Conheça os serviços e
canais aos quais você pode recorrer para fazer acordos
No Brasil, 59,8% das famílias estão endividadas, ou seja, têm parte de sua renda atual e futura comprometida com carnês de lojas, cheques pré-datados, empréstimos, prestação do carro, cartão de crédito e cheque especial.
Quando há planejamento
e as parcelas e cabem no bolso, isso não é um problema. Para muitas pessoas, recorrer
a empréstimos e financiamentos é a única maneira de realizar sonhos e construir
um patrimônio. A questão é que 22,8% das famílias estão inadimplentes e 9,2%
dizem que não conseguirão pagar as prestações atrasadas.
Os dados acima
são de dezembro de 2018 e foram apurados pela Pesquisa
de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada
pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Se você está
nessa situação, saiba que é possível sair das dívidas e pôr a vida em ordem. Comece
organizando as finanças familiares. Veja um passo a passo para fazer isso na
matéria Prepare-se
para viver sem dívidas. A etapa
seguinte é procurar os credores para negociar o pagamento.
No caso dos bancos, há uma série de serviços e
canais de atendimento, por isso, é importante entender o que você pode fazer em
cada um deles para não perder tempo e direcionar corretamente suas questões.
Confira!
Para realizar transações:
# Internet banking e aplicativos: são utilizados para realizar praticamente todas as operações bancárias, exceto saques.
#
Agências e estabelecimentos credenciados como correspondentes: são destinados
preferencialmente a operações bancárias que não podem ser feitas pelos canais
eletrônicos.
# Caixas eletrônicos e Banco 24 Horas: autoatendimento para
saques, depósitos, pagamentos e outras operações.
# Central de Atendimento: para realizar operações
bancárias como consultas a saldos e a extrato, transferências, pagamentos de
contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de
cheque, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e obter todas as informações
sobre sua conta corrente.
Canais específicos para negociar dívidas:
A maioria dos bancos possui plataformas online para facilitar o processo de renegociação de dívidas. Em geral, você preenche um pequeno cadastro e já é direcionado para a área de negociação. Conheça algumas das plataformas disponibilizadas pelas instituições: Santander, Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Votorantim.
Para esclarecimentos de dúvidas e reclamações:
# SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): canal exclusivo para reclamações, cancelamentos e informações gerais sobre produtos e serviços.
# Ouvidoria: atende exclusivamente questões não solucionadas nos demais
canais de atendimento. Quando necessário, ligue para a Ouvidoria do seu banco e
peça uma reavaliação do caso.
Outros canais aos quais você pode recorrer:
# Consumidor.gov.br: apoiado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o portal www.consumidor.gov.br é uma iniciativa criada pelo Ministério da Justiça para promover a resolução de conflitos de forma rápida e descomplicada. A plataforma aproxima consumidores e fornecedores de produtos e serviços, facilitando a negociação e o fechamento de acordos. Você pode recorrer a esse canal se o banco ou outra empresa com a qual você deseja negociar fizer parte da iniciativa. Veja a lista completa de participantes.
O
processo é bem simples. Basta entrar no site www.consumidor.gov.br,
digitar o nome da empresa com a qual você quer negociar e escolher a opção
“registrar reclamação”. No primeiro cesso, é necessário fazer um cadastro. Escolha
a empresa e o assunto ‘negociação de dívidas’; em seguida você faz o relato de
seu problema e a sua proposta de negociação. Se for o caso, anexe documentos. O
formulário é enviado à instituição, que deverá responder, em média, dentro de
sete dias úteis. Você pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo próprio
site.
# Conte Aqui: esse canal é mantido pela FEBRABAN e serve
para comunicar casos de descumprimento de qualquer normativo da Autorregulação
Bancária, um conjunto de regras criadas pelos bancos para promover boas práticas
do setor no relacionamento com os consumidores. Sempre que alguém registra o
descumprimento de uma norma, a informação passa a integrar o Plano de
Monitoramento da Autorregulação. Saiba mais: Conte Aqui.
# Atendimento do Banco
Central: órgão que regula o funcionamento das instituições financeiras no
país, o Banco Central do Brasil atende pedidos
de informações sobre
o sistema financeiro nacional e recebe
reclamações sobre serviços
oferecidos pelas instituições. A plataforma não intermedia a resolução de
conflitos nem soluciona problemas entre pessoas e os bancos. Nesse caso, além
dos canais oferecidos pelas instituições e do portal www.consumidor.gov.br,
podem ser procurados os órgãos
de defesa do consumidor.
Autorregulação Bancária define boas práticas na negociação
O Normativo 018/2018 – Tratamento e Negociação de Dívidas do Sistema de Autorregulação Bancária da FEBRABAN define algumas práticas que devem ser adotadas pelas instituições financeiras no processo de negociação de dívidas.
Os bancos devem oferecer, por exemplo, opções de parcelamento, descontos para pagamento antecipado e outras soluções para facilitar que o consumidor saia do endividamento, oferecendo orientação clara e respeitando suas condições financeiras. Saiba mais sobre a Autorregulação.