Como ganhar dinheiro com a economia prateada

Mudança de perfil etário da população gera oportunidades de negócios tanto no varejo quanto no setor de serviços.

Oportunidades de negócios e serviços para o público idoso
27 de novembro de 2024 5 min. leitura

O aumento na expectativa de vida e o envelhecimento da população estão mudando o mundo do trabalho e, também, ditando novas perspectivas para quem vende produtos e serviços. De acordo com o IBGE, a proporção de pessoas acima de 60 anos quase dobrou entre 2000 e 2023, passando de 8,7% para 15,6%. A previsão  é que esse grupo represente 37,8% da população brasileira até 2070.

O público sênior, cada vez mais ativo, tem aumentado a busca por serviços de saúde e bem-estar, opções de lazer, novos tipos de moradia e outras conveniências, gerando novas oportunidades para empresas e profissionais que atendam a essas demandas.

É a chamada “economia prateada”, ou “economia sênior”, um setor em expansão em todo o mundo e que  já movimenta mais de R$2 trilhões ao ano no Brasil, segundo a Data8.

Economia prateada: oportunidades e tendências para atender a população 60+ 

A economia prateada oferece oportunidades para empreendedores no atendimento ao público sênior, provendo produtos e serviços que ajudem a melhorar a qualidade de vida desse público. Conheça, a seguir, alguns nichos com alto potencial de crescimento.

Saúde e bem-estar

Como ganhar dinheiro com a economia prateada

Além dos cuidados médicos convencionais, o público 60+ em atento à prevenção de doenças, atividades que promovam a mobilidade e outros que favoreçam a qualidade de vida. Empresas de home care (cuidados domésticos), academias, clínicas de reabilitação física, centros de convivência e programas de saúde mental são cada vez mais procurados, assim como profissionais que atuem nessas áreas. 

  • Podologia: A saúde dos pés é um nicho de grande potencial. A atividade mantém a mobilidade e o conforto dos idosos, prevenindo problemas que afetam sua autonomia. 
  • Massoterapia: Ajuda no tratamento muscular, melhoria da postura e alívio de dores, além de oferecer relaxamento e autocuidado.
  • Fisioterapia: Focada na reabilitação e mobilidade, atende a uma demanda crescente entre pessoas com cobertura limitada nos planos de saúde.
  • Cuidadores e acompanhantes: O suporte domiciliar e hospitalar contínuo traz segurança para idosos e tranquilidade para suas famílias. Empresas com cuidadores capacitados e confiáveis são bastante valorizadas no mercado.
  • Produtos selecionados: Suplementos, cremes terapêuticos, colchões ergonômicos, apoios, almofadas e calçados ortopédicos melhoram a qualidade de vida dos idosos e representam uma oportunidade de mercado e já respondem por uma boa parcela do faturamento na economia prateada.

Turismo e lazer

Como atingir o público idoso com a economia prateada

O turismo sênior vem evoluindo rapidamente no mundo todo, oferecendo pacotes adaptados, atividades leves, dinâmicas de convívio em grupo e estrutura acessível, garantindo conforto, segurança e promovendo socialização. No lazer urbano surgem outras oportunidades.

  • Centros de convivência e atividades sociais: Oferecem aulas de dança, pintura, leitura em grupo e sessões de cinema adaptadas, promovendo integração e estímulo mental.
  • Academias e estúdios de atividades físicas: Aulas como pilates, ioga e hidroginástica são ideais para o condicionamento físico e o bem-estar dos idosos.
  • Parques e espaços adaptados: Trilhas acessíveis, áreas de descanso e atividades ao ar livre garantem contato com a natureza e prática de exercícios com segurança.
  • Programação cultural: Cafés, teatros e museus podem promover atividades  em horários especiais e com descontos exclusivos, facilitando o acesso à cultura e ao lazer aos idosos.
  • Transporte e acompanhamento especializado: Serviços de transporte com acompanhamento para consultas, passeios e visitas culturais oferecem conforto e segurança a esse público, aumentando sua independência e mobilidade.

Moradia segura e acessível

Para que as pessoas envelheçam em casa com segurança, adaptações do ambiente, como  pisos antiderrapantes, barras de apoio e iluminação adequada são essenciais. Empresas interessadas em atender a essa demanda  podem oferecer uma ampla gama de serviços.

  • Instalação de barras de apoio: Profissionais para instalar barras de apoio em banheiros, corredores e áreas de circulação são procurados para garantir mais segurança e autonomia aos idosos.
  • Construção de rampas de acesso: Para casas e apartamentos, a instalação de rampas suaves e sem degraus facilita a locomoção para idosos com baixa mobilidade. Empreendedores da construção podem oferecer esse serviço especializado.
  • Portas e corredores adaptados: Engenheiros civis e pedreiros podem adaptar a estrutura de imóveis alargando portas e corredores, permitindo o acesso a  cadeiras de rodas ou andadores dentro de casa.
  • Revestimentos antiderrapantes: Oferecer pisos antiderrapantes em áreas úmidas é uma excelente oportunidade de negócio, pois reduz o risco de quedas e proporciona maior segurança para o dia a dia dos idosos.
  • Mobiliário inteligente: Empreendedores de design podem desenvolver ou adaptar móveis como prateleiras, armários de fácil acesso e camas com altura ajustável.
  • Automação residencial básica: Para eletricistas e técnicos, a automação básica, como sensores de movimento para iluminação e fechaduras de fácil manuseio, é uma solução acessível para trazer  mais conforto e praticidade aos idosos.

Tecnologia e inclusão digital

A inclusão digital tem um enorme potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Iniciativas que ensinam o uso de tecnologia e adaptam dispositivos para o público sênior permitem acesso facilitado à informação, comunicação e serviços essenciais.

  • Aulas de informática e tecnologias: Programas que introduzem o uso de smartphones, tablets e computadores, focados em redes sociais, mensagens e vídeo chamadas, são essenciais nessa inclusão.
  • Aplicativos amigáveis: Aplicativos de monitoramento de saúde, lembretes de medicação e comunicação com familiares tornam o gerenciamento  da saúde e da rotina mais fácil e autônomo.

Um diferencias nessas atividades é o propósito. Elas não geram apenas oportunidades de negócios, mas também promovem a inclusão e uma nova forma de interação para os idosos, ampliando seu acesso aos diferentes espaços da sociedade e incentivando sua autonomia e independência. 

Empresas que já exploram a economia prateada

Como atingir o público idoso com a economia prateada

Empresas brasileiras e internacionais estão criando soluções específicas  para o público sênior. Veja alguns exemplos: 

  • Cia do Idoso: Agência de cuidadores que oferece conforto e segurança para idosos e suas famílias.
  • Pastore Turismo: Viagens e excursões pensadas para a terceira idade, promovendo socialização e segurança.
  • Vôcontigo: Plataforma de transporte com motoristas treinados, garantindo um serviço seguro e humanizado para idosos. 
  • Papa: Conecta idosos com universitários para tarefas domésticas e passeios, proporcionando companhia e assistência.
  • CuideMe: Relógio de emergência pessoal para acompanhamento remoto e suporte à independência. 

Onde buscar apoio para empreender na economia prateada

Quem deseja atuar no setor sênior pode buscar apoio em organizações que provêm serviços focados em pequenos negócios e microempreendedores individuais. 

  • Sebrae: Cursos, workshops e consultorias para pequenos negócios, além de eventos com foco em saúde, bem-estar e serviços domésticos.
  • Programa Maturidade Ativa (SESC):  Atividades físicas, culturais e de lazer para pessoas acima de 50 anos, gerando oportunidades para microempreendedores.
  • ONGs como a Lab60+ e Instituto Longevidade Brasil: Promovem o envelhecimento ativo e oferecem suporte ao empreendedorismo sênior.
  • Agências estaduais e municipais de fomento: Financiam tecnologias assistivas, adaptações em moradias e programas de saúde para idosos. 
  • Bancos e fundos de investimento: Oferecem linhas de crédito específicas para empreendimentos voltados à inclusão e ao bem-estar de idosos. Essas linhas de crédito incentivam um mercado lucrativo, e de impacto social positivo.