Quem já teve o celular perdido, roubado ou furtado sabe como é estressante a correria para proteger dados bancários e informações pessoais que estão no telefone. A boa notícia é que, agora, isso poderá ser feito de um jeito mais fácil e rápido, por meio do programa Celular Seguro, recém-lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O programa foi criado para combater fraudes financeiras e o roubo de celulares no Brasil. Para usar, você precisa registrar seu aparelho no site ou aplicativo e, em caso de perda, furto ou roubo, basta acionar o serviço de registro de ocorrências. No mesmo instante, a operadora de telefonia e as instituições financeiras com as quais você opera são notificadas e fazem o bloqueio do acesso ao aparelho e às contas bancárias.
O que é o Celular Seguro
Celular Seguro é uma nova ferramenta que permite que pessoas que foram vítimas de roubos e furtos ou que perderam o celular façam o bloqueio do aparelho de forma rápida. O objetivo é impedir que criminosos façam uso de dados e informações pessoais da vítima que estejam nos smartphones. Aplicativos de internet banking também se tornam inacessíveis. Para fazer o bloqueio, é preciso cadastrar seu telefone e de pessoas de sua confiança na ferramenta, seja pelo site ou aplicativo Celular Seguro.
Passo a passo: como acessar o Celular Seguro
O Celular Seguro pode ser acessado pelo computador, pelo site celularseguro.mj.gov.br, ou pelo celular, usando a sua conta Gov.br. Para isso, é necessário baixar o aplicativo, seguindo os passos abaixo:
- Abra a loja de aplicativos do seu celular e digite “Celular Seguro”
- Instale o aplicativo
- Faça login usando a sua conta Gov.br
- Aceite os termos de uso e privacidade do aplicativo
Não tem uma conta gov.br? Saiba como abrir a sua! É um processo gratuito, rápido, seguro e que facilita o uso de serviços públicos.
Como usar o Celular Seguro
O uso da ferramenta é simples e intuitivo, tanto no celular, quanto pelo computador Logo na página inicial do Celular Seguro, você terá acesso a três opções:
# Registrar telefone: Selecionando essa opção, você irá registrar seu telefone (ou mais de um, caso tenha) para conectá-los ao seu CPF. Insira dados sobre o aparelho, como marca, modelo, número e operadora e, então, clique em "cadastrar". Não existe um limite de linhas que podem ser cadastradas, mas todas devem estar vinculadas ao seu CPF.
# Pessoas de confiança: Clique neste botão para cadastrar suas pessoas de sua confiança. Em caso de perda, roubo ou furto do seu aparelho, elas poderão registrar ocorrências em seu nome. Para isso, preencha as informações necessárias: nome, CPF, telefone e e-mail das pessoas de sua confiança. Ao fazer isso, essas pessoas passam a visualizar o seu aparelho no perfil que elas também deverão criar no Celular Seguro. Caso aconteça algo com o seu aparelho, elas poderão registrar a ocorrência em seu nome.
# Registrar ocorrência: Para notificar perda, roubo ou furto de celular, você ou a pessoa de confiança que você cadastrou devem clicar em “registrar ocorrência” e seguir o passo a passo:
- Selecione o aparelho para o qual deseja fazer a ocorrência. Clique em "Meus Telefones", caso esteja registrando uma ocorrência relacionada ao seu aparelho, ou em "Telefones de Confiança", caso seja para o de outra pessoa.
- Você verá uma lista de todos os aparelhos cadastrados. Selecione aquele que teve o problema.
- Clique em "alerta" para criar uma ocorrência.
- Informe os dados sobre a ocorrência (data, hora, tipo, estado e cidade).
- Clique em "Emitir".
Assim que uma ocorrência for emitida, você receberá um número de protocolo. Anote bem e guarde esse número. Com a ocorrência registrada, o aplicativo irá notificar a Anatel e bancos parceiros, para o bloqueio da linha, IMEI (Identificação Internacional de Telefones Móveis) e acesso aos serviços financeiros que estão associados ao telefone. Esse registro não substitui um boletim de ocorrência, em caso de furtos e roubos. Portanto, depois de realizar o bloqueio, vá à uma delegacia ou faça um boletim de ocorrência online.