Uma Iniciativa Febraban

Seu próprio negócio pode ser uma franquia

Bastante gente pensa em ter o seu próprio negócio para garantir mais sucesso profissional e financeiro. Além de desejarem mais tempo e autonomia. Por isso, ter uma franquia pode ser uma boa opção para quem quer mudar de vida. Mas é preciso lembrar que para ter sucesso com o seu próprio empreendimento, é necessário muito trabalho, dedicação e esforço.

Então a gente te conta um pouco mais sobre este modelo de negócio para você decidir se chegou mesmo a hora de fazer este investimento. Vamos lá? J

O que é franquia?
A franquia é um modelo de negócio comercial. Este tipo de empreendimento pode distribuir produtos ou serviços ligados a uma determinada marca. Para ter permissão de utilizar o nome e a estrutura da empresa, é preciso assinar um acordo com o franqueador (o dono da marca). Quando isso é feito, a pessoa que abre a franquia passa a ser o franqueado (aquele que está autorizado a explorar a marca).

Franqueador e Franqueado
O franqueado pode utilizar o nome e a infraestrutura da marca, além do direito de distribuição dos serviços e/ou produtos. Tudo isso pode ser pago em taxas de franquia ou royalties, que são valores pagos pelo uso de uma marca ou produtos.

Eventuais custos e despesas ligadas à operação e à gestão do negócio também são pagos pelo franqueado. Estes custos podem ser: compras de mercadoria, salários, aluguel do estabelecimento, contas de água, luz, impostos, softwares de administração de negócios, etc. Lembre-se que alguns fatores, como a decoração do ambiente, por exemplo, são estabelecidos antes, junto ao franqueador, uma vez que é necessário manter o funcionamento da franquia de acordo com os padrões da marca.

Quais são os principais tipos?
Franquia de distribuição
Neste tipo de franquia, o franqueado tem o direito de comercializar a mercadoria que é fabricada pelo franqueador, ou seja, pela empresa matriz. Todas as franquias desta marca recebem assistência técnica e também comercial.

Franquia de serviços
A pessoa que resolve abrir a franquia, neste caso, presta um serviço vinculado à marca e deve seguir as regras e os padrões de qualidade do franqueador.

Franquia de indústria
Neste modelo, o franqueado fabrica e comercializa o produto seguindo as indicações do franqueador.

O Mercado de Franquias
É muito comum acharmos que as principais redes de franquia no Brasil são do segmento de alimentação. No entanto, o mercado de negócios, varejo e serviços cresceram muito nos últimos anos.

No ano passado, segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising, o ramo do varejo representou 21% do faturamento total das franquias no Brasil. Em segundo lugar, está o nicho de alimentação, com 20,1% e em terceiro, com 18,3%, está o segmento de saúde, beleza e esporte.

Principais vantagens

Um dos principais benefícios das franquias é a segurança de abrir um negócio que já é consistente e possui uma operação determinada. Pessoas sem muita experiência em empreendedorismo recebem muitos recursos do franqueador, o que pode facilitar bastante na administração.

Neste modelo de negócios há padrões preestabelecidos, como o técnicas de atendimento, decoração das lojas, comunicação, suporte técnico e treinamento para funcionários, por exemplo.

Além disso, você torna-se dono de uma marca que já é conhecida no mercado e que tem seus produtos e serviços já aprovados pelo consumidor.

Para ter a sua própria franquia
Com o crescimento das franquias no mercado, também aumentaram as possibilidades de financiamento para novas unidades. Hoje em dia, você pode conseguir um empréstimo para abrir sua própria franquia, tanto em instituições públicas quanto privadas. Mas não se esqueça de ter muito cuidado ao solicitar créditos. É preciso se organizar financeiramente para não ficar com uma dívida ainda maior.

Também é possível financiar o valor da compra da franquia com o próprio franqueador, caso você ainda não tenha o valor total necessário para começar o seu negócio. Existem algumas marcas que tem programas de financiamento de novas unidades.

Sebrae
Para ficar ainda mais por dentro do tema, você pode visitar o site do Sebrae e conferir o material que eles disponibilizam sobre franquias. Além disso, também é possível participar do "Entendendo Franchising”. Curso para empreendedores que querem conhecer melhor como funciona este modelo de negócio e seus conceitos fundamentais.

 

 


Matérias Relacionadas

10 Filmes Sobre Empreendedorismo para se inspirar

O que fazer quando o dinheiro acaba antes do previsto

Seja um Microempreendedor Individual