Negociação de dívidas com o FIES 2023

Câmara dos deputados aprova projeto de lei que permite renegociar dívidas do financiamento estudantil com desconto de até 100% nos juros e 12% no valor principal

renegociar dívida do FIES Fundo de Financiamento Estudantil
6 de setembro de 2023 5 min. leitura

Os jovens brasileiros estão entrando na vida adulta endividados. Dos quase 2,7 milhões de contratos ativos do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), mais de 1,8 milhões estavam inadimplentes em agosto de 2022. Agora, um projeto aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, vai ajudar esses jovens a saírem dessa situação e retomar as rédeas de suas finanças.

O FIES já promoveu outras rodadas de renegociação de dívidas, mas é a primeira vez que irá anistiar 100% de juros, multas e encargos. Além disso, irá oferecer até 12% de desconto no valor principal da dívida. De acordo com informações do Ministro da Educação, Camilo Santana, à imprensa, outras novidades estão a caminho. O objetivo é que o FIES passe a ter uma abordagem mais abrangente e social ao longo do tempo.

O que é o FIES e quem ele atende

O FIES é um fundo de financiamento estudantil criado em 1999 pelo Ministério da Educação, que viabiliza o pagamento de uma faculdade privada para pessoas de baixa renda que não tiveram acesso à universidade pública. Como o projeto em tramitação no Congresso Nacional, o FIES poderá contar com uma cobertura maior dos financiamentos, abrangendo 100% do valor das mensalidades dos cursos. Ele também poderá passar a ser destinado apenas a quem fizer o ENEM.

Saiba tudo sobre a renegociação do Fies

A renegociação do FIES oferece condições especiais para os estudantes quitarem dívidas em atraso. Em tramitação no Senado, a rodada de renegociação do segundo semestre de 2023 é destinada a estudantes com dívidas vencidas e não pagas até o dia 30 de junho de 2023. Confira, a seguir, as condições.

Como quitar o FIES e terminar a faculdade sem dívidas

Contratos com mais de 90 dias de atraso

Para o pagamento à vista, são oferecidos 12% de desconto sobre o valor principal e 100% de isenção de juros e multas. Outra opção é parcelar a dívida em até 150 meses, sem o desconto no valor principal, apenas com isenção dos juros e multas. 

Contratos com mais de 360 dias de atraso

Nesse caso, há condições diferentes para quem é beneficiário do Auxílio Emergencial ou participa do Cadastro Único. Estudantes que fazem parte do CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, terão até 99% de desconto no valor consolidado da dívida para quitar integralmente. Nos demais casos, o desconto é de 77% do valor consolidado da dívida, também para quitar integralmente. 

Pensando em renegociar? Saiba como se preparar

Se o projeto de Lei for aprovado, muitos estudantes terão mais uma oportunidade para renegociar as dívidas do FIES. Por isso, é muito importante se preparar para esse momento. Separe um caderno, planilha ou bloco de notas do celular e reserve um tempo para organizar o orçamento, fazendo as contas para entender qual é a sua real capacidade de pagamento antes de fechar um acordo.

Quer mais dicas de como se preparar para negociar? Assista ao vídeo!


Como acessar bolsas de estudos no Brasil e no exterior

Se mesmo quitando a dívida do FIES você não tiver condições de seguir pagando as mensalidades da sua universidade, saiba que é possível conseguir apoio para concluir sua formação. Há diversas fundações, institutos e ONGs que oferecem bolsas de estudos para estudantes brasileiros.

bolsas de estudos gratuitas para fazer a faculdade no Brasil ou no exterior

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é outra iniciativa do Governo Federal que ajuda alunos de baixa renda a pagar uma faculdade particular. Nesse caso, o programa oferece bolsas integrais e parciais que cobrem 50% dos custos. Para se inscrever é obrigatório ter feito a última edição do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação e nem ter participado do exame na condição de treineiro. Saiba mais.

Educa Mais Brasil

Contando com cerca de 35 mil instituições participantes, o Educa Mais Brasil oferece bolsas de até 70% para cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e outros. Saiba mais.

Fundação Estudar

Por meio de seu programa de Líderes, a Fundação Estudar seleciona jovens de alto potencial e excelência acadêmica para serem beneficiados com uma bolsa de estudos e outros apoios, como mentorias, cursos e conexões com grandes executivos. Para participar é preciso estar matriculado em uma universidade (ou em processo de aceitação), ser brasileiro e ter até 34 anos. Saiba mais.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann, por meio dos parceiros Instituto Singularidades, Albert Einstein, FGV e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, custeia bolsas destinadas a estudantes negros de baixa renda da rede pública. A entidade também oferece programas de conexão com universidades internacionais para alunos brasileiros e tem um programa de bolsas no exterior para pós-graduação, entre outros. Saiba mais.

Fundação Behring

As bolsas Behring Scholars incluem cursos, graduação, mestrado e pós-graduação, e fazem parte de um amplo número de parcerias que a fundação mantém com diversas universidades e instituições de apoio e fomento à educação. Entre elas, estão as universidades de Harvard, Columbia e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Saiba mais.

American Association of University Women

A associação oferece bolsas de pós-graduação para mulheres não americanas e que não tenham residência permanente nos Estados Unidos para estudos e pesquisa. Saiba mais

The British Council

O Consulado Britânico oferece informações e orientações sobre como estudar no Reino Unido e como conseguir bolsas de estudos e apoio financeiro. Saiba mais.

Bolsas do Santander

O Banco Santander mantém parcerias com centenas de universidades de 19 países para oferecer bolsas de estudos para alunos de graduação, pós-graduação e jovens profissionais. Saiba mais.

Em nossa matéria “Como concretizar o sonho de estudar fora do Brasil”, você confere mais sobre o assunto, com dicas para programas de intercâmbio, bolsas de estudo e programas de estágio. 

---

Matéria atualizada em 06/09/2023. Originalmente publicada em 07/03/2022.

ESSE ARTIGO FOI ÚTIL?

CONTEÚDO RELACIONADO

Organizar as finanças
4 min. leitura
Organizar as finanças
3 min. leitura
Organizar as finanças
3 min. leitura
Poupar e Investir
5 min. leitura