Gastos com o celular

Diminua gastos com celular. Dicas para escolher a melhor oferta, qual o melhor plano pré ou pós-pago, vantagem de dois ou mais chips.

1 de outubro de 2014 5 min. leitura

Promoção daqui, promoção de lá! As ofertas de aparelhos celulares e de planos são tantas que a gente chega a ficar confuso na hora de escolher o que é melhor para nós e para o nosso bolso. 

Por isso, até mesmo para essa decisão, o que vale é um bom planejamento. Ele pode ajudar a evitar que seus gastos com celular possam ser maiores depois da troca.

Escolhendo a melhor oferta

  • Mesmo que você use bastante o celular, os contatos que você mais costuma ligar podem ser poucos. Se for o caso, prefira promoções que dão descontos nas ligações que você faz para um número limitado de pessoas.
  • Caso a maioria dos seus contatos seja de uma só operadora, procure por promoções que cobrem tarifas mais baratas para as ligações feitas entre números de uma mesma operadora.
  • Costuma fazer várias chamadas interurbanas? Procure no mercado por promoções que as tornem mais baratas.
  • Suas ligações costumam ser de curta ou de longa duração? Algumas operadoras cobram um valor pelo primeiro minuto de ligação, e outro, geralmente menor pelos minutos seguintes da mesma ligação. Fique de olho!
  • Acessa a internet pelo celular? Vale entender o pacote de dados e os valores incluídos para evitar estourar o limite ou pagar mais do que realmente costuma usar.  

Plano pré ou pós-pago

No plano pré-pago você coloca créditos no seu celular para depois usar. Já no pós-pago você usa e a conta chega à sua casa para ser paga num dia determinado do mês. Compare o custo do minuto de ligação das duas formas de plano e veja o que é melhor.  

Saber direitinho como você usa o seu aparelho vai ajudá-lo a escolher o que combina mais com o seu bolso e estilo de vida. Pois até os valores de um mesmo serviço podem variar de acordo com o tipo de plano.

Dois chips? 

Se você acha que as promoções de uma só operadora não dão conta das suas ligações, comprar um aparelho que suporte o uso de dois ou mais chips pode ser uma boa opção. Mas fique ligado! Só faça uso dessa opção se você realmente liga bastante para mais de uma operadora no mercado.



Dá para usar redes de wi-fi gratuitamente, em vários lugares. Utilize os aplicativos de mensagens, há vários gratuitos também.

Controle o impulso de usar dois chips só porque uma promoção recentemente anunciada parece “imperdível”. Você pode ter que arcar com custos extras de telefone sem fazer uso de uma das linhas. Os modelos de celular estão sempre mudando e com isso muitas pessoas ficam com vontade de mudar seu aparelho só para acompanhar a moda. Analise bem, antes de qualquer troca, se realmente seu aparelho não está mais atendendo às suas necessidades e se o valor cabe no seu bolso.

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?