Essa é uma época do ano em que muitas pessoas decidem construir, reformar ou mudar a decoração da casa, aproveitando o 13º salário, bônus ou as economias que conseguiram fazer. Se você pretende dar uma cara nova ao “lar doce lar” para começar o ano com a sensação de renovação, é bom fazer um bom planejamento. Com organização, você faz isso sem apertar o bolso nem complicar sua vida financeira.
Quando for planejar a reforma da casa, coloque uma margem de segurança para seus gastos, principalmente para imóveis mais antigos.
Trocando a mobília
Se o seu objetivo é mudar a decoração, trocar móveis ou eletrodomésticos, a dica é avaliar e priorizar o que não está em bom estado, sem se esquecer do aproveitamento do espaço e ambiente.
Comparar preços e forma de pagamentos em diversas lojas ajuda na hora de poupar os gastos. Sempre que for pagar à vista peça desconto.
Outra opção é esperar as liquidações do início do ano, quando as lojas costumam realizar “saldões” para liquidar o estoque.
Para caber no bolso
Uma dica para economizar é trocar algumas peças do enxoval ou da decoração. Colocar uma capa ou um xale deixa o sofá com outra cara sem gastar muito, por exemplo.
Nessas horas, investir na criatividade e buscar alternativas para não desperdiçar seu dinheiro pode deixar o seu lar mais lindo, aconchegante e renovado para a chegada do Natal e Ano Novo.
Fique ligado!
Alguns bancos oferecem linha de crédito específica para quem vai construir, reformar ou decorar a casa. É possível até conseguir um prazo de 180 dias para pagar a primeira parcela. Em alguns lugares é possível solicitar esse crédito na própria loja. Verifique essa possibilidade!
Que tal vender o que não quer mais e ganhar um dinheiro extra? Há muitos sites que podem te ajudar. Você fotografa o produto, dá detalhes, posta e espera as propostas. Se alguma te interessar, é só negociar a entrega.