As férias escolares estão aí e os pais e mães já estão se perguntando o que vão fazer com as crianças em casa. Mesmo depois de dois anos de pandemia, muitas famílias estão adiando mais uma vez viagens e outros programas por conta do aperto no orçamento. A inflação elevou ainda mais os preços, obrigando as famílias a reduzirem gastos.
Uma solução que pode ser deliciosa é inventar atividades baratas para curtir com os pequenos no aconchego do lar. E que lugar é mais aconchegante do que a cozinha?
O espaço da casa onde preparamos as refeições da família com amor e alegria pode se transformar em um verdadeiro playground para usar a criatividade, testar e experimentar coisas novas e gastar a energia das crianças de um jeito muito gostoso.
Além disso, conviver desde cedo com o preparo dos alimentos é uma forma de aprender a cuidar da saúde. Afinal, de acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada quatro crianças entre 5 e 9 anos de idade apresenta excesso de peso e uma em cada seis está obesa. Entre os adultos, o excesso de peso atinge dois terços das pessoas com mais de 18 anos.
O sedentarismo, especialmente o hábito de comer diante de aparelhos eletrônicos, e o aumento do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, como salgadinhos, hambúrgueres e biscoitos recheados, são alguns dos fatores que contribuem para que esse problema cresça a cada dia no Brasil.
Por isso, que tal aproveitar as férias para mudar a rotina da turma? Para ajudar você nisso, separamos algumas dicas de canais de receitas dedicadas aos pequenos e, também, orientações para transformar a cozinha em um espaço de diversão e economia. Bora divertir a criançada?
1. Tem criança na cozinha
O programa de TV que colocou as crianças na cozinha para preparar receitas fáceis e muito gostosas está no YouTube do Mundo Gloob. Separamos a receita de um bolo de laranja com casca muito fácil de preparar e supereconômico, já que aproveita a laranja inteira!
Confira outras receitas do Mundo Gloob.
2. Receitas Inovadoras para a Alimentação Escolar
O caderno de receitas do Ministério da Educação tem como enfoque a boa alimentação das crianças em idade escolar, propondo alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis.
São mais de 100 receitas de vitaminas, pães, bolos, biscoitos, doces, almoços e jantares completos utilizando ingredientes de fácil acesso, econômicos e ricos em nutrientes.
Clique aqui para baixar o caderno completo.
3. Cozinhando com Sarinha
Neste canal, Sarinha e seu irmão Vini ensinam a fazer receitas simples que até crianças bem pequenas, a partir dos três anos, já conseguem preparar, sempre com a supervisão dos adultos, é claro. Vale conferir a receita de bolinho de chuva, um ótimo quitute para aqueles dias frios de inverno, feito com ingredientes fáceis de encontrar.
Veja a lista completa de vídeos do Cozinhando com Sarinha.
4. Então, Raquel (antigo Receitas de pai para filha)
Neste canal, Sérgio e sua filha Roberta cozinham juntos e apresentam receitas saudáveis e muito fáceis de preparar, sempre com simpatia e bom humor. A mistureba saudável é um exemplo de receita que qualquer criança consegue fazer e também muito econômica, já que os ingredientes são simples de encontrar.
Veja a lista de vídeos com receitas de alimentos frescos e naturais ou com baixo teor calórico.
5. Chef Míriam Arazini
A chef reúne suas três paixões: crianças, gastronomia e oficinas de culinária para crianças que ela ministra em Campo Grande (MS). Em seu perfil do Instagram, Míriam Arazani traz dicas sobre o que chama de “gastronomia positiva para ensinar os filhos” e apresenta ideias de receitas práticas e deliciosas para incluir os pequenos na preparação.
6. Dicas do Ceagesp para economizar com produtos frescos
A página da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) apresenta semanalmente uma lista de verduras, legumes e frutas favoráveis e desfavoráveis para a compra em função dos preços praticados a cada período.
É possível, inclusive, baixar um calendário anual com os produtos da estação em cada época do ano para fazer economia na feira. Aliás, levar as crianças à feira também pode ser um passeio divertido, além de educativo, já que elas terão a oportunidade de conhecer e provar alimentos novos, aguçando o paladar e o olfato para diferentes aromas e sabores.
7. Desenhos com frutas
Uma ótima ideia para divertir as crianças na cozinha e ainda incentivá-las a ter uma alimentação mais saudável é criar bichinhos, flores e personagens com frutas. A dona Aurora Costa organizou no Pinterest muitas receitas e ideias legais de desenhos com frutas para inspirar a família a “brincar com a comida” de um jeito saudável e nutritivo.