Os pequenos negócios são o motor da economia brasileira. De acordo com um levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 76% dos empregos gerados em 2022 originaram-se dos pequenos negócios, principalmente do setor de serviços, como alimentação, conserto de roupas, beleza e saúde. Com o avanço da vacinação e a abertura definitiva de todos os setores, é hora de aproveitar para recuperar os prejuízos causados nos últimos ano pela pandemia.
Para ajudar você nisso, trazemos uma série de oportunidades a partir de exemplos de práticas adotadas por um tipo de empreendimento que todos nós temos em nossos bairros - um ateliê de costura-, mas que se aplicam a qualquer ramo de atividade. Inspire-se nas ideias para inovar seu empreendimento e colher resultados melhores ainda em 2022.
1. Digitalize-se e amplie seus horizontes
Quem acha que um negócio como um ateliê de roupas, não tem espaço para inovação está muito enganado. A tecnologia de escaneamento corporal reproduz uma réplica digital do corpo do cliente e permite criar roupas sob medida, que o cliente pode visualizar antes mesmo que a peça comece a ser costurada.
Essa inovação, criada pelo Atelier 4.0, possibilita que o cliente nem precise sair de casa para “tirar as medidas”. Com isso, é possível ampliar muito mais a área de atuação do negócio e superar as fronteiras geográficas, vendendo produtos para outras regiões mais distantes do que o bairro.
Para expandir seus mercados, descubra as tendências relacionadas ao mundo digital para o seu setor e invista em tecnologias que estão cada vez mais ao alcance de todos.
2. Invista na economia circular
Outra lição que um ateliê de roupas pode nos ensinar é o aproveitamento de resíduos e roupas usadas para criar novas peças. O conceito é conhecido como economia circular e tem como princípio reinserir produtos que seriam descartados no ciclo de produção para reduzir o desperdício e o minimizar o impacto ambiental do negócio.
O Atelier Chilaze, por exemplo, cresceu com foco no reaproveitamento de resíduos para a produção de acessórios femininos. Além de econômica, essa prática tem tudo a ver com a tendência da sustentabilidade, tão exigida pelos consumidores mais antenados.
Avaliar os insumos do seu negócio e identificar maneiras de aumentar o aproveitamento dos recursos pode ser uma ótima oportunidade para economizar dinheiro e poupar o meio ambiente ao mesmo tempo.
3. Faça parcerias com outras empresas do bairro
O público que mais frequenta um ateliê de roupas são as mulheres. Sabendo disso, é possível fazer parcerias com outros empreendimentos locais que atendem esse público, como salões de beleza, clínicas de estética e consultórios de ginecologista ou dermatologistas. A ideia é oferecer descontos cruzados para as frequentadoras desses espaços, fortalecendo o desenvolvimento do comércio local e potencializando todos os negócios que atendem o mesmo público.
Que tal avaliar os demais negócios na sua região que atendem o mesmo perfil de público que o seu e construir parcerias nas quais todos irão ganhar?
4. Conheça seus clientes
Quer conhecer melhor as preferências e necessidades de seu cliente? Veja a dica do Atelier Ponto a Ponto, que fez uma pesquisa de satisfação com suas clientes atuais e potenciais para avaliarem seu prazo de entrega, a qualidade dos serviços, a variedade dos produtos e definir se havia interesse pelo serviço de aluguel de roupas, que desejava lançar no mercado. O resultado da pesquisa ajudou a dona do empreendimento a tomar decisões para o período seguinte.
Para saber mais sobre o que o seu cliente deseja, nada melhor do que perguntar a ele. Crie um formulário de pesquisa pela internet e coloque um QR Code na sua loja para o cliente responder. Se quiser estimular a participação, sorteie um brinde ou ofereça um cupom de desconto a quem responder à pesquisa.
5. Crie promoções
Outra forma de acelerar as vendas é criar promoções, como indique e ganhe, combos e cartão fidelidade. Usando essa estratégia, o ateliê Nova Roupa oferece até 50% de desconto para seus clientes VIP, de acordo com o número de serviços contratados em determinado período.
A fidelização de clientes é um aspecto muito importante para gerar recorrência de vendas, aposte nessa ideia e veja seus retornos aumentarem rapidamente.
6. Divulgue nas redes sociais
Essa oportunidade parece óbvia, mas sempre vale reforçar a importância de estar presente nas redes sociais, como Instagram, Facebook , TikTok e usar o próprio Whatsapp como canal de venda e relacionamento com o cliente. Hoje em dia, os principais ateliês de roupas já têm canal no zap para receber pedidos, informar sobre prazos e preços e avisar que a roupa está pronta para retirada. Além disso, o Instagram e o Facebook são ótimos para mostrar imagens das peças, divulgar promoções e chamar a clientela.
Se você ainda não se aprofundou nesses canais de publicidade, aproveite esse semestre para investir tempo e algum dinheiro nessas mídias. Você verá seu negócio decolar.