O Congresso Latino-Americano de Educação e Inclusão Financeira está chegando!

Confira a programação do maior evento de educação financeira da América Latina | Inscrições gratuitas.

22 de setembro de 2022 5 min. leitura

Nos últimos anos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil, os bancos e demais agentes do sistema financeiro nacional vêm atuando de maneira coordenada na construção de um referencial para orientar políticas públicas e privadas voltadas à promoção da saúde financeira da população e ao consumo consciente de produtos financeiros.

Esse trabalho começou em 2017, com o esboço de uma matriz de indicadores para mensurar o bem-estar financeiro da população bancarizada. No ano seguinte, essa matriz foi levada à discussão no 1º Summit de Saúde Financeira, que reuniu lideranças do sistema financeiro, pesquisadores brasileiros e especialistas do CFI (Center For Financial Inclusion) e CFPB (Consumer Financial Protection Bureau), dos Estados Unidos, organizações que são referência no tema.

Para acelerar a evolução, em 2019 o Banco Central e a Febraban firmaram um acordo de cooperação técnica que previa a realização de ações que aproveitassem a capilaridade das instituições financeiras e o conhecimento que elas têm de seus clientes e usuários para ampliar o acesso do público à informações sobre o tema. As propostas foram colocadas em debate no 2º Summit, realizado naquele ano.

Em 2020, em sua 3ª edição, o evento teve o desafio de consolidar a pauta público-privada para a geração de soluções efetivas para fortalecer a educação financeira no país. Em 2021, o acordo Bacen-Febraban gerou frutos. Foi lançado o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, que possibilita mapear a situação geral dos cidadãos e, ao mesmo tempo, a realidade de cada indivíduo.

Também foi lançada a primeira versão da Plataforma de Educação Financeira, com trilhas personalizadas formadas por cursos, materiais e vídeos direcionados a quem está endividado, não consegue poupar ou deseja conhecer mais sobre investimentos. Outra iniciativa gerada a partir do Summit de 2021 foi o Programa de Aceleração Meu Bolso em Dia, que apoiou o desenvolvimento de iniciativas que têm levado a educação financeira aos quatro cantos do país.

Agora, toda essa discussão ganha um âmbito continental, com a realização do Congresso Latino-Americano de Educação e Inclusão Financeira (CLEIF), organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a Federação Latino-Americana de Bancos (Felaban) e apoio do Banco Central do Brasil.

O CLEIF acontece nos dias 27 e 28 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Febraban no YouTube e pelo portal Noomis. O evento já conta com mais de 1250 inscritos, de 23 países. A expectativa é que mais de 1.500 participantes acompanhem os painéis de debates formados por autoridades governamentais de diversos países da região e especialistas do setor financeiro, entre outros.

Participe e faça parte dessa construção! As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Congresso.

Confira os principais painéis e palestrantes

Evento de extrema relevância para os interessados no futuro e desenvolvimento sustentável do setor financeiro na América Latina, o CLEIF vem para discutir melhorias e boas práticas para a promoção e maior acesso aos serviços financeiros. Serão cinco painéis e duas sessões especiais, com autoridades do setor, que movimentam os dois dias de congresso.

PAINEL 1: SAÚDE FINANCEIRA, FINANÇAS RESPONSÁVEIS E A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA FINANCEIRO

Com moderação de Maria Eugenia Sosa, Coordenadora da Rede América Latina e Caribe UNEP – FI, o primeiro painel do Congresso vem para discutir o conceito e a importância da saúde financeira e das finanças responsáveis para a população e para o próprio sistema financeiro, demonstrando como o tema deve integrar a agenda ESG das instituições.

Palestrantes

  • Nancy Widjaja, Assessora do Órgão das Nações Unidas para a Inclusão Financeira, o United Nations Secretary-General’s Special Advocate for Inclusive Finance for Development (UNSGSA
  • Eric Usher, Head da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI)
  • Amaury Oliva, Diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban 
  • Alan Goméz, Representante da Felaban (México)

SESSÃO ESPECIAL: GLOBAL FINDEX

Nesta sessão extra, serão apresentados os dados do Global Findex 2021, pesquisa realizada com mais de 125 mil pessoas, de 123 economias, durante a pandemia da COVID-19.  Dentre os destaques, o crescimento do acesso e uso de serviços financeiros formais e informais e dos pagamentos digitais.

Palestrante:

  •  Saniya Ansar, Economista do Departamento de Pesquisa do Banco Mundial

PAINEL 2: INOVAÇÃO DIGITAL E INCLUSÃO FINANCEIRA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Os pagamentos instantâneos, como o Pix, foram uma inovação de implementação em muitos países da América Latina. Nesse painel, moderado por Sophie Sirtaine, CEO do Consultative Group to Assist the Poor (CGAP), será discutido como essas inovações digitais podem redesenhar os modelos de negócio de inclusão financeira, quais foram as lições já aprendidas e quais são os desafios para o futuro. O CGAP agrega mais de 30 organizações líderes em desenvolvimento que trabalham para melhorar a vida de pessoas pobres, especialmente mulheres, por meio da inclusão financeira. 

Palestrantes

  • Margarita Henao, CEO do Banco Davivienda da Colômbia 
  • Elaine Shimoda, Head de Pagamentos do PicPay do Brasil
  • Angelo Mont´alverne Duarte, Chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil
  • Ana Maria Prieto, Diretora de Sistemas de Pagamento do Banco da República da Colômbia

SESSÃO EXTRA: INCLUSÃO PRODUTIVA E EMPREGABILIDADE

Qual o potencial do Brasil como um país de empreendedores e o que o Santander está fazendo para ajudar na empregabilidade? Isso será discutido nesta sessão especial, que traz ainda um panorama nacional, levando em conta os números de desemprego e baixa renda.

Palestrante:

  • Carol Learth, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil

SESSÃO ESPECIAL: CENTRAL BANK DIGITAL CURRENCIES (CBDC) E INCLUSÃO FINANCEIRA - O CASO DO REAL DIGITAL

Você sabe o que é o Real Digital e suas implicações para a inclusão financeira? Qual é o papel de bancos, fintechs e outros provedores de serviços financeiros no ecossistema de Central Bank Digital Currencies - ou, em português, moeda digital emitida por um banco central?  Você vai aprender isso e muito mais nessa sessão especial, moderada por Leandro Villain e João Borges, da Febraban.

Palestrante:

  •  Fabio Araujo, Economista e Coordenador da Iniciativa do Real Digital no Banco Central do Brasil 

PAINEL 3: A IMPORTÂNCIA DA MENSURAÇÃO DA SAÚDE FINANCEIRA PARA AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Saúde financeira é um tema base para a evolução sustentável do sistema financeiro. Nesse painel mediado por Marcelo Pasquini, Diretor-Adjunto do Comitê ESG da Febraban, será abordado o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro e toda a importância dessa mensuração, capaz de trazer insights e indicativos dos rumos que devem ser tomados quando o assunto é educação financeira.

Palestrantes

  • Paulo Coelho, Consultor de Estratégia e Dados; Analista-chefe do desenvolvimento do I-SFB Febraban
  • Lina María Montoya Madrigal, Gerente de Impacto e Inovação Social do Bancolombia
  • Enrique Pasquel, Gerente de Assuntos Corporativos do Banco de Crédito do Peru
  • Cristiane Nogueira do Amaral, Gerente da Fundação Sicredi (Brasil)

PAINEL 4: ALÉM DE CURSOS E PALESTRAS | COMO AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DESENHAM INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Moderado por Marcelo Junqueira, Chefe da Divisão de Educação Financeira 2, Departamento de Promoção da Cidadão Financeira do Banco Central do Brasil, o painel traz uma provocação para as instituições financeiras, que possuem o desafio de introduzir a educação financeira na jornada do cliente.

Palestrantes:

  • Marcela Ulian, Head da área de Negócios Digitais do Santander Brasil 
  • Ricardo Pericón, Sub-gerente de Responsabilidade Social Banco BISA da Bolívia
  • Carlos Giron, Vice-presidente Executivo Banco de Varejo, Meios de Pagamento e Comunicações do Banco Atlántida de Honduras
  • Jacqueline Souter, VP de comunicações Corporativas e de Desenvolvimento Social do Banco General S.A
  • Diogo Dias, Head de Finanças Pessoais, Seguros e Benefícios do BTG do Brasil

PAINEL 5: COMO AS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE PROMOVEM A EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Como as associações de classe podem fazer a diferença na democratização do acesso à informação e educação financeira? Nesse painel moderado por Jorge Arturo Saza García, Diretor de Assuntos Econômico da Federação Latino-americana de Bancos- Felaban, serão discutidos cases de sucesso na promoção da educação financeira setorial, criados ou que tenham apoio das Associações.

Palestrantes: 

  • Uelton Carvalho, Head de Cidadania Financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
  • Nidia García Bohórquez, Diretora de Educação Financeira e Experiência do Cliente da Associação de Instituições Bancárias e Financeiras da Colômbia (ASOBANCARIA)
  • Sandra Salcedo Arnaiz, Coordenadora de Projetos Sindicais da Associação de Bancos do Peru (ASBANC)
  • Roberto Juan Larralde, Assessor da Diretoria Executiva da Associação Bancária Especializada da Argentina (ABE)
  • Natalia Duchen, Coordenadora de Comunicação e Educação Financeira da Associação de Bancos Privados da Bolívia e Presidente do Comitê Latino-americano de Bancos Sustentáveis e Inclusivos da Federação Latino-americana de Bancos  (Felaban)

SESSÃO EXTRA: REFUGIADOS E MIGRANTES NA AMÉRICA LATINA: UMA OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO FINANCEIRA 

Essa sessão abordará a oportunidade de mercado para migrantes e refugiados na América Latina. Modelos de negócios potenciais para atender a esses segmentos. Os desafios persistentes no sistema financeiro para implementação desses modelos. Iniciativas existentes na região.

Palestrante

  •  Ricardo Martin Garcia Tafur, Diretor de Operações e Especialista em Inclusão Financeira para Serviços de Consultoria da Corporação Financeira Internacional - IFC