Confira o roteiro que
preparamos para ajudar você a escolher um caminho para empreender
Se para algumas pessoas é importante
ter carteira assinada, horário fixo e 13° salário, para outras, ser dono do
próprio nariz e ter um negócio próprio pode ser um desafio estimulante. A
decisão de empreender, contudo, deve ser cercada de uma série de cuidados. O
primeiro deles é saber se você tem perfil para lidar com dinâmicas que são
típicas do universo de quem escolheu não ter chefe nem cartão de ponto.
Disciplina e facilidade para se
adaptar a mudanças são características fundamentais para quem escolhe dar esse
passo. E, na hora de escolher a área em que irá atuar, é importante não se deixar
levar por modismos, ou seja, aqueles empreendimentos que pipocam a cada esquina
e parecem ser uma fonte inesgotável de lucro. Muitos deles não se sustentam ao longo do tempo.
Se você está pensando em começar um
negócio e ainda não sabe qual, leia o roteiro que preparamos para ajudar você a
refletir sobre o rumo que irá tomar.
Pergunte-se:
“eu tenho vocação para ser empreendedor”?
Qualquer que seja a sua motivação para
empreender – necessidade, dificuldade em encontrar um emprego formal ou vontade
de ter autonomia, por exemplo – antes de colocar a mão na massa é essencial
buscar o autoconhecimento. Afinal, seu temperamento e características pessoais
serão usados na hora de administrar o negócio.
Pergunte-se se você consegue
“equilibrar vários pratos” de uma vez só ou se é melhor contar com o apoio de outras
pessoas. Pense se você tem facilidade para desenvolver produtos e serviços
interessantes, se consegue divulgá-los com eficiência, se passa por crises e
dificuldades sem perder a cabeça e se mantém as finanças em ordem. Lembrando
que, para ter um bom controle financeiro, você pode contar com o aplicativo Meu Negócio em
Dia.
Alguns testes disponíveis na internet
podem ajudar você a descobrir se é capaz de ser um bom empreendedor. Um deles é
o teste Você teria
sucesso como empreendedor?, disponível
no site da BBC Brasil. São nove questões que abordam aspectos comportamentais,
incluindo até os mais remotos, como suas prioridades na adolescência. Mesmo
antes de chegar ao resultado final, a cada resposta, o simulador faz um
comentário sobre a alternativa escolhida, provocando reflexões.
Descubra
suas habilidades e limitações.
No processo de autoconhecimento, é
importante perceber e identificar aquelas atividades que você faz com muita
facilidade e aquelas que você tem arrepios só de pensar. Você pode ser uma
pessoa extremamente criativa na hora de fazer o produto, mas sem habilidades para
prospectar clientes ou gerenciar pessoas, por exemplo.
A consciência sobre essas lacunas
facilita resolvê-las. Você está disposto a aprender ou prefere contratar alguém
ou fazer parcerias para aquelas atividades que considera mais complicadas? Para
entender melhor a sua personalidade, você pode recorrer a ferramentas online como
o Perfil
Cognitivo, desenvolvido pela educadora Jamile
Coelho, que ajuda a identificar a forma como aprendemos e como resolvemos
problemas, além de mapear interesses, potencialidades e inteligências
múltiplas.
Não
se deixe levar por modismos.
Frequentemente surgem negócios que
viram febre e depois desaceleram. Na década de 1990, a moda era criar avestruzes
e muitas pessoas que apostaram nessa área viram seus negócios minguar. Nos
verões de 2013 e 2014, foi a vez das paletas mexicanas. Hoje, as modernas barbearias
masculinas vivem seu momento de ascensão.
Outras pessoas apostam suas fichas em
negócios que consideram fáceis. O exemplo mais conhecido é o das pizzarias.
Basta um forno, alguém que saiba fazer pizza e pronto. Mas não é bem assim. A
realidade é que há um grande número de pizzarias que abrem e fecham porque,
como em qualquer outro ramo, negócios não costumam ser simples como parecem.
O importante é se perguntar se você
está seguindo uma moda, correndo atrás apenas do dinheiro, se realmente gosta e
acredita no empreendimento e o que ele tem a ver com você. É mais provável a
confeitaria de uma pessoa que ama doces dar certo do que a de quem não gosta de
perder tempo com sobremesas na cozinha. Ou seja, é mais complicado um negócio
se sustentar e dar retorno financeiro sem uma boa dose de paixão.
Isso não significa que você não deva
ficar antenado no que é tendência no mundo e no lugar onde você vive. O
relatório Os negócios
promissores de 2018,
do Sebrae, pode ajudar você nessa tarefa.
Quais
são suas motivações?
Durante o processo de
autoconhecimento, é necessário que você identifique os motivos que o levam a querer
se tornar um empreendedor. Isso significa buscar um propósito que poderá encher
sua vida de significado e sentido, além de garantir sua sobrevivência, estabilidade
financeira e conquistas materiais.
A partir de um estudo feito com quatro
mil pessoas, a Endeavor
Brasil desenvolveu
um quiz que pode ajudar você a reconhecer os estímulos e desejos para abrir seu
negócio próprio. Entre os diferentes perfis de empreendedores, estão aqueles
tiveram esse ímpeto porque gostam de trabalhar do seu jeito e sob suas próprias
regras, os que buscam ganhar muito dinheiro ou enxergam uma oportunidade,
aqueles que são empreendedores natos e os que querem mudar o mundo. Com qual
deles você se identifica? Faça o teste.
Persista
na busca pelo propósito.
Você já deve ter percebido que um
negócio tem mais chances de sobreviver se estiver em acordo com a essência de
seu dono, se fizer os olhos do empreendedor brilharem. Mesmo não sendo a única,
esta é uma das chaves do sucesso, porque garantirá que você passe por momentos difíceis,
caso eles venham, com determinação e persistência.
Se após passar pelas etapas anteriores
você achar que esta é uma busca ainda confusa, tente responder:
- Quais eram as suas brincadeiras prediletas quando
era criança? Gostava de atividades manuais? Saia-se bem nos esportes? Gostava
de criar histórias em quadrinhos e vender para seus familiares? Ou, desde pequeno,
você sempre gostou de cozinhar e fazer comidinhas para seus amigos?
- O que faço com muita facilidade e rapidez?
Usando uma expressão popular, quais são as atividades que você realiza com os
“pés nas costas”, aquelas que, quando alguém precisa, você é o primeiro que
procuram para fazer?
- Quais são as tarefas que você realiza com
prazer? Pense naquelas que você é capaz de ficar horas fazendo sem ver o tempo
passar, que trazem bem-estar, você executa sem sofrimento e que, de tão
prazerosas, você seria capaz até de fazer de graça.
Para continuar a investigação, vale dar uma olhada no Espaçonave.com, um canal idealizado por Rafaela Cappai com a meta de dar o caminho das pedras para que empreendedores criativos tirem seus projetos do papel. O site oferece conteúdos gratuitos e você pode conferir o canal de vídeos da iniciativa no YouTube.