Vai ter Natal em família ou não?

Como celebrar sem quebrar o distanciamento social e com economia

18 de dezembro de 2020

banner família jovem no Natal

  Muita gente conta os dias para a chegada do Natal e do Ano Novo. Mas 2020 foi um ano atípico e, diferente do que esperávamos, o final de ano ainda será marcado pela presença dessa visita indesejada, que tem estado por perto desde março, a Covid-19. Nesse contexto, dá para comemorar em família sem comprometer (muito) o distanciamento social? E, além disso, depois de uma crise financeira que impactou a vida de tantas pessoas, tem como economizar nas festas de final de ano?

A resposta é sim para ambas as perguntas. É possível reunir a família com segurança, desde que sejam tomados alguns cuidados para reduzir os riscos de transmissão da doença.
É possível também ter uma celebração gostosa e econômica. Aqui, reunimos dicas de saúde e economia para não deixar o fim de ano passar sem festejar.

Encerrar o ano perto de quem a gente ama ganha mais valor do que nunca, em um ano em que vivemos afastados uns dos outros e estamos exaustos. Não podemos, contudo, perder de vista que o cenário continua grave: a pandemia não acabou e ainda temos pela frente um período que continuará demandando restrições e cuidados.

Celebrar com responsabilidade
Para entender como celebrar as festas de fim de ano com segurança e tranquilidade, conversamos com a médica infectologista Clarisse M. Machado, pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

Clarice preparou uma lista de 12 cuidados a serem tomados durante as festas. O primeiro, destaca a especialista, é que todas as medidas devem ser seguidas por todos os convidados, independentemente da idade. Se uma única pessoa desrespeitar essas recomendações, a segurança de todo o grupo estará comprometida. Hoje, mais do que nunca, é fundamental colocar em prática o tradicional discurso de solidariedade, típico dessa época do ano.

1. Convide o menor número de pessoas possível
Não reúna mais do que 10 pessoas no mesmo ambiente. Aproveite este ano para fazer uma festa menor, convidando apenas as pessoas mais próximas e importantes para você. Isso também vai ajudar a economizar na celebração.

2. Combine uma quarentena com todos os convidados
Esse é o período em que uma pessoa com Covid pode espalhá-lo para outras. Se os convidados preservarem o distanciamento social antes da data da reunião de fim de ano, as chances de contrair o vírus e disseminá-lo na festa diminuem bastante. Confira as regras que todos os convidados devem seguir nesse período:
- Evitar locais públicos, como academia, shopping, igreja e cinema.
- Não encontrar pessoas que não façam parte do grupo de convidados das festas de fim de ano.
- Ao sair de casa para atividades essenciais, como supermercado, farmácia e médico, manter os cuidados padrão: uso de máscara e álcool gel, higienização das mãos e distanciamento social).

3. Combine que ninguém irá comparecer à festa se tiver sintomas nas duas semanas anteriores a ela
Esse comportamento deveria ser padrão para todas as situações e não apenas nas festas de fim de ano. Mas não custa reforçar que, caso algum dos convidados tenha febre, dor de cabeça, coriza, diarreia, vômito, náusea, manchas no corpo, falta de ar, dor de garganta ou perda de olfato e paladar, não deve comparecer à festa.

4. Passe o Natal e o Ano Novo com as mesmas pessoas

Celebre as duas festas com o mesmo grupo de pessoas. Se não for possível, escolha celebrar apenas uma das festas em grupo. Estamos num ano atípico. Haverá novas oportunidades no futuro para se reunir com mais gente.

5. Dispense prestadores de serviço de trabalharem no dia da festa
Esse cuidado é importante para a sua família e também para a família do prestador de serviço. Se optar por comprar comidas fora, combine a entrega em casa, mas dispense auxiliares. A regra geral é que a comemoração deste ano seja pequena e prática. E os próprios convidados podem ajudar na organização no dia da festa.

6. Compre máscaras descartáveis e espalhe frascos de álcool gel pelo ambiente
Caso alguém esqueça de trazer sua própria máscara, é importante que o anfitrião tenha algumas reservadas. Deixar frascos de álcool gel espalhados por diferentes locais também será um convite para que os convidados se lembrem de higienizar as mãos durante a festa.

7. Use toalhas descartáveis no banheiro e divida a festa em mais de um ambiente
Esqueça as toalhas tradicionais para o banheiro. Prefira as descartáveis. Dividir a festa em mais de um ambiente também é uma boa ideia para evitar que os convidados se aglomerem o tempo todo no mesmo lugar. Opte por locais mais arejados.

8. Invista em um tapete para higienização de sapatos ou peça que os convidados tragam chinelos
Um tapete de higienização na porta de entrada impede que os convidados tragam o vírus do lado de fora através do calçado. Se não for possível, peça que os convidados tragam seus próprios chinelos e reserve sacos plásticos na entrada da festa para que eles guardem seus sapatos.

9. Compre os presentes com antecedência
Não deixe para comprar os presentes em cima da hora. Programe-se com alguma antecedência e deixe-os guardados em um local em que não serão tocados até o dia da festa.

10. Não compartilhem celulares para tirar fotos
Cada pessoa deve manter o próprio celular higienizado, sem emprestar para os outros. As fotos podem ser compartilhadas online posteriormente.

11. Dispensem cumprimentos com beijos e abraços
Existem diversas formas de reverenciar o anfitrião e os demais convidados, mantendo uma distância segura. Experimente novas formas de saudação.

12. Não compartilhe copos, pratos e talheres
Cada pessoa deve manter seus próprios copos, pratos e talheres. Uma boa ideia é manter a ceia em uma bancada distante da circulação de pessoas, preferencialmente mais afastada da mesa onde acontecerão as conversas e interações.
Os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19 também foram reforçadas pela médica infectologista do Hospital Vera Cruz, Priscila Carvalho Reis. Segundo ela, ainda é difícil determinar a duração da pandemia. “Sabemos que ela ainda perdurará em 2021. O retorno à normalidade depende de inúmeros fatores, como a quantidade de pessoas imunizadas e a vacinação em massa. Não podemos desanimar. Nós cansamos, mas o vírus não. Precisamos reforçar as medidas de segurança. Manter distanciamento social, o uso correto de máscara e a higienização frequente das mãos.”

Dicas rápidas para economizar na festa
Seguindo essas 12 dicas, você e seus convidados podem curtir as celebrações de fim de ano com tranquilidade e segurança. Agora, você também confere algumas dicas rápidas para economizar na festa.

1. Festa pequena, despesa pequena. Aproveite o contexto do Covid e convide apenas as pessoas mais próximas.

2. Divida as despesas com os convidados. Ofereceu a casa? Peça que cada um traga um prato ou uma bebida.

3. Não exagere na quantidade de comida! Você não precisa oferecer um banquete com infinitas opções. Capriche nas escolhas e faça um cardápio enxuto e econômico, que agrade todo mundo.

4. Pesquise preços e compre com antecedência. Se deixar para fazer as compras em um único lugar e muito em cima da hora, você certamente vai pagar mais caro. Veja as dicas para economizar nas compras de supermercado.

5. Manere na decoração. Será que você não pode reaproveitar itens usados no ano passado? Vale também buscar no Google como improvisar com decorações artesanais.

6. Presentes carinhosos valem mais do que os caros. Em vez de gastar muito nos presentes, que tal comprar lembrancinhas e complementar com uma cartinha pessoal ou um cartão com uma foto de um momento significativo?

7. Evite parcelar as compras. Prefira pagar à vista, mesmo que seja necessário definir um orçamento mais baixo. Ninguém merece começar o ano novo com despesas do anterior.

8. Aposte em novas combinações e não em roupas novas. Sempre há uma peça esquecida no fundo armário. Ao procurar, aproveite e faça uma limpa no guarda-roupa.

9. Faça uma lista e não compre por impulso. Planejamento é fundamental para controlar os gastos. Faça uma lista antes de sair às compras e não traga nada que esteja fora dela.

Gostou das dicas? Que tal compartilhar este texto com os convidados da sua festa de fim de ano? Assim, todos já vão se organizando em relação aos cuidados necessários para celebrar com responsabilidade e segurança.

Ceia do desperdício zero
https://meubolsoemdia.com.br/Materias/ceia-do-desperdicio-zero

Arrase na ceia gastando cerca de R$ 80,00
https://meubolsoemdia.com.br/Materias/arrase-na-ceia-gastando-cerca-de-oitenta-reais

Natal sustentável
https://meubolsoemdia.com.br/Materias/natal-sustentavel

Limpeza de final de ano
https://meubolsoemdia.com.br/Materias/limpeza-de-final-de-ano

Direitos do consumidor
https://meubolsoemdia.com.br/Materias/direitos-do-consumidor