Uma Iniciativa Febraban

Você tem um sonho? Mãos à obra para realizar

Todo mundo sonha com algo que deseja realizar. Cursar uma faculdade, juntar dinheiro para casar, fazer uma viagem, limpar o nome, reformar a casa ou ser dono do próprio negócio. Não importa o tamanho do seu sonho nem o tempo necessário para concretizar. O importante é começar já a se organizar para transformá-lo em realização.

O primeiro passo para atingir qualquer objetivo é conhecer suas receitas e despesas para assumir o controle de sua vida financeira. E você tem um grande parceiro nessa tarefa: o Jimbo, aplicativo para iOS, Android e Windows Phone que possibilita fazer o orçamento pessoal pelo celular, de um jeito rápido e amigável.

A versão 2016 do aplicativo, que acaba de sair do forno, está ainda mais fácil de usar. Baixe agora e, a seguir, veja as dicas para aproveitar ao máximo a ferramenta.

Como o Jimbo pode ajudar você

1.   Despesas sob controle: Ao abrir o aplicativo, você já encontra os ícones para lançar seus gastos com alimentação, diversão, estudos, moradia, saúde, transporte, vestuário e viagem. Essas categorias podem ser customizadas de acordo com sua necessidade. Daí, você só precisa de alguns segundos para marcar o quanto gastou para almoçar ou se deslocar. Pagou o aluguel ou a conta de luz? É só incluir no item “moradia”.

Para ter uma visão exata de como andam suas contas, é fundamental marcar tudo, mesmo gastos pequenos, como o cafezinho, que entra no tópico “alimentação”. Comprou uma revista? Inclui lá em “diversão” ou “estudo”, conforme o caso. O programa organiza o orçamento e você descobre exatamente o quanto gastou em cada item. Assim, pode decidir onde precisa enxugar.

2.   De olho no cartão de crédito: Ao lançar as despesas, você pode simplesmente salvar ou detalhar o pagamento. Ao detalhar, você amplia ainda mais o seu controle, marcando o que será pago com o cartão de crédito e o que será parcelado. Assim, você acompanha, dia a dia, suas movimentações e o que terá de desembolsar quando a fatura do cartão chegar.

3.   Saúde financeira: Além das despesas, você inclui salário e eventuais rendas extras, o que permite ter uma visão geral de como anda a sua saúde financeira, mês a mês.

4.   Simule seus sonhos: Informe o valor do seu sonho e calcule o quanto precisará poupar para transformá-lo em conquista no prazo desejado.

5.   Sem juros e multas: Você pode programar o aplicativo para avisar sobre o vencimento de suas contas, evitando o pagamento de multas e juros por atraso.


Dica: Dois livros com conteúdo valioso para as finanças pessoais: Liberdade Financeira ao Alcance de Todos (Editora Senac), de Andyara de Santis Outeiro e Priscila Santos, e Como Esticar Seu Dinheiro: Fundamentos de Educação Financeira (editora Elsevier), de Ricardo Humberto Rocha e Rodney Vergili. Vale a leitura.


Matérias Relacionadas

Tudo sobre o cartão de crédito

Planejamento financeiro em tempos de crise

Como Renegociar Dívidas e limpar o seu nome