Se você gosta de produzir vídeos, escrever artigos ou fazer postagens interessantes nas redes sociais pode começar a lucrar com isso. A chamada monetização, que significa, literalmente, transformar algo em dinheiro, permite que pessoas comuns rentabilizem suas redes a partir dos conteúdos que produzem e publicam.
Assim, o dono de uma floricultura que se interessa e explora as potencialidades das redes tem mais chance de aumentar seus rendimentos do que seu concorrente, que ignora a existência desses recursos. Falar sobre as características das flores, fazer fotos bem cuidadas dos arranjos ou dar dicas de como cultivar e cuidar melhor de flores pode não só agradar os seguidores, como também trazer outras fontes de renda para o negócio.
Vendedores de produtos para jardinagem, por exemplo, podem se interessar nessa divulgação e pagar para que você divulgue alguns de seus produtos. Essa é apenas uma das maneiras de ganhar dinheiro nas redes sociais. Cada uma delas possui suas próprias políticas de monetização, que representam oportunidades para quem tem fôlego para se posicionar bem nessa área.
Para começar, você deve se tornar uma autoridade no seu nicho, ou seja, conhecer bem o assunto para conquistar uma audiência qualificada, aquele grupo de internautas que confia em você a ponto de compartilhar o que você oferece. Independente do canal, é preciso gerar conteúdos relevantes, fazer publicações periódicas, mostrar o seu diferencial e construir uma identidade, uma forma de se expressar que é só sua.
A seguir, você confere as dicas e potenciais que podem ser explorados para fazer dinheiro usando as principais redes sociais.
Como ganhar dinheiro com o Youtube e monetizar seu canal
A plataforma tem um sistema de monetização que remunera o usuário a partir de mil inscritos e 4 mil visualizações no canal. Conquistados estes números, você pode solicitar sua entrada no Programa de Parcerias do YouTube, que analisa o pedido e o canal, de acordo com seu regulamento interno. Com a avaliação aprovada, o dono do canal precisa se cadastrar no Google AdSense, que relaciona anúncios à sua página de acordo com os visitantes e o conteúdo disponível.
Sempre que seu vídeo é visto por alguém, antes ou durante a reprodução, aparece alguma propaganda paga pelos anunciantes do YouTube. A cada mil visualizações desse anúncio no seu vídeo, você recebe uma parte do dinheiro. E se um anunciante do YouTube Premium (serviço de streaming do canal) assistir ao seu vídeo, você também recebe dinheiro por isso (parte da mensalidade paga pelo assinante).
Você também pode explorar o potencial dos vídeos e todos os recursos do YouTube para apresentar benefícios de seus próprios produtos e serviços e mostrar seus processos de trabalho (como bastidores de produção), que geralmente despertam curiosidade nas pessoas. E, ainda, produzir e vender conteúdo patrocinado para outras marcas.
Fazendo dinheiro com o Facebook
Quando você cria uma fanpage no Facebook para seu negócio e ela cresce, você pode vender publiposts, postagens pagas de empresas interessadas em aliar suas marcas à sua imagem. Se você fala sobre skate, uma confecção de roupas esportivas pode se interessar em pagar para aparecer nos posts de sua página. O próprio Facebook ensina esse passo a passo para quem quer trabalhar com conteúdo patrocinado. Fique atento às regras de publicidade e fique longe de conteúdos ofensivos, sensacionalistas ou que estimulem práticas ilegais.
Outro mecanismo de monetização liberado pelo Facebook é o Ad Breaks. Quando você posta algum vídeo na sua página, a plataforma pode inserir anúncios (pílulas de vídeo entre 6 e 15 segundos) de marcas pagantes, e você recebe uma porcentagem por isso. Para participar, você precisa ter pelo menos 10 mil seguidores, 30 mil visualizações (com duração de, pelo menos, um minuto) e estar de acordo com as regras de monetização. Seus vídeos precisam ter três minutos.
Há, ainda, indiretas de monetização no Facebook. Uma delas é criar ou participar de grupos de discussão no seu nicho de mercado. Estes fóruns fechados são um recurso para que você contribua com informações, apresentando-se como uma autoridade no seu tema e, consequentemente, atraindo seguidores e clientes.
Como ganhar dinheiro com o Instagram: Monetização
A principal maneira de monetizar seu perfil no Instagram acontece por meio dos conhecidos posts patrocinados, que permitem que você use suas postagens como um espaço publicitário. Se alguma marca tem interesse em aparecer no seu feed, em um post no qual você fala sobre ela, paga para você por isso, como um anúncio qualquer.
Veja o exemplo: uma influenciadora em gastronomia recebe um cachê para fazer um post, em formato de reels, preparando uma receita enquanto fala da qualidade da marca de uma determinada panela. Ou seja, a empresa paga para a influenciadora divulgar seu produto com o intuito de vender mais ou atrair seguidores sua própria página. Esta parceria só é possível quando ambas trabalham no mesmo nicho de mercado e público. Ou seja, a dona do feed ganha o cachê, enquanto a marca ganha novos seguidores e clientes.
Vale lembrar que, para trabalhar com este tipo de monetização, você deve ter um perfil com muitos acessos, mas principalmente ter seguidores qualificados, engajados e ativos: ou seja, que realmente se interessam pelo assunto. E ser responsável em relação ao que promove.
A monetização das Lives
Você também pode monetizar lives no Instagram. A novidade foi lançada em junho de 2021, permitindo que os seguidores doem dinheiro aos organizadores durante uma live. Se você é criador de conteúdo e habilita esta opção, deve seguir o passo a passo e fornecer os dados solicitados pelo Instagram. Os doadores podem escolher três faixas de preço: um selo custa R$ 5,49, dois custam R$ 10,99 e três R$ 25,99. Os selos aparecem em formato de coração, durante o papo online: o próprio Instagram se encarrega em informar que a live é monetizada.
Para configurar esta função no seu perfil, basta clicar em configurações e, em seguida, no botão “empresa”. Lá, você encontra o item “selos”. Sua conta só pode usar este recurso de monetização se ele estiver habilitado. Você precisa ter, no mínimo, 18 anos, ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo e cumprir as Políticas de Monetização de Parceiros do Instagram.
Venda direta pelo Instagram
O pessoal do comércio tem à disposição o Instagram Shopping para realizar vendas. Funciona assim: uma seguidora do perfil de uma marca de lingeries pode visualizar, no feed, os últimos lançamentos. No post do produto que gostou, consegue saber o preço e é direcionada à página dele, onde poderá finalizar a compra. Para a empresa acessar este recurso, é necessário atrelar o perfil comercial no Instagram à página da marca no Facebook e ter uma loja virtual.
Ganhando dinheiro com sites e blogs
Se você tem um site ou blog, pode vender anúncios nesses espaços, uma forma tradicional de gerar renda pela internet. Imagine o dono de pet shot que tem um site da empresa e escreve artigos sobre como cuidar dos animais. Seus textos são tão interessantes para quem tem um bicho de estimação que seu canal começa a bombar em visitação.
Um empreendedor que fabrica rações para cachorro percebe este sucesso e quer anunciar no seu canal para atrair o público do petshop para sua marca. Há uma série de tutoriais na internet explicando melhor como fazer isso, passo a passo. Aproveite!
Bonificação de aplicativos
Muitos aplicativos retribuem seus usuários com dinheiro diante de alguma ação, ou seja, oferecem recompensa pela realização de alguma tarefa. Para se beneficiar desse recurso, você só precisa ter disposição e um celular na mão. Basta baixar o aplicativo de seu interesse e começar a usar.
Existem inúmeros deles disponíveis na internet – faça uma busca e encontre o que melhor se encaixa com seus hábitos. Conheça aqui alguns deles:
- Se você é bom de fotografias, pode vender suas imagens produzidas pelo celular pelos aplicativos Foap, Clashot, Snapwire e EyeEM.
- Com uma proposta semelhante, existe também o miPic, mas este funciona para quem quer personalizar produtos como camisetas, canecas ou capas de celular.
- Já o Google Opinion Rewards é uma iniciativa do Google que bonifica usuários, em dinheiro ou crédito no Google Play, que se dispõem a responder pesquisas.
- Existem, ainda, o Slidejoy e o Fronto, aplicativos que pagam para você fazer a ação simples de visualizar anúncios, sem que você precise fazer mais nada.
Entenda o funcionamento dos programas de afiliados
De modo muito simples, o funcionamento do programa de afiliados se assemelha a um vendedor que trabalha como representante de uma determinada marca –um profissional que vende plano de saúde em nome uma operadora, por exemplo. Sua missão é encontrar clientes e, se fechar negócio, recebe uma comissão por isso.
No mundo digital, a lógica é mesma. Se você é da área de beleza, pode oferecer a seus seguidores um curso online, criado por uma maquiadora que você gosta. Se algum curso for comprado, você recebe uma comissão paga por quem produziu o conteúdo.
Para isso, você precisa ser uma autoridade no nicho do produto e fazer um bom barulho nos seus canais. Atualmente, a Hotmart é uma das principais plataformas de cursos online e infoprodutos para quem busca trabalhar como afiliado de algum outro profissional ou marca.
Chatbots: o que são e para que servem
Você já deve ter entrado num site e encontrado uma janela aberta de um chat com alguém colocando-se à disposição para ajudá-lo. Esses são os chatbots, sistemas que, na ausência de um atendente, simulam uma conversa humana para fazer esta aproximação com o cliente ou prospects. Estes robôs são programados no Messenger do Facebook, no chat de um site e de uma loja virtual, no WhatsApp e ou do Telegram.
Esse sistema de conversação pode trabalhar de muitas formas para o seu negócio, tirando as primeiras dúvidas do cliente, oferecendo produtos e serviços e comunicando lançamentos. E, o mais importante, não deixar o cliente ir embora por falta de atendimento.
Outras formas diretas de ganhar dinheiro na internet
E-books
Se você é vegano, já deve ter baixado um e-book de receitas livres de ingredientes de origem animal. Ou, se é da turma do “faça você mesmo”, já encontrou na internet um material sobre como decorar sua casa sozinho. O mundo digital nos dá a oportunidade de criar conteúdos próprios e comercializá-los. Para desenvolver um material só seu, basta organizar seu conhecimento. Se trabalha com marcenaria, por exemplo, você pode criar um livro digital ensinando a montar móveis comprados pela internet e disponibilizá-lo para download no seu site mediante pagamento.
Loja virtual
Você tem uma loja de roupas e quer aumentar o alcance do seu negócio e conquistar novos clientes? Um caminho é montar uma loja digital, com produtos próprios (se for uma confecção) ou de terceiros, recebendo uma comissão. Hoje em dia, o processo de criação de uma loja virtual é bem simples, inclusive par aos leigos. As próprias plataformas de criação de sites, muitas delas gratuitas, oferecem esta opção.
Ética no mundo digital
As práticas de ética e transparências, presentes no mundo offline, devem ser a mesma do mundo online, principalmente quando se trata de transações comerciais. Portanto, quando for publicar um anúncio ou publipost nas suas redes sociais, deixe claro que aquele é um conteúdo publicitário (pago por outra marca).
Fique atento também ao conflito de interesses. Se você trabalha em uma startup de finanças e tem um blog de educação financeira nessa área, deixe claro o vínculo com a empresa e como você separa uma iniciativa da outra. Além disso, siga à risca as leis, como a de combate à propaganda infantil.