No mundo todo, as festas e celebrações de final de ano costumam acontecer em volta da mesa. O alimento é, sem dúvida, um elemento importante nas confraternizações na história da humanidade, em diferentes culturas. Nós, brasileiros, incorporamos hábitos alimentares de diferentes nacionalidades. Dos portugueses, herdamos a rabanada, dos norte-americanos, o peru, prato principal da ceia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Dos italianos, diz a lenda, o panetone.
Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que fazem parte de nossas ceias de Natal e Ano Novo. O cardápio inclui ainda iguarias como as nozes e castanhas, típicas dos continentes europeu e asiático, e a uva-passa, símbolo de prosperidade e abundância, que faz parte da dieta ancestral de egípcios, árabes, gregos e romanos.
Unir todos esses itens em uma refeição é sinal de mesa farta. E, para quem costuma organizar a festança, é sinal também de gastos extras e de comida guardada na geladeira e requentada por vários dias. Mas isso não precisa ser assim. Com um pouco de criatividade, em vez de requentar o peru, é possível reaproveitá-lo em novas receitas. O importante é não desperdiçar!
Dicas para economizar nas ceias de Natal e Ano Novo
Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível economizar nas ceias e ainda assim garantir uma mesa linda e apetitosa. Para isso, o cuidado começa antes do preparo dos alimentos. Veja, abaixo, algumas dicas.
SAIBA O NÚMERO DE CONVIDADOS
Fazer uma lista de convidados e ter em mente o número de pessoas que vai comemorar ajuda você a não comprar mais do que o necessário e ainda reduz as sobras.
FAÇA UMA LISTA E VÁ AO MERCADO COM ANTECEDÊNCIA
Antes de ir ao mercado, é importante anotar o que irá comprar e seguir a lista à risca, sem comprar por impulso. Ir ao mercado com antecedência também é uma boa ideia, assim você pode pesquisar preços e aproveitar ofertas. Não deixe de conferir os atacadões, que costumam oferecer opções mais em conta. Aproveite nossas listinhas de compras!
CONSIDERE FAZER SUBSTITUIÇÕES
Uma ceia tradicional conta, muitas vezes, com ingredientes caros. Mas você sabia que é possível fazer substituições, escolhendo produtos da estação? Isso ajuda a baratear e ainda pode trazer um toque especial ao prato. Faça uma busca por receitas que levem ingredientes fáceis de encontrar e que custam menos. Exemplos de trocas que seus convidados podem adorar: frango assado temperado com laranja e mostarda, no lugar do peru; salada feita no forno com abobrinha, beringela, cebola, alho, pimentão e temperos, em vez do salpicão; farofa com cebola e banana douradas, ao invés da versão com bacon e linguiça, que custa mais.
DIVIDA A CONTA OU DELEGUE OS PRATOS
Ainda que você seja o anfitrião, não é necessário arcar com todo o peso das compras da ceia de Natal ou Ano Novo. Converse com sua família e combinem dividir a conta ou, então, dos pratos quem leva o que. Uma pessoa pode ficar responsável pelas bebidas, outra pelo assado; uma pelas guarnições, outra pela sobremesa, e assim por diante. Além de não ficar pesado para ninguém, cada um pode preparar a sua especialidade para compartilhar com todos. Um carinho a mais em uma festa tão especial.
Como reaproveitar as sobras das ceias
Não só os grandes gastos podem ser driblados, como também o desperdício. É fundamental que as sobras sejam armazenadas da forma mais segura possível, por isso, a primeira orientação é não deixar as comidas expostas na mesa a noite toda. O ideal é servir os pratos somente na hora de consumir e, logo que a ceia terminar, levar as sobras para a geladeira.
Outra dica para manter os alimentos frescos e nutritivos por mais tempo é retirar das travessas e colocar em potes e vasilhas com tampa para levar à geladeira. Saladas podem ser utilizadas no dia seguinte ou em dois dias, no máximo.
Já os itens que levam ingredientes como creme de leite e maionese, responsáveis por grande parte das infecções alimentares pós-festas, não devem ser consumidos muito tempo depois de serem preparados em função do risco de contaminação.
As sobras também podem ser congeladas. Armazene-as em embalagens próprias para congelamento, tendo o cuidado de retirar o ar. Depois de congeladas, podem ser utilizadas em até três meses. Após descongeladas, não devem ser congeladas novamente.
Sobrou comida e não sabe muito bem o que fazer com elas? Se inspire com nossas ideias:
REAPROVEITAMENTO DE FRUTAS
Um clássico do Natal, as frutas frescas estão entre as campeãs das sobras. Mas nada de desperdiçar. Elas podem render uma boa salada de frutas para a sobremesa do dia seguinte ou podem ser congeladas e depois transformadas em geleias, gelinhos, vitaminas, sucos ou smoothies, se batidas com iogurte.
DESTINO NOBRE PARA AS CARNES
No dia seguinte, as carnes podem compor uma salada fresca ou um salpicão. Se ainda assim tiver sobras, uma ótima dica é congelar as carnes já desfiadas. Assim, fica mais fácil reutilizá-las em recheios de tortas, em um saboroso escondidinho, em omeletes, risotos, arroz de forno, croquetes, bolinhos, deliciosos sanduíches e empadas. Quando receber uma visita, basta fazer uma torta de liquidificador vapt-vupt com as sobras de carnes desfiadas e mais alguns legumes.
BOLINHO E OUTRAS DELÍCIAS DE ARROZ
As sobras de arroz podem render um delicioso bolinho no dia seguinte. Tempere com cebola, sal, pimenta do reino, cheiro-verde e misture com ovos e um pouco de farinha, para dar a liga. É possível usar também as sobras das carnes para rechear e deixar o bolinho ainda mais saboroso. Depois, basta moldá-los com uma colher e fritar em óleo quente.
Outro uso interessante é transformar as sobras do arroz em massa de torta de liquidificador. Basta substituir a farinha da receita (ou parte dela, de acordo com a quantidade) por uma medida igual de arroz cozido. Experimente fazer a torta com o arroz e, no recheio, coloque as sobras desfiadas de tender ou peru.
TORRADAS DE PANETONE
O panetone pode ser fatiado, passado no açúcar cristal e depois assado, transformando-se em uma deliciosa torrada. Dessa forma, pode ser armazenado por vários dias em um pote fechado. Ele também pode ser utilizado em receitas de pavê, rabanada e pudim. Fica delicioso!
Dica extra: doe o que não for usar
Se você não for usar todas as sobras, faça marmitas descartáveis com a comida da noite anterior e distribua nas ruas para as pessoas que precisam. A gratidão que virá em troca não tem preço.
____
Matéria atualizada em 26/12/22. Publicada em 20 de dezembro de 2019.