Como sair das dívidas 1: A técnica do envelope de dinheiro
Guardar dinheiro é um hábito que exige persistência e determinação. Em meio a tantos atrativos em prateleiras, vitrines e balcões, sem uma organização mínima das finanças, o dinheiro acaba indo embora e a gente nem sabe direito onde ele foi parar. E a ideia de ter uma grana reservada para imprevistos ou para realizar aquele projeto de vida acaba sendo indefinidamente adiada.
A boa notícia é que há alguns truques e técnicas que podem ajudar a mudar essa situação. É o que vamos mostrar nesta série de matérias que irão apresentar diferentes métodos para poupar. Acompanhe, veja qual faz mais sentido para você e coloque em prática. Começar a guardar dinheiro traz um ânimo danado para fazer a poupança aumentar.
Desta vez, vamos explicar como funciona o método dos envelopes. Ele é muito simples e facilita enxergar como distribuímos o dinheiro que suamos para ganhar. Assim, fica mais fácil fazer economia e separar uma parte, mesmo que pequena, para guardar.
Como usar os envelopes de dinheiro e recibos
Você vai precisar de 10 envelopes brancos tamanho ofício, desses que você encontra em qualquer papelaria por menos de R$ 0,30. Pegue cada um dos envelopes e escreva a lápis, na frente, o tipo de despesa (moradia, alimentação, saúde, etc.) e o valor que você gasta ou pretende gastar, por mês, com cada um. Por exemplo: moradia (R$ 1.200) e alimentação (R$ 450,00).
Durante o mês, coloque dentro de cada envelope todos os comprovantes de pagamentos e despesas que você efetuou. Não vale guardar apenas os recibos das contas de maior valor. Mesmo que gaste R$ 2,00, peça recibo e, quando chegar em casa, coloque-o no envelope.
No final do mês, some todos os recibos de cada envelope e veja como ficou o “saldo” de cada categoria. Por exemplo: se você gastou R$ 500 com alimentação, o saldo ficou negativo em R$ 50. Que tal economizar este valor no próximo mês? Faça o mesmo com todos os envelopes, porque aí vem o grande desafio: a proposta é que, já no segundo mês, você consiga reduzir um pouquinho o total gasto no mês para pôr nos envelopes “reserva de emergência” e “investimento”.
Para ter um controle ainda mais rígido, a sugestão é pôr dentro de cada envelope o dinheiro necessário para pagar as contas. E usar apenas o que está em cada envelope, sem recorrer a outros meios de pagamentos.
Uma última dica que pode facilitar ainda mais o controle. O portal Vida e Dinheiro, da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) disponibiliza um material que pode ser impresso, colado ou colocado dentro de cada envelope, já com os espaços anotar o que aconteceu mês a mês em cada categoria, durante um ano inteiro. É só incluir os valores e marcar se faltou dinheiro, sobrou ou empatou. Clique aqui e, depois, nos envelopes de 1 a 8 para baixar e imprimir.
Veja, a seguir, como organizar os envelopes.
Envelope #1 com o dinheiro da Moradia
Aqui entram os gastos com aluguel, condomínio, prestação da casa ou apartamento, IPTU, contas de água e luz, telefone e internet.
Envelope #2 para gastos com alimentação, limpeza e higiene:
Gastos no supermercado, feira, padaria, açougue, gás, outras comidas entregues em casa, idas a lanchonetes e restaurantes. Guarde os comprovantes de todos os gastos com alimentação, inclusive o cafezinho e o pão de queijo.
Envelope #3 para os custos com saúde:
Plano de saúde, consultas, exames, dentista, seguro de vida, ginástica, compra ou troca de lente de óculos e medicamentos, entre outros.
Envelope #4 com dinheiro para o transporte:
Ônibus, metrô, aluguel de patinete e bicicleta, prestação do carro ou moto, IPVA, estacionamento, combustível, seguro do carro ou moto, consertos e manutenção do veículo.
Envelope #5 para despesas com vestimenta e beleza:
Roupa, calçado, bijuteria, perfumaria, cabelereiro, barbeiro, pé/mão, cosméticos e outros itens relacionados.
Envelope #6 para as despesas com educação:
Mensalidade da escola, cursos extras, material e transporte escolar.
Envelope #7 para lazer e comemorações:
Gastos com presentes, festas e comemorações (incluindo bares), passagens aéreas, combustível, hotéis, pedágio e passeios, entre outros.
Envelope #8 com dinheiro para pagar suas dívidas:
Fatura do cartão de crédito ou cartão de loja, cheque especial, crediários e empréstimos contratados.
Envelope #9 para sua reserva de emergência:
A partir do segundo mês, coloque neste envelope uma parte do valor que conseguir poupar. A ideia é, aos poucos, formar uma reserva para situações inesperadas. Este dinheiro pode ser colocado em uma aplicação que você possa retirar a qualquer momento, como a poupança ou o Tesouro Selic.
Envelope #10 com dinheiro para investir:
Neste envelope você vai guardar ou anotar o dinheiro que pretende poupar, todo mês, para realizar um sonho ou projeto. Comece com qualquer valor e vá aumentando, devagar e sempre. A meta ideal é guardar 10% do valor líquido que você recebe. Com persistência e controle dos gastos, você pode chegar lá. A ideia é pôr o dinheiro guardado para render em uma aplicação. Algumas delas aceitam valores menores, como o Tesouro Selic (aplicações a partir de R$ 30,00). Se você recebe pelo banco, pode contratar um investimento programado, sem custo.