Comportamento empreendedor 1: Busca de oportunidades e iniciativa

Conheça esta característica do comportamento empreendedor, além de dicas para desenvolve-la e aplicar no seu dia a dia

15 de julho de 2021

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Conteúdo produzido pelo Sebrae-MG para o Meu Bolso em Dia

A busca de oportunidades e iniciativa é uma entre as dez características do comportamento empreendedor mapeadas pela Organização das Nações Unidas e que são trabalhadas no Empretec, um programa de formação de empreendedores criado pela ONU e realizado desde 1993, no Brasil, exclusivamente pelo Sebrae. Todo mês vamos explorar uma nova característica aqui, no Meu Bolso em Dia, e trazer dicas que podem ajudar você a desenvolvê-las e colocar cada uma delas em prática no seu cotidiano.

Esta série de artigos irá contemplar características como persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, busca de informações, dentre outras. Caso você queira entender melhor como elas foram mapeadas, leia o artigo “Empreendedor ou empresário: qual é a diferença”, que conta mais detalhes dessa história.

Para começar, vamos a algumas definições.

Comportamento Empreendedor: Busca de Oportunidades e Iniciativa

De acordo com o Sebrae, quem possui características de comportamento com inclinação para a busca de oportunidades e iniciativa:

  • Toma as atitudes necessárias antes de ser solicitado ou, até mesmo, de ser forçado pelas circunstâncias.
  • Parte para a ação com o objetivo de expandir o seu negócio a novos produtos, serviços ou áreas.
  • Enxerga e aproveita aquelas oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

Se você está à procura de soluções inovadoras para o seu negócio ou para um projeto no qual está trabalhando, ou gostaria de empreender em um novo segmento, talvez já tenha se feito o seguinte questionamento: como identificar oportunidades e, em seguida, atuar para que elas se tornem realidade?

Dê espaço para as suas ideias fluírem... 

as principais dicas e habilidades para se desenvolver como empreendedor

Novas oportunidades são identificadas por meio de ideias. E, acredite, é possível gerar novas ideias utilizando a criatividade a seu favor. Uma técnica que pode ajudar a estimular os processos cognitivos e facilitar a criatividade é o brainstorming. A premissa dessa técnica é deixar que as suas ideias fluam livremente, sem julgamentos, e sejam escritas rapidamente antes que o cérebro decida racionalizar sobre elas. Dessa forma, evitamos que julgamentos sejam realizados antes mesmo de concedermos a chance daquela ideia se expressar e se estruturar.

A sua ideia de negócio é viável? 

É importante que, após conceber uma ideia, você não pare por aí! É preciso estudar a sua viabilidade e ficar de olho no mercado. Para nós, do Sebrae, “ter uma ideia para um novo produto ou serviço, ou reconhecer uma oportunidade é apenas a primeira etapa do processo. O próximo passo está em tomar a decisão de ir em frente, ou seja, fazer algo efetivo em relação a essa ideia. A ação empreendedora acontece porque pessoas tomam essa decisão e agem a respeito dela.”

O plano de negócios...

Isso quer dizer que, caso você esteja pensando em abrir um negócio para comercializar um produto ou serviço, por exemplo, é preciso se dedicar ao planejamento. Antes de formalizar a empresa ou, mesmo, somente ofertar um produto, é necessário estudar se há um mercado disposto a pagar por ele, compreender e organizar as finanças (do negócio e pessoais), simular resultados, desenhar uma proposta de valor e conhecer a jornada do seu cliente.  Para isso, você pode começar construindo um Plano de Negócios.

O plano financeiro...

O resultado final do seu plano de negócios, será o plano financeiro, já que ele apresenta, em números, todas as ações que foram planejadas. Dedicar um tempo para a construção do plano financeiro vai lhe ajudar a calcular indicadores como:

  • Ponto de equilíbrio: aquele faturamento mínimo necessário para que a sua empresa não venha a ter prejuízo.
  • Prazo de retorno do investimento: o período de tempo que terá de aguardar para recuperar o valor que foi investido.
  • Lucratividade: o ganho que a empresa terá quando avaliada a relação entre o lucro e a receita total.

É importante ficar de olho no valor a ser gasto para dar início ao negócio – isso pode incluir a compra de insumos ou matéria-prima, equipamentos, veículos, realização de reformas, pagamento de fornecedores, dentre outros.

Despesas e receitas

As despesas e receitas precisam ser avaliadas, para entender se vale o investimento. Se você busca transformar uma oportunidade em um empreendimento de sucesso, o PNBOX é uma alternativa interessante, intuitiva e com funcionalidades que lhe ajudarão a fazer o seu Plano de Negócios.

Mas, se abrir uma empresa não é o seu objetivo, também é possível identificar oportunidades em seu ambiente de trabalho, por exemplo. Ter boas ideias vai muito além de criar um negócio: você pode propor melhorias em processos, utilizar uma ferramenta digital para transformar um modelo de trabalho estático em um modelo mais ágil ou mesmo sugerir um novo projeto que irá beneficiar a empresa e o cliente.

Você não precisa, necessariamente, esperar por uma oportunidade totalmente nova para ter iniciativa. É possível transformar aquilo que já existe em algo mais eficiente. Isso também é uma oportunidade! Basta ter atenção à sua viabilidade e propor essa melhoria.

Alimente sua rede de contatos 

como melhorar networking / rede de contatos ao empreender

Outra dica que pode ajudar a identificar oportunidades é diversificar os lugares e as pessoas onde e com as quais você se relaciona. Estes momentos podem ser muito relevantes para ouvir diferentes opiniões e, consequentemente, expandir o seu olhar para novas possibilidades. 

Um bom exemplo é participar de encontros onde é possível trocar experiências e conhecimentos com outros empresários ou pessoas do seu ramo de atividade e de outros também. Esses momentos podem gerar insights para serem aplicados no seu negócio ou no seu projeto, de acordo com as boas práticas de outras empresas. Ouvir as experiências de outras pessoas ajuda-nos a evitar erros e contribui para que tenhamos novas percepções e atitudes frente a uma determinada situação. 

Fique de olho no mercado 

Buscar novos mercados, pesquisar novas tendências ou agir para expandir ou diversificar o negócio, produtos ou serviços pode ser a saída para aumentar o faturamento de um empreendimento – seja ele, pequeno ou grande.  Um exemplo disso é o aumento da utilização de serviços de entrega durante a pandemia. Percebida essa demanda como uma oportunidade, o empreendedor pode avaliar a possibilidade de utilizar um delivery próprio ou plataformas de entrega para divulgar seus produtos

Invista em Marketing Digital

Investir em marketing digital também pode ser uma boa ideia! Crie uma mídia social para o seu negócio, faça lives com assuntos que estejam relacionados ao seu produto ou serviço. Chame alguém ou alguma empresa que possa complementar essa experiência com um assunto bacana para a sua live. Afinal, em meio ao distanciamento social, a utilização das mídias sociais como ferramenta de divulgação e comercialização, cresceu significativamente. 

a importância das redes sociais e marketing digital para os empreendedores

Mas, uma nova estratégia nem sempre se resume a utilizar um serviço novo de entrega ou de divulgação. Uma lavanderia, por exemplo, especializada em lavagem de peças de roupas sociais, pode se adaptar ao novo cenário onde as pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa e expandir o serviço para a lavagem de roupas de cama, mesa e banho, por exemplo. 

Se o seu serviço só era oferecido no formato presencial – cursos, consultorias, mentorias, consultas, etc. – utilize plataformas digitais que possam lhe dar a oportunidade de oferecer o serviço de maneira virtual para o seu cliente. Mas, com atenção, para não perder a qualidade, claro!

A criatividade, a busca de oportunidade e iniciativa podem ser percebidas em pequenas atitudes que, se inovadoras, fazem toda a diferença para o negócio. Então, aqui estão três atitudes que valem ouro: 

  • Ouse: quebre paradigmas e não permita que modelos engessados restrinjam a sua capacidade de identificar oportunidades. 
  • Analise: novos comportamentos trazidos por uma situação inesperada podem ser transformados em oportunidades. 
  • Construa: proponha novos modelos e ideias para um produto ou serviço. 

A busca por oportunidades e iniciativa exige determinação, criatividade e inovação. Procure novas tendências e mercados em expansão. Renove, reconstrua, recomece e busque novas oportunidades! Desejamos-lhe, sucesso!

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