escola Virtual do Governo oferece mais de 600 cursos abertos e gratuitos, muitos deles voltados à capacitação nas áreas de tecnologia, ciência, proteção e análise de dados.
Engenheiro de machine learning
Especialista em desenvolver algoritmos e modelos de aprendizado de máquina para automatizar processos, fazer previsões e identificar padrões em grandes volumes de dados.
Arquiteto em soluções em nuvem
Profissional que projeta e implementa infraestruturas de computação em nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud, para hospedar aplicativos e serviços digitais de forma eficiente e escalável.
Desenvolvedor de software
Especialista em criar e manter aplicativos e sistemas digitais usando linguagens de programação e tecnologias adequadas para big data, inteligência artificial e computação em nuvem.
Especialista em segurança da informação
Profissional responsável por proteger os dados e sistemas de uma organização contra ameaças cibernéticas, garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações. A Udemy é uma plataforma que conecta instrutores e alunos no mundo todo, e possui vários cursos nessa área a preços acessíveis.
Engenheiro de DevOps
Especialista em desenvolvimento e operações, responsável por automatizar processos de desenvolvimento, integração, entrega e implantação de software em ambientes de computação em nuvem.
Analista de Business Intelligence
Profissional que transforma dados em informações acionáveis, desenvolvendo painéis e relatórios para ajudar as organizações a entenderem tendências de mercado, desempenho operacional e comportamento do cliente. Apesar do aumento do uso da inteligência artificial (IA) em processos desse tipo, o analista continuará a ter um papel relevante nos próximos anos nessa área. Ou seja, é mito que a profissão vai acabar. Então, vale investir em conhecimento.
Especialista em IoT (Internet das Coisas)
Profissional que projeta, implementa e gerencia sistemas de IoT para coletar e analisar dados de dispositivos conectados, como sensores e dispositivos inteligentes.
Empregos em educação e treinamento
A previsão é de um crescimento de cerca de 10% nos empregos na indústria da educação nos próximos anos. Esse crescimento poderia resultar em 3 milhões de empregos adicionais em educação profissional e para professores universitários nesse período. As empresas relatam que as lacunas de habilidades e a incapacidade de atrair talentos são as principais barreiras à transformação, mostrando uma clara necessidade de treinamento e requalificação em todos os setores. Em média, 44% das habilidades de um trabalhador individual precisarão ser atualizadas.
Nas áreas de tecnologias educacionais, treinamento e qualificação da força de trabalho para o século XXI, estão surgindo diversos empregos para atender à crescente demanda por inovação e desenvolvimento de habilidades.
Designer instrucional
Profissional responsável por projetar e desenvolver materiais educacionais e de treinamento, utilizando abordagens pedagógicas e tecnologias modernas para criar experiências de aprendizagem eficazes. Existem diversos cursos disponíveis no mercado para capacitação em design instrucional, com destaque para os cursos da Livre Docência, uma plataforma dedicada a capacitar profissionais de educação, recursos humanos e tecnologia educacional.
Especialista em e-learning
Especialista em criar, implementar e gerenciar plataformas e conteúdos de aprendizagem online, incluindo cursos, módulos e recursos interativos.
Instrutor online
Profissional que ministra aulas e treinamentos online, utilizando ferramentas de videoconferência e plataformas de ensino virtual para alcançar alunos e profissionais em todo o mundo.
Analista de dados educacionais
Especialista em coletar, analisar e interpretar dados sobre o desempenho dos alunos e a eficácia dos programas educacionais, utilizando essas informações para informar decisões e melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A Escola de Dados é um programa de alfabetização em dados da Open Knowledge Brasil que oferece um curso aberto de análise de dados educacionais para quem deseja se capacitar nesta área.
Gerente de desenvolvimento de talentos
Profissional encarregado de projetar e implementar programas de desenvolvimento de habilidades e liderança para funcionários, visando aprimorar o desempenho e a capacidade de inovação da equipe.
Consultor de educação corporativa
Especialista em ajudar empresas a desenvolver estratégias de aprendizagem e desenvolvimento de talentos alinhadas aos objetivos organizacionais, utilizando tecnologias educacionais e metodologias de ensino modernas.
Especialista em gamificação
Profissional que utiliza elementos de jogos e técnicas de gamificação para tornar o aprendizado e o treinamento mais engajadores e eficazes, especialmente para públicos mais jovens e adeptos da tecnologia. O Portal Idea, por exemplo, oferece um curso online de gamificação com duração flexível de 10 a 280 horas, dependendo da quantidade de módulos contratados. O curso é gratuito, mas se o estudante desejar obter o certificado, pagará uma taxa acessível. Outras plataformas, como a Udemy e a Escola Virtual do Governo também disponibilizam formações nessa área.
Instrutor de Tecnologia
Profissional que ensina habilidades técnicas e competências digitais, como programação, design de software e análise de dados, para indivíduos e equipes que buscam se atualizar no mercado de trabalho do século XXI.
Empregos agrícolas
Os empresas na área agrícola devem aumentar de 30% nos empregos para profissionais da Agricultura, especialmente, em função da automação no setor, que irá requerer profissionais com habilidades tecnológicas. Levando em consideração os níveis atuais de emprego para essas funções, isso poderia resultar em mais 3 milhões de empregos.
Essa maior demanda pode ser impulsionada por uma combinação de tendências, como o encurtamento das cadeias de suprimentos e o aumento dos custos dos insumos, além do uso crescente de tecnologias agrícolas e investimentos maiores na adaptação às mudanças climáticas. Confira alguns exemplos.
Especialistas em agricultura sustentável
Com o foco crescente na agricultura regenerativa e práticas agrícolas sustentáveis, há oportunidades para agrônomos, engenheiros agrícolas e técnicos agrícolas. Há cursos específicos em várias universidades brasileiras e em outras organizações focadas em cursos técnicos.
Operador de equipamentos agrícolas
Com a adoção crescente de tecnologias agrícolas, como tratores autônomos e sistemas de irrigação inteligente, há uma demanda crescente por operadores de equipamentos agrícolas qualificados para operar e manter essas tecnologias. O SENAR é uma instituição do Sistema S dedicada a capacitar profissionais na área rural e oferece diversos cursos em sua plataforma EAD.
Engenheiros agrônomos
Profissionais especializados em planejar e implementar práticas agrícolas sustentáveis, otimizando o uso de recursos naturais e minimizando os impactos ambientais. Com os investimentos crescentes em adaptação às mudanças climáticas, os engenheiros agrônomos são essenciais para desenvolver soluções que aumentem a resiliência das operações agrícolas.
Técnicos em agricultura de precisão
Com o aumento da adoção de tecnologias de agricultura de precisão, como drones e sensores remotos, há uma demanda crescente por técnicos especializados em coletar, analisar e interpretar dados agrícolas para otimizar o uso de insumos e aumentar a produtividade das culturas. A AgricOnline é uma escola online dedicada a capacitar profissionais do campo nessa e em outras áreas em destaque.
Especialistas em manejo integrado de pragas
Com os desafios crescentes relacionados à resistência de pragas e doenças, há uma demanda por especialistas em manejo integrado de pragas que possam desenvolver estratégias sustentáveis para controlar pragas e reduzir o uso de pesticidas químicos.
Profissionais de agricultura urbana
Com o interesse crescente na produção local de alimentos e a busca por soluções sustentáveis para alimentar populações urbanas, há uma demanda crescente por profissionais que possam projetar, implementar e gerenciar sistemas de agricultura urbana em pequena e grande escala. O portal de capacitação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome disponibiliza 8 cursos online gratuitos sobre agricultura urbana para quem deseja ampliar seus conhecimentos nessa área.
Não tenha medo da tecnologia
Em todos os segmentos e setores, a tecnologia está transformando o mercado de trabalho, por isso, seja qual for a sua área de atuação, aprofundar seus conhecimentos em tecnologia será fundamental para manter sua competitividade. Entender e aprender a lidar com a inteligência artificial, a digitalização dos processos e equipamentos e a ciência de dados será, certamente, um diferencial na sua carreira.