Hoje em dia, a gente recebe informações de todos os lados, pela TV e internet principalmente. Os jovens, que estão sempre conectados no dia a dia, são impactados pela propaganda e também pelas referências que possuem.
Muitas vezes, as famílias acabam lidando com a questão do consumismo na adolescência. Um estudo do Serasa Experian mostrou que 28,1% dos jovens de 18 a 25 anos do Brasil já estão inadimplentes.
Mas você pode lidar com essa questão e ainda cuidar do seu bolso para que toda família fique no azul.
O porquê do consumismo nos jovens
A adolescência é uma fase de transformação na vida de toda pessoa. É importante os pais entenderem alguns comportamentos para saber como lidar com seus filhos.
Em alguns casos, o adolescente tem a necessidade de se sentir aceito pelos seus amigos e sociedade. Por isso, podem se tornar pessoas consumistas. Com a compra de acessórios de tecnologia e roupas da moda, por exemplo, o adolescente pode se sentir incluso na turma de amigos.
Jovem, vamos conversar?
Manter um diálogo aberto com os filhos pode ajudar na convivência e a lidar com o consumismo. É importante explicar a situação financeira da família e mostrar o que é possível ou não comprar.
O exemplo dos pais também pode refletir no comportamento dos filhos no futuro. Para ajudar, você pode evitar comportamentos que não precisa e estabelecer limites desde a infância.
Colocando tudo em ordem
Você pode começar organizando a vida financeira de toda a família com as dicas abaixo. Dá uma olhada:
1. Ensine desde cedo o valor do dinheiro e que todo mundo pode ter uma relação saudável com ele.
2. Mostre pra onde vai o salário da família, isso ajuda a entender melhor a relação de trabalho e gastos.
3. Mesada? Estipule um valor mensal e ensine ao seu filho como ter o controle desse dinheiro.
4. Veja o melhor momento para ir às compras e faça um planejamento junto com o seu filho.
Viu como é fácil manter o bolso no azul? Educação financeira desde cedo só faz bem e garante a alegria de todo a família.