Segurança bancária

Os bancos e as empresas de modo geral investem muito dinheiro para aumentar a segurança de seus dados e de seus clientes. Mas todos nós precisamos fazer a nossa parte na prevenção de golpes que ocorrem principalmente no uso da internet e das redes sociais. Veja algumas dicas.

Projeta a sua senha

A senha dá acesso à sua conta bancária, permitindo que você utilize seu cartão de débito ou crédito com toda a segurança necessária. E, por isso, deve ser usada exclusivamente por você e mantida em segredo. Em nenhuma situação você deve fornecer sua senha, nem mesmo a funcionários de bancos. Memorize-a e, quando for preciso anotar, nunca guarde o papel junto ao cartão. Nunca digite sua senha em computadores ou telefones de outras pessoas.

Cadastre uma senha segura

Evite escolher senhas que possam ser facilmente deduzidas ou descobertas em uma rápida busca nas redes sociais, como a data de nascimento (tanto a sua quanto a de pessoas próximas), números óbvios, como o do telefone, RG, placa do automóvel e da residência. Evite, também, palavras ou sequências de números, letras ou teclas. Outra recomendação importante: troque periodicamente sua senha.

Usuário cadastrando senha no notebook

Cuidado no caixa eletrônico

Ao usar caixas eletrônicos, mantenha seu corpo próximo à máquina para evitar que sua senha possa ser identificada ou deduzida em função dos movimentos de sua mão. Confira se as pessoas atrás de você estão respeitando a faixa de segurança pintada no chão. Ao usar máquinas instaladas em locais públicos, evite o horário noturno.

      Não deixe que "pesquem" seus dados

Fraudadores usam ofertas tentadoras e premiações falsas para levar você a clicar em links que podem instalar pequenos sistemas de captura de dados em seu computador ou celular. Essas ofertas podem ser apresentadas na forma de anúncios, e-mail com promoções imperdíveis ou premiações. Elas também podem vir na forma de orientação para atualizar dispositivos de segurança.

Usuário inserindo senha no notebook

Alguns golpes comuns aplicados contra o consumidor
  • Falso funcionário do banco: ele entra em contato e informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos. A partir daí, solicita dados pessoais e financeiros e usa esses dados para fazer transações em nome do cliente. Lembre-se: o banco nunca liga pedindo senha para agilizar qualquer transferência ou pagamento.

  • Falso motoboy: alguém que se diz funcionário do banco liga avisando que o cartão foi clonado e precisa ser bloqueado. Para isso, pede para cortar ao cartão e, para seguir, que a senha seja digitada no telefone. Avisa que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartào para uma perícia. Mesmo cortado ao meio, o chip do cartào permanece intacto e é usado pelo fraudador.

  • Delivery: você faz um pedido pelo aplicativo. O entregador apresenta uma maquininha com o visor danificado ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela que, em geral, é muito superior ao valor real cobrado. COnfira sempre o preço digitado no visor da maquininha e não aceite digitar se o valor não estiver visível.

Há vários outros golpes que acontecem no dia a dia. Esse artigo no site da FEBRABAN explica quais são eles e como evitá-los.