15 livros que todo empreendedor precisa ler

Obras recentes e clássicos para inspirar e ajudar você a construir um negócio de sucesso

26 de setembro de 2018 11 min. leitura

Obras recentes e clássicos para inspirar e ajudar você a construir um negócio de sucesso

Empreender é sempre uma jornada repleta de desafios e, para que ela seja mais tranquila e recompensadora, é preciso buscar conhecimento. Pensando nisso, selecionamos algumas obras que podem inspirar e ajudar você a construir um negócio bem-sucedido. Elas trazem dicas, reflexões, aprendizados e informações úteis para a vida cotidiana do empreendedor. Muitas delas estão disponíveis por preços bastante acessíveis em sites de livros usados, como Container CulturaEstante VirtualSebos Online e Livronauta. Aproveite e tenha uma ótima leitura!

1. Liderança, Alex Ferguson e Michael Moritz – Editora Intrínseca

Um dos técnicos de futebol mais bem-sucedidos de todos os tempos, Alex Ferguson comandou por quase três décadas o Manchester United, clube sediado em Trafford, na região metropolitana de Manchester, na Inglaterra. Ferguson conquistou dezenas de troféus e fez do time uma das maiores marcas do esporte mundial. Neste livro, ele conta de maneira bem franca os segredos por trás dessa carreira de sucesso. Para escrevê-lo, contou com o apoio do amigo Michael Moritz. Revelando seu estilo de liderança marcado pela disciplina, controle, trabalho de equipe e motivação, Ferguson traz dicas preciosas para alcançar a excelência. Traz, também, lições de perseverança que servem para qualquer profissão.

2. Nasce um empreendedor, Bob Wollheim e Dony De Nuccio, Companhia das Letras

Seja pelo anseio de deixar seu legado no mundo, pela ambição de construir uma empresa líder ou pela simples vontade de não ter um chefe, o sonho de empreender faz brilhar os olhos de muita gente. Mas construir um negócio de sucesso não é fácil. Por onde começar? Como se preparar para a montanha-russa emocional e financeira pela qual você deve passar? Quais são as principais armadilhas a serem evitadas? Os autores respondem a essas perguntas de forma simples, direta e divertida. 

3. Organizações exponenciais, de Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri van Geest – Editora HSM 

Os três autores pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais, assim chamadas aquelas que mudaram o jeito tradicional de fazer negócios e registraram um crescimento altamente acelerado em um curto espaço de tempo. Empresas como Amazon, Citibank, Tesla, Netflix, Google Ventures, Airbnb, Waze, Uber, Xiaomi, entre dezenas de outras. Eles entrevistaram mais de 70 líderes globais e pensadores e consolidaram, no livro, uma ampla visão sobre tendências organizacionais e tecnológicasessenciais, que podem ser aplicadas em empresas de diferentes portes.

 4. Sonho Grande, Cristiane Correa - Selo Primeira Pessoa 

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram o maior império da história do mundo corporativo brasileiro e, somente nos últimos anos, compraram a Budweiser, Burger King e Heinz, marcas americanas conhecidas globalmente. A fórmula de gestão que desenvolveram é baseada em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. O livro traz um relato detalhado dos bastidores da trajetória dos três empresários, desde os anos 70 até os dias de hoje.

5. O mito do empreendedor, Michael E. Gerber, Editora Fundamento 

Com mais de três milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o livro é essencial para empreendedores que estão começando um negócio e pretendem criar uma empresa organizada e lucrativa. Logo de início, aborda as fases de um negócio – infância, adolescência e maturidade –, mostra a diferença entre ser empreendedor, administrador e técnico e ensina como equilibrar esses três pilares. Você irá aprender também como preparar equipes para criar um negócio com o seu estilo, mas sem que você precise fazer tudo sozinho.

6. Criatividade S.A., Ed Catmull – Editora Rocco 

Ed Catmull, conta a trajetória da Pixar, fundada em 1986 por ele, Steve Jobs e John Lasseter. A empresa revolucionou a indústria de animação cinematográfica e se tornou uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo. Ele compartilha sua experiência na gestão de companhia, mostrando como se constrói uma cultura de criatividade. Explicita, assim, a fórmula de sucesso por trás de filmes como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo.

7. Felicidade dá lucro, Márcio Fernandes – Companhia das Letras 

O autor apresenta a filosofia de gestão que fez a distribuidora de energia Elektro, da qual é presidente desde 2011, assumir a dianteira em diversas pesquisas de satisfação de funcionários. Um dos líderes mais admirados do país, ele ensina que investir na qualidade do ambiente interno da empresa gera lucro. No livro, tudo é embalado por sua história pessoal, desde o tempo em que começou a trabalhar como empacotador de loja ao auge da carreira como presidente executivo de empresa.

8. As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos, Ian Wallis – Selo Best Business 

As mudanças observadas no mundo nos últimos 50 anos são imensuráveis. Muitos dos utensílios indispensáveis em nossas vidas, hoje, nasceram nesse período e chega a ser difícil acreditar que eles não existiam há tão pouco tempo. Mas como eles foram criados? Qual o contexto? Qual foi a aceitação do mercado e do público? E quem foram os autores dessas invenções? É o que conta, em detalhes, este instigante almanaque.

9. Os segredos da arte de vender, Zig Ziglar – Editora Record 

Indispensável para quem está começando a empreender, o livro de Zig Ziglar traz dicas preciosas para conquistar o cliente e fechar bons negócios. O autor detalha as técnicas básicas para ganhar eficiência nas vendas, ilustrando cada um de seus princípios com histórias cativantes, que mostram como usar a imaginação para obter resultados em qualquer área. E estimula a reflexão como o serviço ou produto vendido melhora a vida das pessoas, beneficiando os indivíduos e sociedade.

 10. O Jeito Disney de Encantar Clientes, Disney Institute – Editora Saraiva

Deixe-se levar pelos bastidores da Disney para conhecer as melhores práticas e filosofias da empresa que, desde a sua criação, se dedica a encantar clientes de todas as idades. A perpetuação da cultura desta que é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo tem servido de inspiração para executivos e empreendedores de outras companhias, que têm provocado transformações em seus negócios a partir das estratégias adotadas, desde sempre, pela Disney.

11. Pense Simples, Gustavo Caetano – Editora Gente 

Gustavo Caetano é considerado uns dos empreendedores mais influentes da internet brasileira. Neste livro, ele compartilha os conhecimentos que adquiriu ao longo de sua trajetória à frente de uma das empresas mais inovadoras do país, a Samba Tech. O livro aborda questões importantes para quem deseja empreender e inovar no mundo dos negócios, mostrando como e por onde começar.

12. Startup: Manual do Empreendedor, Bob Dorf e Steve Blank – Editora Alta Books 

Dois especialistas de renome internacional, Bob Dorf e Steve Blank desenvolveram um guia prático para criar uma empresa inovadora e bem-sucedida, lucrativa e capaz de crescer em escala e de maneira sustentável. A partir de modernos conceitos de  administração, eles orientam sobre como ir onde os clientes estão para desenvolver produtos que eles irão querer comprar.

13. Abilio (Determinado, Ambicioso, Polêmico), Cristiane Correa – Selo Primeira Pessoa 

Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou em São Paulo uma doceria chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio Diniz, abriu o primeiro supermercado da família. Foi graças a Abilio que o pequeno negócio familiar se transformou na maior rede varejista do país. O livro retrata as histórias de pioneirismo protagonizadas pelo empresário e revela os bastidores de sua saída do Pão de Açúcar.

14. A Estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne – Editora Sextante 

Esse clássico do empreendedorismo, que teve sua primeira edição publicada em 2005, vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares. O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, mostrando como criar novos espaços (o oceano azul) apartados da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 30 indústrias diferentes e observaram que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um caminho mais fácil para o crescimento. E ensinam como colocar essa estratégia em prática.

15. Como ser um grande vendedor, Tom Hopkins - Selo Best Business  

Guru de vendedores em todo o mundo, Tom Hopkins explica as técnicas que o levaram a conquistar o sucesso no mercado imobiliário e no comércio varejista, apresentando um caminho assertivo para ser bem-sucedido na arte de vender. O livro traz histórias de empreendedores que seguiram os passos propostos por Tom Hopkins, que também é consultor, e obtiveram conquistas impressionantes.

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?