6 vantagens do Pix para o pequeno e o médio empreendedor

Veja como usar os pagamentos instantâneos para atender melhor seus clientes e aumentar suas vendas

22 de dezembro de 2020

6 vantagens do Pix para o pequeno e o médio empreendedor

Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o novo sistema de pagamentos instantâneos, conhecido como Pix, já mexeu com o mercado de transações financeiras no Brasil. Só na primeira semana de operação, teve 12,2 milhões de operações e movimentou R$ 9,3 bilhões. Se você ainda não se familiarizou com essa nova ferramenta, leia a matéria em que explicamos tudo sobre o pix.

Entre os públicos mais beneficiados pelo novo sistema, estão os pequenos e médios empreendedores, que podem receber os pagamentos na hora, com menor custo, mais segurança e agilidade. Veja em detalhes as vantagens dessa ferramenta para o seu negócio.

Facilidade para fechar a venda

Com o PIX, seus clientes não precisam andar com dinheiro vivo no bolso, nem ter cartão de crédito ou débito para pagar suas compras. Basta apontar o celular para o QR Code do seu produto ou serviço e autorizar o pagamento na hora, usando o aplicativo do banco onde eles têm conta. Ou fazer uma transferência direta para a conta da sua empresa ou sua conta pessoal, caso você trabalhe por conta, usando apenas uma chave, que pode ser um número de telefone, CNPJ, CPF ou e-mail. Isso facilita muito as vendas de pequenos comércios que ficam no caminho entre a casa e o trabalho do consumidor, e muitas vezes perdem negócios porque os clientes saíram sem dinheiro e não se planejaram para comprar. Como hoje em dia ninguém sai de casa sem o celular, as chances de fechar a venda aumentam muito.

Dinheiro em caixa na hora
Outra vantagem de usar o PIX para receber seus pagamentos é que o dinheiro é transferido em segundos para sua conta, durante 24h por dia, 7 dias por semana, ou seja, você não precisa mais esperar dias ou semanas para compensar o valor. Isso reduz a sua necessidade de capital de giro, ou seja, a reserva para bancar seus negócios durante o intervalo entre seus pagamentos e recebimentos. Ter dinheiro em caixa na hora permite repor estoques, pagar pessoas, realizar melhorias e pagar as contas do seu empreendimento muito mais rápido e sem recorrer a empréstimos ou antecipar recebíveis.

Eficiência e agilidade na gestão do estoque
Quem trabalha com vendas online geralmente precisa ?segurar? o produto enquanto espera a confirmação do pagamento do cliente. Com o Pix, esse processo fica muito mais ágil, já que o pagamento é instantâneo e permite que a confirmação seja imediata. Com isso, você não perde negócios e tem uma visão muito mais realista do estoque e das necessidades de reposição. Os clientes, por sua vez, conseguem visualizar o estoque atualizado em tempo real, sem confusões.

Ampla aceitação de clientes Acabou a história de aceitar apenas esta ou aquela bandeira de cartão. Para pagar com Pix, basta ter uma conta corrente, poupança ou carteira digital em qualquer banco cadastrado no sistema, com saldo suficiente para fazer a compra, uma chave cadastrada e o aplicativo do banco instalado no celular. Simples e sem burocracia. Veja como a operação funciona nesse vídeo do Banco Central e oriente seus clientes.

Segurança nas transações
Outra vantagem do Pix é evitar as transações com dinheiro vivo, que geram insegurança para quem paga e recebe, especialmente em grandes cidades. O sistema é seguro e confiável, mas requer cuidados. A chave deve ser cadastrada diretamente nos canais da instituição financeira. É muito importante evitar o cadastro via links recebidos por e-mail, pois eles podem ser falsos, enviados por fraudadores que se passam pelos bancos para roubar os dados dos clientes.
Já os estabelecimentos devem se certificar de que um código exibido ao cliente seja o real e não tenha sido fraudado por um golpista. Em caso de alteração maliciosa, o pagamento recebido pode cair na conta do criminoso. Boas práticas de segurança consistem, entre outras tarefas, em revisar os códigos QR disponibilizados em sites ou impressos em folha de papel.

Redução de custos
O gasto com boletos e maquininhas tende a diminuir, já que o custo do PIX para as instituições financeiras é de R$0,01 por cada dez transações. O pagamento e recebimento é gratuito para as pessoas físicas, mas está previsto um custo para pessoas jurídicas.
O Banco Central ainda não definiu as regras para a cobrança de tarifas de empresas que recebem pagamentos via Pix, mas algumas instituições financeiras já anunciaram a gratuidade, por isso vale a pena consultar o seu banco sobre os valores previstos. O Pix nasceu, justamente, para aumentar a concorrência no setor financeiro e reduzir os custos das operações.
Com tanta inovação, o Pix promete revolucionar e simplificar as transações comerciais no país, gerando mais negócios e movimentando a economia. Cadastre seu negócio no Pix e fique por dentro dessa novidade.