Como cultivar o romance com um programa especial, quase sem gastar

Dicas para curtir o Dia dos Namorados sem cair nas armadilhas do consumo excessivo

 Dia dos Namorados econômico, sem gastar muito
11 de junho de 2024 6 min. leitura

Quando Tim Maia compôs a canção que dizia “não quero dinheiro, quero amor sincero, isso é o que eu espero”, na década de 1970, muito provavelmente não imaginava que o Dia dos Namorados seria uma das datas mais lucrativas para o comércio. Em 2024, a expectativa é que sejam movimentados cerca de R$2,5 bilhões com a venda de produtos e serviços para casais.

Mas não é preciso ter folga no orçamento para demonstrar o amor que você sente por sua cara metade. Com criatividade, é possível cultivar o romance gastando pouco e ainda encontrar um programa ou presente diferente, para surpreender, fortalecer laços, criar memórias inesquecíveis e valorizar o que realmente importa na relação a dois. 

Para ajudar você nessa tarefa, listamos algumas ideias para curtir o Dia dos Namorados de forma econômica, além de dicas para cuidar das finanças e construírem, juntos, um futuro próspero para o casal. Boa leitura!

Ideias criativas para comemorar o Dia dos Namorados

Para quem deseja fazer do Dia dos Namorados uma data especial, mas não quer ou não pode gastar muito, aqui vão algumas ideias baratas, que vão criar momentos inesquecíveis e quase sem gastar dinheiro. Lembre-se: o mais importante é a dedicação e o carinho investidos em cada momento, tornando cada atividade uma lembrança preciosa para o casal.

o que posso fazer no dia dos namorados

1. Piquenique ao ar livre

Escolha um parque bonito ou uma área verde próxima de sua casa. Prepare alguns lanches simples, como sanduíches, frutas e sucos. Se você sabe que seu companheiro gosta muito de uma fruta em específico, por exemplo, vale o esforço de incluí-la no cardápio. Leve, ainda, uma manta para poderem sentar na grama de forma mais confortável, enquanto aproveitam a natureza. Um piquenique oferece um ambiente relaxante e íntimo, perfeito para boas conversas e risadas.

2. Noite de cinema em casa

Transformar a sua sala de estar em um cinema aconchegante é outra forma gostosa e econômica de passar o Dia dos Namorados. Para tornar o momento mais especial, escolha alguns dos filmes favoritos dos dois, que trazem boas lembranças, ou explore novos gêneros. Prepare pipoca, compre alguns doces e bebidas, e desfrute de uma maratona de filmes a dois. Não se esqueça das cobertas, para aumentar o conforto!

cinema em casa no dia dos namorados

3. Jantar a quatro mãos

Não tem nada mais gostoso do que um jantar, que pode se tornar mais especial quando planejado com carinho. Para fugir dos restaurantes e evitar gastar mais do que precisam, que tal uma noite culinária em casa, onde vocês dois preparam uma refeição especial juntos? Escolham uma receita nova ou façam aquele prato que ambos adoram. Cozinhar em equipe pode ser divertido e colaborativo, além de proporcionar momentos de cumplicidade.

4. Passeio ao pôr do sol

Aproveitem o final do dia com um passeio ao pôr do sol. Pode ser em uma praia, em uma praça ou até mesmo em uma caminhada pelo bairro. O importante é desfrutar do momento juntos, apreciando a beleza natural e conversando sobre a vida. Muitas vezes, são momentos assim, simples e compartilhados, que são os melhores presentes.

5. Dia de spa em casa

Ter um dia de beleza e autocuidado pode ser, também, econômico. No Dia dos Namorados, transforme sua casa em um verdadeiro spa com massagens, banhos relaxantes e tratamentos de beleza. Use velas, óleos essenciais e músicas tranquilas para criar um ambiente sereno. Cuidar um do outro dessa forma pode ser extremamente relaxante e fortalecer o vínculo entre o casal.

fazer um spa em casa para o dia dos namorados

6. Leitura a dois

Que tal presentear seu amor com um livro interessante para lerem juntos? Vocês podem alternar a leitura em voz alta ou cada um ler um trecho e discutir sobre ele depois. Essa atividade pode ser tanto educativa quanto emocionalmente gratificante, proporcionando novos tópicos para conversas.

7. Caminhada em trilhas

Se vocês gostam de natureza e exercício, uma caminhada em trilhas pode ser uma ótima opção. Procurem por trilhas em parques ou reservas naturais próximas. Além de ser uma atividade saudável, permite momentos de tranquilidade e conexão com o ambiente.

8. Noite artística

Soltem a criatividade com uma noite artística. Pintem, desenhem, façam colagens ou qualquer outra atividade artística que gostem. Criar algo juntos pode ser muito recompensador e uma forma única de expressar o amor e a criatividade. Ao final, troquem suas obras de arte como presentes um para o outro.

9. Planejando o futuro a dois

Outra forma de celebrar o Dia dos Namorados é cuidar do futuro do casal. Algumas práticas de gestão financeira podem proporcionar a vocês a realização de sonhos, como uma viagem, o casamento ou a compra da casa própria, caso estejam pensando em aprofundar esse vínculo especial.

planejando a vida financeira do casal - dia dos namorados para casados

Se você é a pessoa mais econômica do casal, veja como ensinar seu amor a poupar e cuidar bem do dinheiro. Se os dois estão aprendendo como se organizar financeiramente, vale a pena colocar em prática algumas técnicas para entender melhor suas receitas e despesas. Veja algumas dicas!

10. Controle de receitas e gastos

Um dos primeiros passos para garantir um bom futuro financeiro para o casal é organizar as finanças. E isso não precisa ser um bicho de sete cabeças! Que tal baixar um aplicativo de gestão de gastos, como o Mobilis ou o Minhas Economias? Vocês podem compartilhar as informações e entender melhor as finanças do casal para, então, definirem juntos como administrar bem o dinheiro para realizar sonhos e metas. Se preferirem, vocês também podem usar as planilhas de controle financeiro, gratuitas do Meu Bolso em Dia!

11. Divisão proporcional de despesas

Para evitar discussões sobre quem paga a conta dos passeios, a dica é dividir os gastos na medida dos ganhos, fazendo com que eles sejam proporcionais à renda de cada um. Assim, quem ganha mais, paga um pouco mais. Essa é uma forma de fazer a divisão ficar justa, sem pesar muito no bolso de nenhum dos lados. A divisão pode sempre ser revista, caso haja a mudança no salário de um dos parceiros. Se conseguirem adotar esse hábito durante o namoro, é muito provável que continuem com ele após o casamento, facilitando a vida e evitando conflitos. Confira outras ideias de como organizar as finanças do casal

12. Definição conjunta de metas

Que tal planejar a viagem dos sonhos para celebrar o Dia dos Namorados daqui a um ano? Essa meta pode ajudar o casal a planejar uma conquista conjunta e evitar consumo desnecessário durante esse percurso. Combinem os valores que cada um irá contribuir e criem uma conta para depositar esse dinheiro, preferencialmente em uma aplicação com bons rendimentos. Esse hábito terá muito valor em sua vida a dois. Por fim, se o amor durar e você decidir se casar, saiba que é a melhor hora de conversar sobre dinheiro. 


Gostou dessas dicas? Compartilhe para que mais pessoas saibam como ter um Dia dos Namorados especial e sem gastar muito! E não deixe de conferir mais conteúdos como esse no portal Meu Bolso em Dia.

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?

CONTEÚDO RELACIONADO

Organizar as finanças
9 min. leitura
Organizar as finanças
Poupar e Investir
4 min. leitura
Organizar as finanças
4 min. leitura
Organizar as finanças
4 min. leitura