Ter uma boa relação com o dinheiro, entender como construir uma reserva financeira e onde começar a investir são temas importantes para ter uma boa saúde financeira. E, para ajudar você a entender mais sobre o tema ou aprofundar seus conhecimentos, existem diversos cursos gratuitos e online, que podem ser feitos sem sair de casa. Que tal colocá-los em sua rotina? Oferecidos por organizações do setor financeiro, os cursos sobre finanças pessoais e familiares podem ajudar no desafio de organizar a vida financeira e planejar suas conquistas. A seguir, você conhece alguns deles!
#1. Cursos e conteúdos gratuitos da Plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban
A Plataforma Meu Bolso em Dia é o programa de educação financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Além de acompanhar os conteúdos publicados toda semana aqui no site do Meu Bolso em Dia, você pode fazer a Trilha da Saúde Financeira mais adequada ao que você está buscando neste momento: turbinar suas economias, sair das dívidas ou realizar os seus projetos. Para ajudar você a entender qual delas é a melhor para seu momento de vida, a plataforma oferece o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), uma ferramenta gratuita e muito simples de usar que permitirá medir como anda a sua saúde financeira.
A plataforma conta com diversos conteúdos gratuitos e multimídia, em diferentes formatos. São cursos, vídeo-aulas, artigos, ferramentas e planilhas para facilitar a organização financeira, e-books e muito mais. A gamificação também entra em cena, oferecendo uma experiência inovadora e uma aprendizagem atrativa e divertida.
Ao realizar o cadastro e entender seu índice de saúde financeira, a plataforma irá recomendar uma trilha personalizada para você.
Além das trilhas de aprendizado, em nosso canal no YouTube colocamos à disposição dezenas de vídeos que ajudam a entender os principais temas relacionados às finanças pessoais. Há, ainda, webséries como a Cuidando Bem do Seu Dinheiro, formada por quinze vídeos que explicam como usar os produtos financeiros a seu favor e traz dicas práticas de organização financeira para endividados, para quem tem dificuldade de poupar ou quer investir.
#2. Cidadania Financeira, do Banco Central
O curso Gestão de Finanças Pessoais, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Escola de Administração Fazendária, apresenta os conceitos básicos de gestão das finanças pessoais e estimula a reflexão sobre dilemas e decisões do cotidiano. Com uma carga horária de 20 horas, as aulas são no formato de vídeos animados, que contam a história de uma família que busca utilizar o dinheiro de maneira consciente.
Se você deseja se tornar multiplicador de educação financeira em sua família e na sua comunidade, o Banco Central oferece um programa de formação para fazer isso de um jeito organizado. Utilizando os vídeos da série Eu e Meu Dinheiro, o curso prepara os participantes para compartilhar os conceitos e sensibilizar pessoas para colocarem os princípios da educação financeira em prática, com perguntas para reflexão, debates com especialistas e um guia para conduzir os temas abordados.
#3. CVM Educacional
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade que tem o papel de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários no Brasil, mantém o Portal do Investidor, destinado a disseminar o conhecimento sobre investimentos.
Como parte desse objetivo, a plataforma oferece oferece conteúdos em diferentes formatos e três EADs: Matemática Financeira, que traz os conceitos básicos e exemplos de aplicações práticas da matemática financeira no cotidiano; Poupança e Investimento; e Educação Financeira para Jovens, focado nesse público e que aborda temas como consumo consciente, equilíbrio financeiro, orçamento e planejamento de curto e médio prazos, entre outros.
#4. Hub de Educação Financeira, da B3
A B3, bolsa de valores do Brasil, lançou recentemente uma plataforma de educação financeira que reúne, em um único lugar, diferentes tipos de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos produzidos pela própria empresa e por seus parceiros (Tesouro Nacional, bancos e corretoras).
O portal oferece vídeos, textos e cursos, todos gratuitos, para pessoas com diferentes níveis de conhecimento. Há desde informações para organizar as finanças pessoais, a playlists para se aprofundar nos mercados de renda fixa, ações e debêntures e explicações sobre o funcionamento da tributação de fundos, do Tesouro Direito e outros tipos de investimentos, por exemplo.
#5. Cursos da Anbima
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) coloca à disposição um amplo cardápio de cursos básicos, intermediários e avançados. Em geral, os cursos são oferecidos gratuitamente por trinta dias. Para quem está começando, há nada menos que 20 cursos que ajudam a entender o funcionamento dos principais produtos de investimentos e conteúdos mais gerais, como fundamentos da economia e planejamento de investimentos.
Se você já tem algum conhecimento e quer se aprofundar no tema também vai encontrar ali programas que podem te interessar, como o funcionamento dos investimentos no exterior e do sistema de avaliação de empresas. Já os cursos avançados são direcionados a pessoas que trabalham no mercado financeiro em áreas como risco, custódia, controladoria e escrituração de investimentos.
#6. Educacional Ancord
A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) mantém uma série de cursos focados no credenciamento e na certificação de pessoas para atuarem como agentes autônomos de investimentos. Mas a instituição também oferece cursos livres, alguns deles gratuitos, como Introdução ao Mercado de Ações e Conceitos, Práticas e Operações no mercado financeiro e de capitais. Neste último, você pode aprender, por exemplo, sobre política econômica e entender o que isso tem a ver com o nosso dia a dia.
#7. Educação financeira, da Fundação Bradesco
A Fundação Bradesco conta com uma escola virtual dedicada a oferecer cursos gratuitos em diferentes áreas. O curso de educação financeira, por exemplo, ensina, desde o começo, como organizar um planejamento financeiro e criar bons hábitos de consumo, permitindo que você conheça o seu perfil financeiro e os conceitos básicos e fundamentais sobre investimentos e sustentabilidade. Para quem deseja organizar as finanças em planilhas, a fundação também conta com um curso de Excel na prática.
===
Matéria atualizada em 18 de junho de 2024. Originalmente publicada em 28/07/2020.