Comportamento empreendedor 2: Busca de informações

Esta característica do comportamento empreendedor pode ajudar nos momentos de tomada de decisão para seu negócio

25 de agosto de 2021

como se tornar um empreendedor - dicas práticas de comportamento empreendedor

Conteúdo produzido pelo Sebrae-MG para o Meu Bolso em Dia

Seja para montar um negócio ou para se atualizar sobre as tendências do seu nicho de mercado, é importante que o empreendedor esteja atento às mudanças que acontecem à sua volta. Isso poderá ajudá-lo a antever e, até mesmo, se preparar para acontecimentos futuros, que não estão no seu radar. Por isso, a busca de informações é uma das dez características do comportamento de um empreendedor de sucesso, devendo ser praticada constantemente.

Para o Sebrae, a característica empreendedora busca de informações” demanda pesquisa e atualização constantes. E estamos falando, aqui, sobre informações relacionadas aos clientes, fornecedores, concorrentes, ou seja, sobre o próprio negócio. É fundamental estar atento a esses pontos para ter uma visão mais estratégica sobre o empreendimento.

O empreendedor que tem essa característica desenvolvida:

  • Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado;
  • Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços;
  • Busca a orientação de especialistas para tomar decisões.

A seguir, veremos de forma mais detalhada os aspectos de cada um dos tópicos citados anteriormente, com base no e-book produzido pelo Sebrae Bahia.

Cuide pessoalmente da avaliação do mercado em que atua

empreendedor e análise do seu mercado, segmento de negócio

Avaliar o mercado pessoalmente é uma forma de o empreendedor obter do seu entrevistado respostas mais subjetivas e muito importantes. Nesses casos, há uma tendência de o entrevistado dar informações extras e que não foram solicitadas, mas que podem ser essenciais para a tomada de decisão.

Se a opção for contratar uma empresa de pesquisa para coletar esses dados, tudo bem! Esse tipo de pesquisa irá agregar dados que serão muito úteis para o negócio. Mas, ainda assim, é possível complementar essa experiência. Realizar algumas entrevistas com clientes ou fornecedores será um bônus e tornará a experiência mais subjetiva. Mas, atenção, oriente-se sobre as formas de realizar as entrevistas e abordagens para que sejam ainda mais proveitosas.

O Sebrae disponibiliza um manual para quem busca conhecer o seu mercado de atuação, clientes, fornecedores e concorrentes. É uma ferramenta valiosa para esse momento de busca de informações!

Investigue sempre como oferecer novos produtos e serviços

De acordo com Hermon Freitas, “a palavra ‘investiga’, escrita nesse comportamento, é a sua capacidade de perceber algo mais. É preciso investigar e buscar um detalhe que só você consiga captar para poder melhorar o seu atendimento, o seu produto ou o desenvolvimento de algo dentro da gestão da sua empresa. A presença do empreendedor nessa busca de informação faz com que isso aconteça.”

Essa investigação vai além das pesquisas em vídeos, sites, aulas ou entrevistas. É uma busca pelo diferencial, pelo segredo que está por detrás do sucesso de um modelo de negócio.

Busque a orientação de especialistas para tomar decisões

Procure orientação com quem entende do assunto! Não adianta querer ser especialista em todas as áreas do seu negócio. É, sim, muito importante conhecer todas as áreas de gestão da sua empresa. Entretanto, contar com o apoio e com suporte de especialistas no assunto (ou assuntos), é fundamental. Identificar a pessoa, empresa ou instituição adequada para esse trabalho é de suma importância.

Nesse sentido, Hermon Freitas associa a figura do empreendedor a um grande maestro que, em uma orquestra, consegue identificar os sons que saem de cada instrumento. E, para isso, ele não precisa saber tocá-los. A questão é: ele tem especialistas em cada instrumento que, juntos, produzirão a música perfeita!

A dica de Hermon para os empreendedores é: “converse mais com o seu contador, com o escritório de contabilidade da sua empresa. Ele é o especialista. O contador, hoje, é um assessor contábil. Muitos não compreendem o tamanho da influência que os impostos e a carga tributária interferem na sua empresa e ficam assustados. Acham até que estão tendo lucro e, muitas vezes, não conseguem entender a complexidade dos impostos no nosso país.”

o empreendedor pode buscar especialista e consultorias para seu negócio

E quando falamos de especialistas, não estamos tratando apenas dos contadores. É importante entrar em contato com advogados, por exemplo, que podem auxiliar com os contratos da empresa já constituída e, também, antes da sua formalização. Pequenos detalhes podem interferir diretamente no que já foi e no que ainda será conquistado.

E quando falamos sobre investimentos? Segundo Freitas, “para entender a melhor forma de investir o seu dinheiro, consulte uma pessoa que, efetivamente, irá te ajudar na tomada de decisões. Decisões estas que podem interferir no sucesso do seu negócio”. Comparar condições e taxas é importante, não somente para contratar empréstimos e financiamentos, mas também para investir o seu dinheiro. Buscar, no mercado, opções atrativas e seguras de investimentos, é fundamental. Para isso, há profissionais habilitados que, de forma segura, orientam sobre as diversas alternativas de investimentos disponíveis, ajudando a identificar as mais adequadas ao seu perfil.

Concluindo...

Como conversamos, a busca de informações deve ser uma constante na vida de todo empreendedor e daqueles que estão se planejando para isso. Em momentos inesperados, como a pandemia em que estamos vivendo, por exemplo, podem surgir novos hábitos de consumo, que devem ser observados e prospectados.

O aumento de demanda para comida via delivery, por exemplo, foi grande desde o início da pandemia e, hoje, é algo que se tornou corriqueiro. Mas, será que essa tendência vai continuar no pós-pandemia? Pode ser que sim ou, até mesmo outros serviços que ainda nem existem, podem surgir. Por isso, validar, pesquisar e buscar informações é mais que interessante para o negócio, é fundamental.

Assim, o principal recado que gostaríamos de deixar é sobre a importância de se manter atualizado sobre o seu negócio já existente e para os que pretendem empreender. Busque dados e informações sobre os clientes, fornecedores, concorrentes e sobre os processos da empresa. Dessa forma, será muito mais fácil definir estratégias de ação quando necessárias.

Leia mais sobre:

Conteúdos Relacionados