Uma Iniciativa Febraban

Revisão do Carro

As festas de fim de ano e férias estão chegando! Se você pretende colocar o pé na estrada é importante incluir no planejamento da sua viagem a revisão e manutenção preventiva do automóvel, assim você garante a segurança da sua família e evita alguma surpresa desagradável para o seu bolso durante suas férias.

Melhor prevenir do que remediar
Pneus, estepe, extintor de incêndio, macaco, chave de roda e triângulo são alguns dos equipamentos obrigatórios que você mesmo pode conferir se estão em ordem e dentro da validade. 
Para um check-up completo da parte mecânica, hidráulica e elétrica é importante procurar um profissional especializado em oficinas ou concessionárias.
Preste atenção aos indicadores do painel ou se o seu carro está fazendo algum barulho diferente e não deixe de avisar o mecânico.

Importante
Marque a revisão com antecedência, pois como a época é concorrida você pode não encontrar horários disponíveis. Além disso, se houver necessidade de substituição de alguma peça do automóvel, isso pode demandar mais tempo do que você imagina.

Automóveis que só rodam nas cidades grandes têm um desgaste mais rápido de várias peças, em função da maior troca de marchas, lombadas, buracos, etc. Por isso a troca de óleo, entre outros itens, pode ser necessária antes da quilometragem indicada pelo fabricante. Fique atento.   

Fique ligado!
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os agentes de trânsito e policiais são orientados a multar o motorista que conduzir o veículo sem os equipamentos obrigatórios ou aquele que fizer ou deixar que se façam reparos no veículo em via pública. Em alguns casos o carro pode ser apreendido.
Os valores podem variar de acordo com a gravidade, assim como a perda de pontos para o motorista.

Check-list
Para ajudar você a curtir momentos de lazer sem preocupações preparamos uma listinha com os principais itens para revisar o seu carro.


Matérias Relacionadas

Economize sem sofrer