Agora, a quitação poderá ser feita em qualquer banco. Saiba como o novo sistema funciona
Até pouco tempo atrás, se você perdesse o prazo de pagamento de um boleto de cobrança emitido por
um banco diferente do seu, precisará ir até uma agência da instituição emissora
para quitar o débito. Mas
isso mudou desde o final de 2018, quando começou a funcionar a Nova Plataforma de Cobrança desenvolvida pela Federação
Brasileira dos Bancos (Febraban) em conjunto com a rede bancária.
O
sistema simplificou o processo de pagamento de boletos bancários no país,
permitindo que mesmo contas atrasadas possam ser saldadas em agências,
correspondentes, internet banking ou caixas eletrônicos de qualquer banco. Eventuais
juros e multas serão calculados automaticamente, evitando a necessidade de
pedir a segunda via do boleto. Além de evitar desconfortos aos clientes, a iniciativa impede pagamentos em duplicidade.
Isso porque todos os boletos de cobrança emitidos deverão ser registrados de maneira centralizada, na nova plataforma, que será acessada pelos diferentes canais de atendimento dos bancos. Facilitando, assim, a checagem de dados e o pagamento.
A Nova Plataforma também facilitou que os consumidores façam a opção pelo DDA – Débito Direto Autorizado, um serviço que possibilita a eliminação de boletos emitidos em papel. O DDA só trabalha com boletos registrados, o que não era possível antes. Pelo DDA, os consumidores podem receber todos os seus boletos por meio eletrônico, visualizar cada cobrança e definir quando pagá-la. É um processo diferente do débito automático, que exige um acerto prévio com o banco de que a conta será debitada automaticamente na data de vencimento.
Para aderir ao DDA, você deve fazer o
registro como “pagador eletrônico” na instituição financeira em que tem conta,
e, caso haja cobrança em seu nome, a ferramenta permite ao cliente reconhecer a
dívida e, após o reconhecimento, autorizar o débito para o pagamento. O
cadastro também pode ser feito pelos canais eletrônicos.
Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Cobrança dos bancos entenda melhor como funciona o pagamento de contas na seção “Produtos e Serviços” do canal Você e o Banco.
Prevenção a fraudes
Outro
importante benefício do novo sistema é a prevenção à fraude em boleto. Esse
meio de pagamento, que é utilizado para quitar a compra de produtos e serviços
ou fazer doações para instituições beneficentes, vem crescendo em média 12% ao
ano desde que foi criado, em 1993.
Nos
últimos anos, no entanto, os boletos passaram a atrair golpistas, que se
especializaram em promover vários tipos de fraudes. A mais comum é a pessoa
receber um e-mail fraudulento ou abrir um link que instala um programa espião
em seu computador. Ao fazer uma compra ou acessar o banco pela internet e
emitir um boleto, o programa altera o código de barras do documento. Na hora de
efetuar o pagamento, o leitor de código de barras apresenta erro e o cliente
acaba digitando os números associados ao código de barras. Ao fazer isso, o
dinheiro é redirecionado para a conta do fraudador.
A nova plataforma de cobrança ajuda a reduzir essas
fraudes ao fazer a checagem antes do pagamento e exigir que os boletos
contenham uma série de dados, como CPF ou o CNPJ do emissor e do pagador. Com
mais informação e controle, a segurança será ampliada.
Você também pode fazer a sua parte, adotando algumas medidas para se proteger. Saiba como na seção “Segurança Bancária” do canal Você e o Banco.