Como anda a sua saúde financeira?

Conheça a ferramenta que permite medir a sua situação financeira e aproveite os cursos e novos conteúdos gratuitos criados pelo Meu Bolso em Dia para ajudar você a equilibrar as contas e planejar suas conquistas!

19 de julho de 2021

aprenda a usar o índice de saúde financeira, I-SFB, saúde financeira do brasileiro

O primeiro passo para mudar de vida é ter clareza sobre a situação em que nos encontramos. Agora, ficou mais fácil fazer isso. Estamos lançando, hoje, o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), uma ferramenta gratuita e muito simples de usar que permitirá medir a saúde financeira da população. A iniciativa foi criada pela FEBRABAN em cooperação técnica com o Banco Central.

Pioneiro no país, I-SFB permite que você faça seu diagnóstico financeiro, compare seu índice com a média de outros cidadãos e, a partir daí, busque caminhos para equilibrar as contas e planejar melhor as suas conquistas. Nós vamos apoiar você nessa jornada! O Meu Bolso em Dia está disponibilizando o piloto de uma plataforma de educação financeira ainda mais completa e personalizada. Assim, você aprende e pode acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.

“A educação financeira é um instrumento fundamental para as pessoas, para a sociedade, para o setor bancário e, principalmente, para a economia brasileira do século 21. Há consenso de que ter cidadãos com maior consciência, orientação, informação e engajamento em torno de sua vida financeira tem efeitos positivos para todos os setores econômicos”, comenta o presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney.

como sair das dívidas com ajuda do índice de saúde financeira, I-SFB, saúde financeira do brasileiro

Saúde financeira

Agregando informações sobre a saúde financeira dos brasileiros, o índice contribuirá com o planejamento de políticas públicas e de iniciativas de educação financeira, ajudando a direcionar melhor essas ações para que elas possam dar uma contribuição ainda mais relevante para o bem-estar financeiro das famílias brasileiras.

O conceito de saúde financeira compreende, em linhas gerais, a capacidade de cumprir as obrigações financeiras correntes e de tomar boas decisões, ter disciplina e autocontrole para cumprir objetivos, sentir-se seguro quanto ao futuro e ter liberdade para fazer escolhas que permitam aproveitar a vida. Esses são os aspectos medidos pelo I-SFB.

Descubra seu índice

Para conhecer seu índice, basta entrar no site do I-SFB, preencher o questionário, salvar suas respostas e enviar o resultado para o seu e-mail. O questionário é formado por 18 perguntas simples, sendo que 15 delas são obrigatórias e três opcionais, envolvendo a autopercepção sobre a sua situação. As questões geram uma pontuação que vai de 0 a 100. Com esse número em mãos, você pode conferir o nível de saúde financeira em que você se encontra - e a classificação que vai de ruim a ótima.

Como o índice foi construído

O I-SFB foi baseado na experiência de vários países, como Estados Unidos, Escócia e Cingapura, que têm índices semelhantes, e vem sendo estudado deste 2017. A partir de 2020, foram envolvidos em sua construção mais de 70 especialistas das áreas bancária, acadêmica, integrantes do Sistema Financeiro Nacional (cartão de crédito, birôs de crédito, empresas de leasing e outros), especialistas em educação financeira e planejadores financeiros.

Eles estudaram os mais respeitados conceitos criados por pesquisadores internacionais sobre o assunto e ajudaram a formatar uma versão adequada à realidade brasileira. O índice traz um retrato da saúde financeira de cada pessoa e da população em geral em quatro dimensões: habilidade, comportamento, segurança e liberdade financeira.

Para sua implementação, foi feita a mais abrangente pesquisa sobre a vida financeira dos brasileiros, envolvendo 5.220 entrevistados acima de 18 anos de todas as classes socioeconômicas, nas cinco regiões do país. A partir dessa pesquisa, foi apurado que o índice médio de saúde financeira da população é de 57 pontos. Essa será a base que você irá usar para comparar seu índice – e sua evolução – com as demais pessoas.

Achados da pesquisa de saúde financeira

A média obtida na pesquisa indica que, abaixo dos 57 pontos, há um maior estresse financeiro. À medida em que o índice sobe, o estresse dá lugar à sensação progressiva de bem-estar financeiro. A pesquisa identificou a quantidade de brasileiros em cada faixa de classificação do I-SFB:

Distribuição dos brasileiros por nível de I-SFB

tabela sobre distribuição dos brasileiros por nível financeiro, endividamento, finanças e relação com dinheiro

As respostas revelam pessoas que lutam por uma vida financeira estruturada para fechar as contas do mês e a difícil missão de ter reservas para as emergências. Os entrevistados apontam a necessidade de mais informações sobre finanças, incertezas quanto à maneira como lidam com o dinheiro e insegurança quanto ao futuro.

Aprender e pôr em prática

Para atender a essa necessidade, além do portal do Meu Bolso em Dia que você já conhece, estamos disponibilizando, também em cooperação do Banco Central, o piloto de uma plataforma de educação financeira  com cursos, vídeos, quizzes, ferramentas, missões e outros conteúdos gratuitos. Eles foram desenvolvidos por educadores financeiros experientes, planejadores financeiros e especialistas em psicologia comportamental.

Ao se cadastrar na plataforma, você faz o seu diagnóstico e tem acesso a uma trilha de conhecimento adequada ao seu perfil e problema financeiro. Ali, você aprende a se organizar, sair das dívidas e juntar dinheiro para viver com mais tranquilidade. No piloto, que já está no ar, os conteúdos são direcionados a pessoas que estão em sofrimento financeiro.


Conteúdos Relacionados