Uma Iniciativa Febraban

Segurança nas operações financeiras online

A internet oferece uma série de facilidades para o nosso dia a dia. Podemos pagar contas, fazer compras, transferir dinheiro no conforto do sofá ou de onde estiver, tudo isso usando computadores, celulares e/ou tablets.

Para cuidar da segurança nessas operações os bancos investem em seus sistemas de segurança, como o sistema guardião e token.

Mas para aproveitar ao máximo essas facilidades e cuidar do seu bolso, é importante colocar em prática algumas dicas de segurança.

Antivírus e outros aplicativos: Utilize sempre antivírus originais e mantenha-os atualizados.

Wi fi: evite fazer operações bancárias na internet utilizando conexões sem fio desconhecidas, ou em locais públicos.

Computadores, Tablets ou Smartphones: utilize apenas o seu equipamento para fazer operações bancárias ou compras pela internet. Evite o uso de máquinas de uso compartilhado ou públicas, alugadas ou emprestadas.

Cartão: nunca use seus dados de cartão para fazer compras em sites desconhecidos, e nunca perca-o de vista em qualquer situação."

Senha: trocar com frequência, usando números e letras, algumas delas maiúsculas.

Programas de navegação: mantenha sempre a versão mais atualizada do programa que você escolheu: Firefox; Google Chrome; Explorer etc.

E-mails: nunca abra e-mails de origem duvidosa e nem clique nos links destes e-mails. 

Sites e downloads: não entre em sites desconhecidos, que tenham material pornográfico ou que façam ofertas milagrosas. Eles podem ser uma armadilha para roubar dados pessoais do seu computador. Fazer downloads somente de sites 100% confiáveis.

Extratos de contas: verifique sempre os extratos das suas contas, inclusive da poupança, para ver se não há movimentações irregulares.

Pronto para operar
Depois de tomados estes cuidados básicos, você pode fazer, com mais tranquilidade, operações financeiras e compras pela internet.

E não se esqueça, antes de comprar, pesquise o melhor preço e as melhores condições de entrega e pagamento. 


Matérias Relacionadas

Tá pensando em fazer plano de saúde?

Casais que moram juntos

Recicle o lixo e seus hábitos