Uma Iniciativa Febraban

Ser eco, lógico!

Parece incrível, mas muita gente ainda não percebeu que absolutamente tudo que existe ao nosso redor vem da natureza. Dependemos completamente dos recursos que a Terra nos fornece e consumimos muito mais do que o planeta consegue regenerar. É como se todo ano, entrássemos no “cheque especial” do planeta.

Mas o que isso tem a ver com suas contas mensais? Tudo! Quanto menor a disponibilidade de água, energia e alimentos, mais caros serão esses recursos essenciais. Você já notou os aumentos nas contas de luz, água e supermercado? A tendência é que esses itens pesem cada vez mais no bolso.

Para evitar que isso aconteça, veja três atitudes simples que você pode adotar na sua casa: 


Pintou economia

Pintar a fachada da sua casa ou prédio com cores claras como branco, amarelo-claro, pérola ou palha pode reduzir em até seis vezes o gasto de energia elétrica com ventiladores, já que essas cores absorvem menos calor do que as cores escuras. Nos ambientes internos, cores claras ajudam a economizar com a iluminação, pois refletem melhor a luz natural.



Use e reuse

A água que chega às torneiras das grandes cidades, além de custar caro, é boa e preciosa demais para ser jogada fora na primeira lavada. Reusar a água do banho para dar descarga, a água da limpeza de verduras para lavar a louça e a da máquina de roupas para limpar o chão pode gerar economia de até 60% no consumo de água de uma família. Conheça histórias de quem já faz isso. 



Desperdício zero

Você sabia que cada família brasileira joga fora, em média, um quilo de alimento por dia? A comida desperdiçada poderia alimentar 25 milhões de pessoas diariamente. Por isso é tão importante pensar no que você vai comprar e, antes de sair às compras novamente, elaborar seu cardápio com o que tem na geladeira e nos armários. Planejamento pode fazer você economizar 30% nos seus gastos.


Agora que tal ver um exemplo do impacto real dessas medidas no bolso? Vamos calcular a economia de energia, luz e supermercado de uma família antes e depois de tomar essas atitudes:











Aproveite as dicas e comece na sua casa a poupar pelo bem do seu bolso e da nossa casa maior.



Matérias Relacionadas

Recicle o lixo e seus hábitos

Consumo consciente: bom para a natureza e o bolso

Consumo consciente: todo mundo sai ganhando