O carnaval está chegando e com ele dias de festa, música e muita alegria. Seja qual for o seu destino para curtir uma das maiores festas populares do Brasil, é hora de planejar e não deixar os preparativos para a diversão para a última hora.
Organizando sua viagem
Nas datas festivas os preços de hospedagens e passagens costumam aumentar, por isso pesquisar os preços e fechar pacotes com antecedência podem ajudar a não comprometer o orçamento e nem prejudicar o pagamento de suas contas nos próximos meses.
Dependendo do destino, você pode reunir amigos e familiares para curtirem juntos e dividirem as despesas.
Não se esqueça de que os gastos vão desde o meio de transporte até o quanto acha que vai gastar com comida por dia, já considerando uma pesquisa do preço da refeição local.
Diversão que cabe no bolso
Parques, carnavais de rua e apresentações podem ser uma opção para curtir com a família sem comprometer o orçamento.
E que tal chamar os amigos e organizarem um baile de carnaval em casa? Vocês dividem as despesas, ligam o som e dão o play na diversão! Dá até para organizar um desfile de fantasias entre as crianças.
Confete, serpentina e fantasia
Comprar, alugar ou customizar. A escolha da sua roupa vai depender de como anda o seu bolso. O ideal é pensar no seu orçamento para que a decisão da fantasia não afete o pagamento de contas ou dívidas.
Geralmente, a diferença de preço entre comprar ou alugar varia bastante. Se você for usar a fantasia uma única vez, alugar pode ser a melhor opção. Já se você pretende ter alguma sempre que precisar, talvez seja melhor comprar. Avalie a sua necessidade.
Mas, para diminuir os gastos, customizar é uma opção prática e barata. Você pode usar lantejoulas, glitter, fitas ou cortar uma peça de roupa, dando uma cara alegre para ela. Na internet você encontra diversos sites e blogs para se inspirar!
Então, planeje todos os gastos e mãos à obra!
Ensaios e desfiles
Se você pretende aproveitar a folia ao som de sambas enredos, verifique na Liga das Escolas de Samba da sua cidade a programação de ensaios e desfiles. Geralmente as entradas têm preços populares.
Se você quer desfilar, procure a escola da sua preferência e negocie o preço da fantasia.
São Paulo: www.ligasp.com.br
Rio de Janeiro: http://liesa.globo.com
Florianópolis: http://liesf.blogspot.com.br/
Fique Ligado: O site Catraca Livre divulga programações culturais com baixo custo ou totalmente gratuito em São Paulo. Sessões de cinema, blocos de rua e muito mais
Em Pernambuco
Recife e Olinda são polos culturais muito fortes durante o Carnaval. Apresentações de rua marcam as cidades durante fevereiro.
Se estiver por perto e gostar de agitação, os shows na Praça do Marco Zero (Centro de Recife) e o desfile das delegações nas ladeiras de Olinda são de encher os olhos. E não custa nada!
Na Bahia
Muito axé e trio elétrico. Nas ruas de Salvador a diversão é garantida, muitas opções para dançar. Mas vale pesquisar os preços, pois o “abadá”, um traje que dá acesso ao trio, em geral, não é gratuito.
Se preferir, você pode fazer parte da chamada “turma da pipoca” que vai acompanhando o artista do lado de fora do cordão de isolamento.
Sua segurança
Observe as orientações de segurança para a cidade onde vai pular o carnaval, principalmente quanto ao que se deve ou não ser levado (celular, cartões de banco, etc.).
Quanto maior a agitação, mais calor. Por isso, beba água, proteja sua pele, vista roupas confortáveis e leve um dinheiro para alimentação. Sua saúde precisa de atenção para aguentar até a quarta-feira de cinzas.